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 Release
07/02/2006
10 carros mineiros vão disputar a SAE Mini Baja

Vitrine para a indústria automobilística, a 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja – que acontece entre os dias 30 de março e 2 de abril, no Interior de São Paulo – reunirá 68 equipes de 13 Estados

Design arrojado e durabilidade são as apostas dos estudantes da equipe Mini Bala, do Cefet-MG, para disputar a 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, que acontece de 30 de março a 2 de abril, em Piracicaba, São Paulo. A equipe, que marca presença na competição desde 1996, aperfeiçoou a suspensão traseira para garantir mais durabilidade ao carro. “Percebemos que o veículo precisava de mais resistência para enfrentar o enduro”, diz Felipe Caldeira, capitão da equipe, que apostou, ainda, no visual atraente do carro para se destacar nas provas estáticas. “Mudamos as cores e o design do veículo sem aumentar os custos do projeto”, afirma Caldeira.

Além da Mini Bala, outras 9 equipes mineiras disputam a competição. A SACI IV, da Universidade Federal de Itajubá, também fez mudanças nos sistemas de suspensão, transmissão e carenagem. “Corrigimos erros no eixo de transmissão e na geometria da suspensão, que nos prejudicaram ano passado”, conta o capitão Vinicius Pedrollo. Já a Cerrado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), optou por desenvolver seu próprio sistema de direção e incorporar novas molas aos amortecedores. “Ganharemos mais manobrabilidade”, afirma Hugo Oliveira, capitão da equipe.

As outras equipes mineiras são: Baja Girls, única equipe formada somente por mulheres, e Galileu, ambas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste); Trem Baja, outra do Cefet-MG; Engemech e Minas Baja, da PUC-MG; Labmetal, da Universidade de Itaúna; e DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao todo, serão 68 equipes de 51 universidades de 13 Estados brasileiros, além de Brasília. O Estado de Minas Gerais é o segundo no ranking, com 10 equipes, atrás de São Paulo, que será representado por 21. As duas primeiras equipes que alcançarem a maior pontuação na classificação geral das provas ganham o direito de representar o País na SAE Midwest Mini Baja, a ser promovida em maio deste ano pela SAE International, onde o Brasil é bicampeão.

A SAE BRASIL Mini Baja, realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), é inspirada na SAE Midwest Mini Baja, que nasceu em 1976 na Carolina do Sul (EUA). A competição estimula o trabalho em equipe e vivência, na prática, das lições aprendidas na universidade. “É um grande laboratório de talentos para a indústria”, destaca o diretor da competição, Massami Murakami.

COMPETIÇÃO – Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. Além disso, é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto.

A competição iniciou com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos em 27 de janeiro de 2006, período em que muitos veículos ainda estão em construção dentro das faculdades, e encerra com a realização de provas estáticas - são avaliados itens como visual, conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, conformidade do projeto e originalidade - e dinâmicas - tração, manobrabilidade, aceleração, frenagem, velocidade máxima, subida de rampa e um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada, com obstáculos que submeterão os carros e seus pilotos a uma prova severa de durabilidade e resistência. As equipes são formadas por, no máximo, 20 estudantes e um professor orientador. É permitida a participação de até duas equipes por faculdade.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca a Competição SAE BRASIL de Mini Baja como a principal competição nacional de veículos motorizados projetados e construídos por estudantes universitários. Segundo Deák, a competição revela os novos talentos que no futuro serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade. “Os projetos de Mini Baja são completos e com eles os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e também humanas, pois o sucesso depende muito do trabalho em equipe”, afirma.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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