Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/04/2022
Universitários de São Paulo e Pernambuco vencem a 27ª Competição Baja SAE BRASIL

Realizada de 20 a 24 de abril na Fatec em São José dos Campos (SP), a competição e teve 69 equipes inscritas e cerca de mil estudantes

São Paulo, abril de 2022 - As equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Paulo, foram respectivamente as 1ª e 2ª colocadas na 27ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional, encerrada no último domingo em São José dos Campos (SP), conquistando o 9º título nessa competição. O 3º lugar no pódio coube à equipe Mangue Baja Tecnoferr, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

A 4ª posição ficou com a equipe Poli de Baja, da Poli USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), e a 5ª com a Baja de Galpão, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), do Rio Grande do Sul, campeã na competição anterior, em 2020.

As instituições melhor classificadas pela soma geral de pontos na Baja Etapa Nacional – FEI, UFPE e Poli USP - poderão participar da Etapa Mundial da competição Baja SAE em 2023, com data e local a serem definidos pela SAE International.

Melhores por prova - A 27ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nacional reconheceu também as melhores equipes nas provas que somam pontos:

PROJETO
Melhor Relatório de Projeto – 1º lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP); 2° lugar Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); 3º lugar FEI Baja 1
(Centro Universitário da FEI).

Melhor Apresentação de Projeto Dinâmico – 1º lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário FEI); 2° lugar equipe Car-Kará Baja SAE (UFES-Universidade Federal Do Rio Grande do Norte); 3º lugar equipe Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo.

Melhor Apresentação de Projeto 1º Pelotão - 1º lugar equipe Mangue Baja Tecnoferr UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar equipe Baja de Galpão - UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); 3º lugar FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP).

Melhor Apresentação de Projeto 2º Pelotão – 1º lugar equipe Mud Runner Baja
(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); 2° lugar equipe Gralha Azul (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa); 3º lugar equipes Buffalo Baja (UFLA-Universidade Federal de Lavras) e SACI (Universidade Federal de Itajubá-MG).

DINÂMICA
Melhor Aceleração - 1º lugar equipe EESC USP (Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo); 2° lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário da FEI -SP); 3º lugar equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Melhor Velocidade Final - 1º lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI -SP); 2° lugar equipe Vitória Baja (UFES - Universidade Federal Do Espírito Santo); 3º lugar equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Melhor Frenagem - 1º lugar equipe Pac Baja (FEB-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Bauru; 2° lugar equipe Tchê (Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 3º lugar Baja UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).

Melhor Tração - 1º lugar equipe Caraubaja SAE (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 2° lugar equipe Samabaja (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espirito Santo - Campus São Mateus); 3º lugar Equipe Poli de Baja
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)

Melhor Suspensão - 1º lugar equipe EEP Baja (Escola de Engenharia de Piracicaba).
As demais equipes não completaram a prova.

Melhor Manobrabilidade - 1º lugar equipe Baja de Galpão (UNISC-Universidade de Santa Cruz do Sul); 2° lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); 3º lugar EESC USP (Escola de Engenharia de São Carlos – USP)

Melhor Super Prime - 1º lugar equipe Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES); 2° lugar equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário FEI); 3º lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Melhor Enduro - 1º lugar equipe Poli de Baja (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); 2° lugar equipe FEI Baja 2 (Centro Universitário FEI); 3º lugar Mangue Baja Tecnoferr (UFPE-Universidade Federal De Pernambuco)

Os carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para pilotos de até 1,90m de altura e 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.

“Para a SAE BRASIL a transferência de conhecimento é fundamental, ainda mais quando se trata de jovens estudantes que estão entrando no mercado. Os Programas Estudantis da SAE BRASIL são competições abertas aos universitários que formam equipes para projetar, construir e competir em veículos nas modalidades Baja, Fórmula SAE, AeroDesign e H2Challenge. Através deles inspiramos talentos e damos à indústria oportunidade de reconhece-los”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Para vídeo da Baja Nacional 2022 liberado para publicação acesse - https://www.golivenow.com.br/cloud/baja2022_midias/

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

EQUIPES INSCRITAS – 27ª Competição Baja SAE BRASIL Etapa Nacional
Total 69 /16 Estados mais DF/67 Instituições de Ensino

REGIÃO NORTE (2 Estados /2 equipes/2 instituições de ensino)
Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Pará (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Baja Tucuruí – Universidade Federal do Pará

REGIÃO NORDESTE (6 Estados/ 11 equipes/10 instituições)
Bahia (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe Calangotec Baja - SENAI CIMATEC
Equipe Carpoeira Baja - Fundação Escola Politécnica da Bahia
Maranhão (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão
Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe UFP Baja Indominável - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Bajampa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa
Pernambuco (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Equipe Mangue Baja - Tecnoferr - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Rio Grande do Norte (3 equipes/ 2 instituições)
Equipe Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Caraúba
Equipe Car-Kará Baja SAE - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Equipe Cactus Baja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Mossoró
Sergipe (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Serbaja - Universidade Federal de Sergipe

REGIÃO CENTRO-OESTE (1 Estado + DF/3 equipes /2 instituições)
Distrito Federal (3 equipes/ 2 instituições)
Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília (UNB)
Equipe Unbaja – Universidade de Brasília (UNB)
Mato Grosso do Sul (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

REGIÃO SUDESTE (4 Estados/ 36 equipes/ 34 instituições)
Espírito Santo (3 equipes/3 instituições)
Equipe Samabaja - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus São Mateus
Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Equipe Faesa Baja - Centro Universitário Espírito-Santense (FAESA)
Minas Gerais (11 equipes/ 11 instituições)
Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá
Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Rampage - Universidade Federal de Juiz de Fora
Equipe Komiketo Baja - Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Equipe Baja Unileste - União Brasileira Educação Católica
Equipe Zebu Baja - Universidade Federal Do Triângulo Mineiro (UFTM)
Equipe Buffalo Baja - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa
Equipe Corsários Baja - Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora
Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira
Rio de Janeiro (5 equipes/ 5 universidades)
Equipe Tuffão Universidade Federal Fluminense (UFF)
Equipe Reptiles Baja - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (PUC-Rio)
Equipe Forja Baja - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda Universidade Federal Fluminense (UFF)
Equipe Mud Runner Baja - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
São Paulo (17 equipes/16 universidades)
Equipe EESC USP - Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (USP)
Equipe Tec-Ilha Baja SAE -Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Equipe Unicamp Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Equipe Urubaja - Unisanta
Equipe PAC Baja - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FEB) Campus Bauru
Equipe FEI Baja 2 - Centro Universitário FEI
Equipe Fox Baja Insper - Instituto De Ensino e Pesquisa
Equipe Baja Mud Racing - Centro Universitário Facens
Equipe USJT Baja - Universidade São Judas
Equipe Poli De Baja - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
Equipe Baja Mauá - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe FEI Baja1 Centro Universitário FEI
Equipe Baja UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Equipe Tatu Baja - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Sertãozinho
Equipe EEP BAJA Escola de Engenharia de Piracicaba
Equipe IFSPEED - Instituto Federal de São Paulo Campus Hortolândia

REGIÃO SUL (3 Estados/ 17 equipes/17 instituições)
Paraná (7 equipes/7 instituições)
Equipe Procobaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio
Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina
Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Ponta Grossa
Equipe Pato Baja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
Equipe UFPR Baja SAE - Universidade Federal do Paraná
Equipe Imperador - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba
Equipe Capibaja - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Rio Grande do Sul (4 equipes/ 4 instituições)
Equipe Sinuelo Faculdade Horizontina - Fahor
Equipe Tchê Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Equipe Bombaja UFSM Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Equipe Baja de Galpão Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
Santa Catarina (6 equipes/ 6 instituições)
Equipe Udesc Velociraptor Baja - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CCT)
Equipe Aegir Ibajaí -Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Equipe UFSC Puma - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Reitor João David Ferreira Lima
Equipe UFSC Uiraçu Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis
Equipe SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera
Equipe Pelznickel Unifebe – Centro Universitário de Brusque



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, venceu com o 1º lugar
Equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, foi vice-campeã
Equipe Mangue Baja Tecnoferr, da UFPE, foi 3ª colocada na competição
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308