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 Release
19/04/2022
Competição Baja SAE BRASIL Nacional volta com 69 equipes e lança desafio do e-Baja

Na 27ª edição, a competição universitária de carros construídos por estudantes será de 20 a 24 de abril, em São José dos Campos (SP)

São Paulo, abril de 2022 – Cerca de mil universitários de Norte a Sul do País estão inscritos na 27ª Competição Baja SAE BRASIL-Etapa Nacional a ser realizada de 20 a 24 de abril no Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP, que volta após dois anos da última edição e anuncia o lançamento de uma nova categoria - a Elétrica, com início oficial na competição previsto para 2024.

O regulamento da categoria elétrica para os SAE Baja na competição nacional está em fase de desenvolvimento, na perspectiva de apresentação de protótipos-conceito com powertrain elétrico em 2023. "O objetivo com o desafio do Baja elétrico é capacitar estudantes para a gestão de requisitos, integração de sistemas complexos e desenvolvimento de veículos elétricos, habilidades indispensáveis ao protagonismo dos futuros engenheiros na revolução da mobilidade em escala mundial", diz Roberto Silva, diretor do Comitê Técnico da competição.

A Competição Baja SAE BRASIL-Etapa Nacional 2022 vem com 69 equipes inscritas, de 66 instituições de ensino superior de 16 Estados mais Distrito Federal. O Sudeste lidera com 36 equipes, seguido pelas regiões Sul (17 equipes), Nordeste (11 equipes); Centro Oeste (três equipes) e Norte (duas equipes). As equipes classificadas nos três primeiros lugares ganharão vaga para participar da competição da SAE Internacional, nos Estados Unidos.

Seis equipes participam pela primeira vez – a Calangotec (Senai Cimatec-BA); Capibaja (Universidade Estadual de Maringá-PR) e Pelznickel Unifebe (Centro Universitário de Brusque-SC); Tatu Baja, (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Sertãozinho-SP); Aegir Ibajai (Universidade do Vale do Itajaí-SC) e IFSpeed (Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia-SP).

Mudanças 2022 - Com veículos de motor a combustão projetados e construídos sob orientação de professores por alunos de instituições de ensino superior de Norte a Sul do Brasil, a Baja - Etapa Nacional 2022 ocorre com algumas mudanças a fim de minimizar os impactos da pandemia. Entre elas a extensão do limite de dois anos da validade do chassi do veículo, a fim de atender à necessidade das equipes dado o fechamento das oficinas, fato que impediu o desenvolvimento de novos chassis para a etapa 2022. Para a comprovação do nível equivalente de segurança da estrutura dos carros, as equipes seguiram este ano novos procedimentos de inspeção a fim de assegurar a integridade dos protótipos.

Equipes: Desafios, tecnologia e inovação
Rio Grande do Sul - Campeã de 2020 a equipe Baja de Galpão da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS) não parou durante o pico da pandemia e teve acesso aos laboratórios e às salas da universidade. "Para nós não é um momento de retomada, só das competições presenciais, participamos de provas online como o Baja Sul 2020 e a Knowledge Event 2021, complementar à etapa mundial", aponta Arthur Geller, 22 anos, capitão da equipe cuja meta é ficar entre as três primeiras colocadas para representar o Brasil no cenário internacional em 2023.

Para a Tchê Baja, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o desafio foi diferente. "Em 2020 parados pela pandemia e sem data de retorno, a equipe chegou a desanimar, mas com a retomada o projeto Baja ganhou novo significado, incentivando-nos a competir e a homenagear todo o trabalho feito pelos colegas que já se formaram", diz a capitã, Julia Back, 22 anos, que aponta o desejo de aprender como a maior motivação da equipe. A Tchê Baja apostou este ano em mais confiabilidade no carro com peças projetadas com maior precisão e a realização de mais testes práticos. A meta é terminar o Enduro, que atribui mais pontos entre as provas da competição.

Amazonas - A equipe Baja UEA, da Universidade do Estado do Amazonas, também enfrentou dificuldades com fechamento dos laboratórios e captação de recursos na pandemia, mas conseguiu licença especial para usar a infraestrutura da instituição e desenvolveu novo projeto para 2022. “Esperamos conquistar boa colocação, coletamos muitas informações vitais para o protótipo durante a nacional de 2020” diz o capitão João Victor Silva Borges, 23 anos, estudante de Engenharia Mecânica. Com foco na dirigibilidade e desempenho do veículo, a Baja UEA investiu em novas metodologias de fabricação, utilização de peças em polímeros produzidas por manufatura aditiva e substituição da tradicional usinagem de peças por um processo de corte a jato d’água, com resultados equivalentes em qualidade e 70% de redução de custo. João Victor destaca como principais inovações do projeto o uso de fibras naturais na carenagem, como fibra de juta e resina epóxi, e a substituição do alumínio da caixa de direção por ABS impresso em 3D, para agilizar a manufatura, reduzir a massa e otimizar geometrias.

São Paulo - Em busca do nono título na competição, as equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana-SP) focaram na excelência no desempenho dinâmico, no conforto do piloto e na aplicação da tração 4x4 dos carros. Segundo Gustavo Okada, 20 anos e João Vitor Ferreira, 21 anos estudantes de Engenharia Mecânica, e respectivamente capitães das equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, a tração nas quatro rodas é a nova tendência nas competições do Baja.

Rio Grande do Norte - A veterana equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, competirá com o novo projeto, o CK22, iniciado em 2020 e que estreia este ano seu primeiro desafio presencial - o carro participou virtualmente em 2019 da competição mundial de Rochester (EUA), realizada pela SAE International. Dayselane Pereira dos Santos, 26 anos, capitã e estudante de Engenharia Mecânica, destaca a otimização do projeto com melhorias nos sistemas de freio e eletrônico, para mais segurança e capacidade de processamento de dados na correção de problemas que afetam a dirigibilidade do veículo, além da adição de eletrônica embarcada e telemetria.

O Projeto Baja - O projeto Baja faz parte dos programas estudantis da SAE BRASIL (https://saebrasil.org.br/programas-estudantis). Desde o seu início em 1995, dezessete mil universitários, a maioria graduandos em diversas áreas da engenharia, já passaram pelos desafios da competição.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA), e a primeira competição norte-americana foi realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e, no ano seguinte, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera em São Paulo. Em 1996 a competição foi para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. Depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, São Paulo, onde ficou até 2015. A partir de 2016 a prova passou para o endereço atual em São José dos Campos.

“Para a SAE BRASIL a transferência de conhecimento é fundamental, ainda mais quando se trata de jovens estudantes que estão entrando no mercado. Os Programas Estudantis da SAE BRASIL são competições abertas aos universitários que formam equipes para projetar, construir e competir em veículos nas modalidades Baja, Fórmula SAE, AeroDesign e H2Challenge. Através deles inspiramos talentos e damos à indústria oportunidade de reconhece-los”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional - 20 a 24 de abril de 2022
Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec


PROGRAMAÇÃO

20/4 – Quarta-feira
8h às 19h30 - Abertura oficial e Palestra Randon

21/4 – Quinta-feira
8h às 18h - Inspeção de conformidade técnica e segurança; Apresentação de projeto dinâmico e segurança dinâmica; e Ação SAE MULHERES com palestra.

22/4 – Sexta-feira
8h às 19h30h - Inspeção de conformidade técnica e segurança, Apresentação de projeto dinâmico/segurança dinâmica, Apresentação de projeto e Lançamento e-BAJA

23/4 - Sábado
8h às 15h - Inspeção de conformidade técnica e segurança/ segurança dinâmica, Finais de projeto e Provas dinâmicas.

24/4 - Domingo
8h às 16h30 - Reconhecimento de pista pilotos, Formação do Grid, Enduro de Resistência e Premiação.

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

EQUIPES INSCRITAS – 27ª Competição Baja SAE BRASIL Etapa Nacional
Total 69 /16 Estados mais DF/67 Instituições de Ensino

REGIÃO NORTE (2 Estados /2 equipes/2 instituições de ensino)
Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Pará (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Baja Tucuruí – Universidade Federal do Pará

REGIÃO NORDESTE (6 Estados/ 11 equipes/10 instituições)
Bahia (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe Calangotec Baja - SENAI CIMATEC
Equipe Carpoeira Baja - Fundação Escola Politécnica da Bahia
Maranhão (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Bumba Meu Baja - Universidade Estadual do Maranhão
Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe UFP Baja Indominável - Universidade Federal da Paraíba
Equipe Bajampa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa
Pernambuco (2 equipes/ 2 instituições)
Equipe Corisco - Universidade de Pernambuco
Equipe Mangue Baja - Tecnoferr - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Rio Grande do Norte (3 equipes/ 2 instituições)
Equipe Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Caraúba
Equipe Car-Kará Baja SAE - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Equipe Cactus Baja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Mossoró
Sergipe (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Serbaja - Universidade Federal de Sergipe

REGIÃO CENTRO-OESTE (1 Estado + DF/3 equipes /2 instituições)
Distrito Federal (3 equipes/ 2 instituições)
Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília (UNB)
Equipe Unbaja – Universidade de Brasília (UNB)
Mato Grosso do Sul (1 equipe/ 1 instituição)
Equipe Javalis Baja UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

REGIÃO SUDESTE (4 Estados/ 36 equipes/ 34 instituições)
Espírito Santo (3 equipes/3 instituições)
Equipe Samabaja - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus São Mateus
Equipe Vitória Baja - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Equipe Faesa Baja - Centro Universitário Espírito-Santense (FAESA)
Minas Gerais (11 equipes/ 11 instituições)
Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá
Equipe Cefast Baja SAE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Rampage - Universidade Federal de Juiz de Fora
Equipe Komiketo Baja - Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Equipe Baja Unileste - União Brasileira Educação Católica
Equipe Zebu Baja - Universidade Federal Do Triângulo Mineiro (UFTM)
Equipe Buffalo Baja - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Equipe UFV Baja Pererecas - Universidade Federal de Viçosa
Equipe Corsários Baja - Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora
Equipe Baja UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Mountain Baja - Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira
Rio de Janeiro (5 equipes/ 5 universidades)
Equipe Tuffão Universidade Federal Fluminense (UFF)
Equipe Reptiles Baja - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (PUC-Rio)
Equipe Forja Baja - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda Universidade Federal Fluminense (UFF)
Equipe Mud Runner Baja - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Equipe Caledônia Racing Baja SAE - Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
São Paulo (17 equipes/16 universidades)
Equipe EESC USP - Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (USP)
Equipe Tec-Ilha Baja SAE -Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Equipe Unicamp Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Equipe Urubaja - Unisanta
Equipe PAC Baja - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FEB) Campus Bauru
Equipe FEI Baja 2 - Centro Universitário FEI
Equipe Fox Baja Insper - Instituto De Ensino e Pesquisa
Equipe Baja Mud Racing - Centro Universitário Facens
Equipe USJT Baja - Universidade São Judas
Equipe Poli De Baja - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
Equipe Baja Mauá - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe FEI Baja1 Centro Universitário FEI
Equipe Baja UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Equipe ITA Baja - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Equipe Tatu Baja - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Sertãozinho
Equipe EEP BAJA Escola de Engenharia de Piracicaba
Equipe IFSPEED - Instituto Federal de São Paulo Campus Hortolândia

REGIÃO SUL (3 Estados/ 17 equipes/17 instituições)
Paraná (7 equipes/7 instituições)
Equipe Procobaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio
Equipe Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina
Equipe Gralha Azul - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Ponta Grossa
Equipe Pato Baja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
Equipe UFPR Baja SAE - Universidade Federal do Paraná
Equipe Imperador - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba
Equipe Capibaja - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Rio Grande do Sul (4 equipes/ 4 instituições)
Equipe Sinuelo Faculdade Horizontina - Fahor
Equipe Tchê Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Equipe Bombaja UFSM Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Equipe Baja de Galpão Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
Santa Catarina (6 equipes/ 6 instituições)
Equipe Udesc Velociraptor Baja - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CCT)
Equipe Aegir Ibajaí -Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Equipe UFSC Puma - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Reitor João David Ferreira Lima
Equipe UFSC Uiraçu Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis
Equipe SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera
Equipe Pelznickel Unifebe – Centro Universitário de Brusque



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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