São Paulo, abril de 2022 – Cerca de mil universitários de Norte a Sul do País estão inscritos na 27ª Competição Baja SAE BRASIL-Etapa Nacional a ser realizada de 20 a 24 de abril no Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP, que volta após dois anos da última edição e anuncia o lançamento de uma nova categoria - a Elétrica, com início oficial na competição previsto para 2024.
O regulamento da categoria elétrica para os SAE Baja na competição nacional está em fase de desenvolvimento, na perspectiva de apresentação de protótipos-conceito com powertrain elétrico em 2023. "O objetivo com o desafio do Baja elétrico é capacitar estudantes para a gestão de requisitos, integração de sistemas complexos e desenvolvimento de veículos elétricos, habilidades indispensáveis ao protagonismo dos futuros engenheiros na revolução da mobilidade em escala mundial", diz Roberto Silva, diretor do Comitê Técnico da competição.
A Competição Baja SAE BRASIL-Etapa Nacional 2022 vem com 69 equipes inscritas, de 66 instituições de ensino superior de 16 Estados mais Distrito Federal. O Sudeste lidera com 36 equipes, seguido pelas regiões Sul (17 equipes), Nordeste (11 equipes); Centro Oeste (três equipes) e Norte (duas equipes). As equipes classificadas nos três primeiros lugares ganharão vaga para participar da competição da SAE Internacional, nos Estados Unidos.
Seis equipes participam pela primeira vez – a Calangotec (Senai Cimatec-BA); Capibaja (Universidade Estadual de Maringá-PR) e Pelznickel Unifebe (Centro Universitário de Brusque-SC); Tatu Baja, (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Sertãozinho-SP); Aegir Ibajai (Universidade do Vale do Itajaí-SC) e IFSpeed (Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia-SP).
Mudanças 2022 - Com veículos de motor a combustão projetados e construídos sob orientação de professores por alunos de instituições de ensino superior de Norte a Sul do Brasil, a Baja - Etapa Nacional 2022 ocorre com algumas mudanças a fim de minimizar os impactos da pandemia. Entre elas a extensão do limite de dois anos da validade do chassi do veículo, a fim de atender à necessidade das equipes dado o fechamento das oficinas, fato que impediu o desenvolvimento de novos chassis para a etapa 2022. Para a comprovação do nível equivalente de segurança da estrutura dos carros, as equipes seguiram este ano novos procedimentos de inspeção a fim de assegurar a integridade dos protótipos.
Equipes: Desafios, tecnologia e inovação
Rio Grande do Sul - Campeã de 2020 a equipe Baja de Galpão da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS) não parou durante o pico da pandemia e teve acesso aos laboratórios e às salas da universidade. "Para nós não é um momento de retomada, só das competições presenciais, participamos de provas online como o Baja Sul 2020 e a Knowledge Event 2021, complementar à etapa mundial", aponta Arthur Geller, 22 anos, capitão da equipe cuja meta é ficar entre as três primeiras colocadas para representar o Brasil no cenário internacional em 2023.
Para a Tchê Baja, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o desafio foi diferente. "Em 2020 parados pela pandemia e sem data de retorno, a equipe chegou a desanimar, mas com a retomada o projeto Baja ganhou novo significado, incentivando-nos a competir e a homenagear todo o trabalho feito pelos colegas que já se formaram", diz a capitã, Julia Back, 22 anos, que aponta o desejo de aprender como a maior motivação da equipe. A Tchê Baja apostou este ano em mais confiabilidade no carro com peças projetadas com maior precisão e a realização de mais testes práticos. A meta é terminar o Enduro, que atribui mais pontos entre as provas da competição.
Amazonas - A equipe Baja UEA, da Universidade do Estado do Amazonas, também enfrentou dificuldades com fechamento dos laboratórios e captação de recursos na pandemia, mas conseguiu licença especial para usar a infraestrutura da instituição e desenvolveu novo projeto para 2022. “Esperamos conquistar boa colocação, coletamos muitas informações vitais para o protótipo durante a nacional de 2020” diz o capitão João Victor Silva Borges, 23 anos, estudante de Engenharia Mecânica. Com foco na dirigibilidade e desempenho do veículo, a Baja UEA investiu em novas metodologias de fabricação, utilização de peças em polímeros produzidas por manufatura aditiva e substituição da tradicional usinagem de peças por um processo de corte a jato d’água, com resultados equivalentes em qualidade e 70% de redução de custo. João Victor destaca como principais inovações do projeto o uso de fibras naturais na carenagem, como fibra de juta e resina epóxi, e a substituição do alumínio da caixa de direção por ABS impresso em 3D, para agilizar a manufatura, reduzir a massa e otimizar geometrias.
São Paulo - Em busca do nono título na competição, as equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana-SP) focaram na excelência no desempenho dinâmico, no conforto do piloto e na aplicação da tração 4x4 dos carros. Segundo Gustavo Okada, 20 anos e João Vitor Ferreira, 21 anos estudantes de Engenharia Mecânica, e respectivamente capitães das equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2, a tração nas quatro rodas é a nova tendência nas competições do Baja.
Rio Grande do Norte - A veterana equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, competirá com o novo projeto, o CK22, iniciado em 2020 e que estreia este ano seu primeiro desafio presencial - o carro participou virtualmente em 2019 da competição mundial de Rochester (EUA), realizada pela SAE International. Dayselane Pereira dos Santos, 26 anos, capitã e estudante de Engenharia Mecânica, destaca a otimização do projeto com melhorias nos sistemas de freio e eletrônico, para mais segurança e capacidade de processamento de dados na correção de problemas que afetam a dirigibilidade do veículo, além da adição de eletrônica embarcada e telemetria.
O Projeto Baja - O projeto Baja faz parte dos programas estudantis da SAE BRASIL (https://saebrasil.org.br/programas-estudantis). Desde o seu início em 1995, dezessete mil universitários, a maioria graduandos em diversas áreas da engenharia, já passaram pelos desafios da competição.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA), e a primeira competição norte-americana foi realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e, no ano seguinte, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera em São Paulo. Em 1996 a competição foi para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. Depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, São Paulo, onde ficou até 2015. A partir de 2016 a prova passou para o endereço atual em São José dos Campos.
“Para a SAE BRASIL a transferência de conhecimento é fundamental, ainda mais quando se trata de jovens estudantes que estão entrando no mercado. Os Programas Estudantis da SAE BRASIL são competições abertas aos universitários que formam equipes para projetar, construir e competir em veículos nas modalidades Baja, Fórmula SAE, AeroDesign e H2Challenge. Através deles inspiramos talentos e damos à indústria oportunidade de reconhece-los”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.
27ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional - 20 a 24 de abril de 2022
Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec
PROGRAMAÇÃO
20/4 – Quarta-feira
8h às 19h30 - Abertura oficial e Palestra Randon
21/4 – Quinta-feira
8h às 18h - Inspeção de conformidade técnica e segurança; Apresentação de projeto dinâmico e segurança dinâmica; e Ação SAE MULHERES com palestra.
22/4 – Sexta-feira
8h às 19h30h - Inspeção de conformidade técnica e segurança, Apresentação de projeto dinâmico/segurança dinâmica, Apresentação de projeto e Lançamento e-BAJA
23/4 - Sábado
8h às 15h - Inspeção de conformidade técnica e segurança/ segurança dinâmica, Finais de projeto e Provas dinâmicas.
24/4 - Domingo
8h às 16h30 - Reconhecimento de pista pilotos, Formação do Grid, Enduro de Resistência e Premiação.
Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
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