Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Jornalista
Quer participar do 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos?

Solicite seu voucher cortesia com Susete Davi (susete@companhiadeimprensa.com.br/ whatsapp 11 991576797

IMPORTANTE - Inscreva-se até o dia 16/11 acessando https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2100

ou Envie seus dados para inscrição - Nome completo, veículo que representa, e CPF.

 Release
12/11/2021
15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios mostra tendências, tecnologia e recentes pesquisas na área

Digital, o Colloquium será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, das 9 às 18h; minicursos serão transmitidos via Zoom no dia 19 de novembro, em atividade paralela ao evento

Caxias (RS) – Discutir tendências, mostrar tecnologias de frenagem e controle de movimentos com foco em recentes pesquisas no segmento é o objetivo do 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia. Organizado pela Seção Regional Caxias do Sul, o Colloquium trará apresentações de trabalhos técnicos, painéis, e mostra de engenharia com networking virtual, além de programação paralela com minicursos online. (Veja programação completa).

“O Colloquium de Freios de Caixas é um dos principais eventos na grade de socialização de conhecimento da SAE BRASIL há muitos anos. Como a tecnologia, ele se expande e é hoje palco também para a eletrônica embarcada e condução autônoma. Um evento fundamental”, afirma Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Considerado o maior fórum do Brasil de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro este ano é dirigido por Pedro Orlando, gerente de Engenharia e Qualidade da Freios Master. “Este momento de transição para mobilidade sustentável é propício para trazer recentes pesquisas e inovações na área e se debater sobre o futuro dos sistemas de freios e controle de movimentos, não apenas no que toca à eficiência do transporte e melhoria da segurança nas estradas, mas também, às questões ambientais de emissões que impactam as mudanças climáticas”, aponta o engenheiro.

No primeiro dia do evento, o Painel Elétricos & Autônomos: Impactos no Controle de Movimentos dá início à programação com apresentações de especialistas e segue com quatro blocos de papers nas áreas de Emissões e Meio ambiente, Eletrônica Embarcada e Inovações Tecnológicas e Modelagens e Simulações. O segundo dia começa com apresentação de três blocos consecutivos de papers, nas áreas de Testes e Validações, NVH e Simulações e Tribologia, e fecha com o Painel Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos.

Minicursos – Atividade paralela ao Colloquium com transmissão pela plataforma Zoom, os minicursos on-line compõem o terceiro e último dia da programação.

Mostra de Engenharia - Participam da Mostra de Engenharia as empresas Mercedes-Benz, VW Caminhões e Ônibus, ZF, DATWYLER, Frasle, Master, BOSCH, BRE, Schaben, Business Indicator, Altair, Braslux, Siemens, PPG, Horiba, Link, Sinalsul, Hexagon, MSC Software, TRY, Truck Sim, Virtual CAE, Wolverine-Tekno.


15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul – 17 e 18 de novembro
Minicursos on-line pela plataforma Zoom - 19 de novembro
Patrocínio Mercedes-Benz, VW Caminhões e Ônibus, ZF, DATWYLER, Frasle, Master, BOSCH, BRE, Schaben, Business Indicator, Altair, Braslux, Siemens, PPG, Horiba, Link, Sinalsul, Hexagon, MSC Software, TRY, Truck Sim, Virtual CAE, Wolverine-Tekno.

Para mais informações acesse o link: https://lnkd.in/dWP8wfW3


PROGRAMAÇÃO
Dia 17 de novembro - quarta-feira
09h Abertura

9h10 Painel - Elétricos & Autônomos: Impactos no Controle de Movimentos. Participam Fabricio Oliveira Menezes, gerente de Engenharia de Desenvolvimento em Sistemas de Freios Eletrônicos da Continental Automotive do Brasil; Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Bosch; André Missagia Panadés, responsável pelo Design para Active Chassis Functional Integration da Stellantis e Felipe Nogueira, diretor adjunto de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Debate e Q&A. Mediador: César Augusto Ferreira, diretor de Inovação e Tecnologia de Produto Empresas Randon.

10h30 Momento técnico do patrocinador

10h50 Apresentações de papers Bloco 1 – Emissões e meio ambiente

11h10 - Experiências, tecnologias e padrões para medições laboratoriais de emissões de freios. Autor: Pedro Egídio Rossato Oliveira (Link Brasil). Co-autores: RaviTeja Vedula e Carlos Agudelo, (Link Group);
11h30 - Mitigando impactos ambientais através do sistema de freio hidráulico. Autor: Emerson Batagini (Robert Bosch);
11h50 - Debate e Q&A. Mediador: Diego Masotti (Fras-le S/A)

12h10 – Intervalo


Apresentações de Papers Bloco 2 - Eletrônica embarcada e inovações tecnológicas

13h30 - Integração de Sistemas como freios, direção, aceleração e câmbio para viabilizar o controle de movimentos em Caminhões off-Highway. Autor: Luis Carlos Costa (Mercedes Benz do Brasil). Co-autor: Jonathan Peter Marxen (Mercedes Benz do Brasil);
13h50 - O Sistema de Proteção Lateral Ativa dos Caminhões Mercedes-Benz é uma inovação mundial visando proteger usuários de estrada vulneráveis e aumentar a segurança das vias de circulação em áreas urbanas. Autor: Carsten Barth – Daimler Truck AG;
14h10 - Integração de Sistema Veícular (Freio de Estacionamento Elétrico. Autor: Fábio Gaiotto Dias (Continental Automotive do Brasil). Co-autores: Carlos Minutti e Fabricio Oliveira Menezes (Continental Automotive do Brasil)
14h30 - Debate e Q&A. Mediador: Carlos Beraldo (Suspensys)

14h50 - Momento técnico do patrocinador

Apresentações de Papers – Bloco 3 - Modelagens e simulações

15h10 - Método virtual de validação de aranha de freio baseado na teoria das distâncias críticas e testes experimentais de bancada. Autor: Lucas Marcon (Master Sistemas Automotivos). Co-autores: Pablo Tonetti Anselmo (Master Sistemas Automotivos); Vagner do Nascimento (Centro Tecnológico Randon); Alexandre Vieceli e Leandro Corso (Universidade de Caxias do Sul);
15h30 - Procedimento de validação numérica de durabilidade em tambor de freio baseado em procedimento experimental em dinamômetro. Autor: Vagner do Nascimento (Centro Tecnológico Randon) Co-autores: Marcello Lovison Chiomento (Centro Tecnológico Randon); Genesis Guilherme Fidler (Castertech Fundição e Tecnologia)
15h50 - Simulação de Sistemas de Freio de Aeronaves. Autor: Marcondes Azevedo Matos (Embraer). Co-autor: Vanessa da Cunha Mendes Cadete (Embraer).

16h10 – Debate e Q&A. Mediador: Cirilo Silva (Mercedes-Benz do Brasil)

16h30 - Momento Técnico do Patrocinador

Apresentações de Papers - Bloco 4 - Modelagens e simulações

16h50 – Procedimento de durabilidade numérica de sapatas de freio a tambor baseado em procedimento experimental de bancada. Autor: Vagner do Nascimento (Centro Tecnológico Randon). Co-autor: Giovanni de Morais (Dassault Systemes SIMULIA);
17h10 – Modelo de Simulação e Testes do Sistema de Freios de um Fórmula SAE. Autor: Delwyson Fillipe Teixeira Carvalho (CEFET-MG). Co-autor: César Abrahão Pereira Melo (CEFET-MG);
17h30 – Controle da dinâmica do veículo utilizando o "Vehicle Network Toolbox" do MATLAB/Simulink. Autor: Douglas Albelo (Mercedes-Benz do Brasil). Co-autores: Rodrigo Dantas Dias, Renato Neves e Bruno Scarano Paterlini (Mercedes-Benz do Brasil).

17h50 – Debate e Q&A. Mediador: Vinícius Athaydes de Vargas (Fras-le)


18 de novembro – Quinta-feira
09h Abertura

Apresentações de Papers - Bloco 5 - Testes e validações

09h10 - Análise de Durabilidade em Fadiga de uma Carcaça de Ajustador Manual. Autor: Vagner do Nascimento (Universidade de Caxias do Sul). Co-autor: Etiélli Acosta Vaz (Master Sistemas Automotivos).
09h30 – Melhoria na sensação do pedal do freio, cálculo 1-D. Autor: Narcis Molina (IDIADA Automotive Technology). Co-autores: Ricardo Lima, Fabio Squadrani (IDIADA Automotive Technology).
09h50 – Influência da deformação do material de atrito e do sistema de freio no curso total da câmara de freio. Autor: Roger Lusa dos Santos (Fras-le). Co-autores: Everton do Amaral, Diego Antunes, Juliana Favero, Mateus Garbuio, Mauricio Lazzari, Luciano M. (Fras-le), Patric Neis, Ney Ferreira (UFRGS).
10h10 – Análise do desempenho de sistema assistente de frenagem de emergência em caminhões com freios a disco e a tambor. Autor: Nouriandres Liborio Silva (Mercedes-Benz do Brasil). Co-autores: Anderson Luis Silva, Cirilo de Paula Silva e Dirceu Lavoisier Graci Fernandes (Mercedes-Benz do Brasil).
10h30 – Debate e Q&A. Mediador: Claudio Ferreto - Stellantis

10h50 - Momento Técnico do Patrocinador

Apresentações de Papers - Bloco 6 - NVH e Simulações

11h10 – Ruído groan em caminhão médio durante aplicação de frenagem. Autor: Vinicius Mendes Guarenghi (IVECO Group). Co-autores: Diego Severo Antunes e Maurício Lazzari (Fras-le), Pablo Tonetti Anselmo (Master) Ismael Coutinho e Rafael Fortuna Pizzi - IVECO Group
11h30 – Aplicação de tubos híbridos para reduzir o ruído gerado por um transiente de pressão no fluido de freio. Autor: Samantha Aires Garcia (Stellantis). Co-autores: Ademir Carvalho, Claudio Junior Ferreto e Leonardo Amorim (Stellantis).
11h50 – Debate e Q&A. Mediador: Vagner Nascimento (Centro Tecnológico Randon)

12h10 - Intervalo

Apresentações de Papers - Bloco 7 – Tribologia

13h40 – Influência da composição química sobre a geração de trincas em discos de freio. Autor: Roberto Flores (UFRGS/Fras-le). Co-autores: Diogo Buneder, Jean Carlos Poletto, Liu Yesukai de Barros, Ney Francisco Ferreira, Patric Daniel Neiss (LATRIB/UFRGS); Natalia Pagnoncelli Lorandi e Rafael Paini Pavlak (Fras-le); Carlos Henrique Raposo Lopes e Genesis Guilherme Fidler (Castertech).
14h – Metodologia para Avaliação da Degradação Térmica de Materiais de Fricção em Testes de Bancada. Autor: Mauricio Lazzari (Fras-le). Co-autores: Jaíne Webber, Daniel Matté, Carlos Pereira, Diego Antunes, Roger dos Santos (Fras-le);
14h20 – Análise da influência da rugosidade do raio interno de lonas de freio no coeficiente de atrito estático entre lona e patim, baseado em ensaios de bancada. Autor: Diego Severo Antunes (Fras-le). Co-autores: Andre Brezolin, Juliana Favero, Norton Hernandez Wille , Thaysa Luza (Fras-le); Saulo Renê Casarin Bastos (Master Sistemas Automotivos).
14h40 – Debate e Q&A. Mediador: André Brezolin (Fras-le)

15h – Momento Técnico do Patrocinador

15h20– Painel - Desafios perante as novas legislações de freios e de controle de movimentos. Participam Caio Fattori, coordenador de Marketing e Inteligência de Mercado - ZF Divisão CVCS (antiga WABCO) e Carlos Ernesto Arango - director Applications Engineering Link Engineering Co.

Debate e Q&A. Mediador: Silvia Faria Iombriller - Brakes, Wheels and Tires Supervisor – Ford

16h35 – Encerramento

19 de novembro – sexta-feira
Minicursos – Os minicursos são atividade paralela ao 15º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia com transmissão via Zoom.Inscreva-se e confira a programação: https://www.sympla.com.br/minicursos--15-colloquium-internacional-sae-brasil-de-freios-e-controle-de-movimentos__1388650



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308