Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/10/2021
ARTIGO - Eletromobilidade – o Brasil está preparado?

*por Ricardo Takahira

Em fase de preparação para atividades presenciais, munidas de um legado de lições aprendidas com o Inovar Auto e agora com o primeiro ciclo do Rota 2030 cumprido para implementação em 2050, o que esperam as montadoras e autopeças para virar a chave da eletromobilidade no País? O que já foi feito de concreto?

Até aqui uma tímida localização ocorreu com o híbrido flex, boas surpresas no segmento de pesados e, como previsto, novas iniciativas em frotas e inovações na micromobilidade elétrica. Isso tudo é pouco em relação ao que já acontece na Europa, Ásia e nos EUA onde, mesmo com prioridade para o petróleo, há novidades com elétricos.

O Brasil é um país abençoado com tantas possibilidades energéticas e opções de combustíveis renováveis sustentáveis. Mas ainda carece de um marco regulatório mais incisivo, com datas e objetivos para justificar nas matrizes das OEMs as ações locais, e ir além da mera aplicação e suporte a produtos totalmente importados.

No caminho da mobilidade brasileira eletrificada há oportunidades e desafios para o desenvolvimento dos novos projetos. Como adequar o parque industrial e a cadeia de suprimentos, que exigem novos investimentos para o spin off? Estamos preparando o novo profissional para essa missão?

Tradicionalmente focamos atenção na mobilidade sobre rodas, mas a revolução elétrica surpreende em outros modais. O Brasil, que já é exportador de aviões, agora ingressa solidamente no mercado de eVTOL, novo veículo elétrico misto de drone, helicóptero e avião, com anúncios de compra pelas principais companhias aéreas operantes no País.

Motivado pelo sistema elétrico metroferroviário presente há décadas, o setor marítimo dá passos em direção aos combustíveis verdes, como o Hidrogênio (H2), solução também apontada para os veículos pesados fora do ambiente urbano para melhorar a autonomia. No Agronegócio o biocombustível combinado a fazendas solares, biodigestores e etanol de 2ª geração, pode alavancar infinitas possibilidades para o nosso País além da exportação de tecnologia.

Embora tenha sofrido com a pandemia, a micromobilidade cresceu assustadoramente no e-commerce, com e-bikes, e-Vans e scooters elétricas, fenômeno sem volta no comércio eletrônico e delivery, e não mais só restrito ao fast food.

Avançamos na infraestrutura também. Eletrovias se somam aos eletropostos em pontos comerciais e estacionamentos de shopping centers, com instalações de recarga em pontos estratégicos e uso próprio em frotas elétricas. Novos modelos recém-lançados no País trouxeram a realidade do sistema fotovoltaico CCS2, além do existente ChaDeMo, método de carregamento rápido para veículos elétricos à bateria.

No segmento de veículos pesados vários projetos de eletrificação e conversão com players e indústria local estão em curso. Legislações com foco em renúncia fiscal para os elétricos, além de exigência de infraestrutura de recarga em novos condomínios comerciais e residenciais começam a surgir na cidade de São Paulo e já contaminam gestores públicos de outras metrópoles brasileiras. Ações que, somadas às leis ambientais, fortalecem o emprego de veículos elétricos nas frotas das empresas.

Há espaço para avanços significativos no estímulo à mobilidade elétrica. E para o aumento do volume de vendas, o incentivo real está na localização do desenvolvimento com engenharia local.

Com boas iniciativas no setor já é hora de pensar nos próximos passos, como por exemplo o que fazer com as baterias tracionárias ao final da vida e o reuso no setor de energia com aplicações estacionárias, especialmente em energias renováveis. Há também muito a ser trabalhado do ponto de vista regulatório para que projetos de excelência desfrutem as vantagens dos programas públicos de forma sinérgica.

É bom comprovar que estamos caminhando na direção certa da mobilidade sustentável. Com tantas opções no País talvez tenhamos demorado a decidir por qual caminho iniciar a jornada. O futuro nos reserva boas expectativas. Atualmente a automatização e conectividade (o carro 100% elétrico nasce conectado) podem alavancar a localização da Era Elétrica, Autônoma e Conectada em novas plataformas hibridas ou elétricas, pois ninguém mais vai aplicar essas soluções em veiculos à combustão fóssil.

Esses temas e outros relacionados à eletromobilidade brasileira serão apresentados no 10º Simpósio Veiculos Hibridos Elétricos da SAE BRASIL, e debatidos por especialistas na matéria em seus diversos modais. A mobilidade brasileira sustentável é o nosso objetivo.

*Ricardo Takahira é vice-coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308