Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/10/2021
10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos debate estrutura para eletromobilidade no País

São PauloEletromobilidade – o Brasil está preparado? é o tema do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será apresentado em formato 100% digital nos dias 19 e 20 de outubro.

“As metas de redução das emissões de CO2 estão na pauta dos governos, da indústria e da academia de forma cada vez mais relevante, e o 10º Simpósio VEH é o fórum ideal para compreendermos como a eletrificação pode contribuir para essas metas” diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Dirigido por Samantha Uehara, especialista em Tecnologia de Produto da MAHLE, o simpósio trará o panorama da mobilidade elétrica brasileira nos diversos modais de transporte, com palestras e debates sobre infraestrutura, capacitação de mão de obra especializada e desafios para soluções globais na eletrificação dos diversos modais de transporte.

Também vai discutir marcos regulatórios e incentivos para o desenvolvimento da eletromobilidade no País, além da gestão do ciclo de vida dos componentes aplicados aos novos sistemas elétricos e do e-Motorsport como estímulo ao desenvolvimento e práticas de novas tecnologias.

“O objetivo é provocar a análise e reflexão sobre como preparar o Brasil para a eletromobilidade no transporte em terra, mar e ar”, aponta Samantha. Na visão da engenheira a transformação da mobilidade em escala global envolve novas práticas econômicas e critérios rígidos de responsabilidade ambiental, social e de governança, que impulsionam o surgimento de novas soluções tecnológicas com elevado conteúdo mecatrônico. Ela acredita que o Brasil deve discutir como fazer a transição do powertrain clássico, com motor de combustão interna, para o eletrificado, passando pela hibridização e a utilização de biocombustíveis.

Em dois dias o 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos apresentará quatro painéis com palestras proferidas por especialistas, além de quatro equipes atuantes nas competições dos programas estudantis da SAE BRASIL em categorias elétricas - Fórmula SAE e H2 Challenge Ballard SAE, que contarão um pouco da experiência extracurricular adquirida com a prática do desenvolvimento dos projetos dos carros.

PainéisNo dia 19 o primeiro painel intitulado A tríplice hélice está girando para eletrificação? serão abordados temas da eletrificação na linha V do ROTA 2030, o cenário automotivo brasileiro na nova mobilidade e a contribuição da universidade para a eletrificação. O segundo painel Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar enfocará os avanços da eletrificação nos diversos tipos de transporte. O dia 20 começa com o painel E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, que destacará a eletrificação de veículos comerciais e novos dispositivos para a mobilidade elétrica. O painel Ciclo de vida e sustentabilidade das bateriasencerra a programação.

PROGRAMAÇÂO
19 de Outubro

14h ABERTURA por Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e Samantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 Contextualização PAINEL 1: A tríplice hélice está girando para eletrificação? por Ricardo Takahira, co-chairperson do simpósio, Research & Technology Owner, Pos Graduation professor Facens and Instituto Mauá de Tecnologia, Training & Capacitation.

Palestras:

14h20 Um balanço da eletrificação na linha V do ROTA 2030, por Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da FUNDEP;

14h40 Cenário automotivo brasileiro rumo à nova mobilidade, por Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea;

15h00 Como a universidade pode ajudar no processo da eletromobilidade, por José Carlos de Souza Jr., reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.

15h20 Q&A. Moderador Ricardo Takahira.

15h50 – 16h00 - Virtual break Pitch Tesla UFMG - Fórmula Elétrica SAE BRASIL, com Maria Luiza Scoralick, capitã da Equipe Tesla da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Pitch H2 Challenge IMT Mauá-Baja H2, com Gustavo Giusti, membro da equipe Baja H2 IMT, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT São Paulo).

16h10 Contextualização PAINEL 2: Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar por Marco Garcia, gerente de Testes da Scania

Palestras:

16h20 Sistemas regenerativos de tração auxiliar elétrica, com Carlos Beraldo, coordenador de Engenharia do Produto na Suspensys Sistemas Automotivos;

16h40 eVTOL - A hora de decolar, com Flávia Ciaccia, vice-presidente de Experiência do Usuário, EVE Air Mobility;

17h00 Commercial Marine Autonomous Vehicles Come True, com Vicente Carrasco, Sales manager of Sensor & Robotics for South America da Kongsberg Maritime.

17h20 Q&A. Moderador: Marco Garcia, gerente de Testes da Scania
17h50 ENCERRAMENTO

20 de Outubro

14h ABERTURASamantha Uehara, chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

14h10 Contextualização do PAINEL 3: E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade, por Alexandre Uchimura, gerente de Novos Negócios na Bosch.

Palestras:

14h20 Desafios para o Fast Charging CA e CC, com Wilson Morais, EV Charging Infrastructure manager na ABB Brasil;

14h40 Eletrificação para veículos comerciais, com Henrique Uhl, gerente de Estratégia de Produto América do Sul da Eaton;

15h00 Tecnologia e tendências: motores elétricos e inversores de frequência para tração elétrica de veículos comerciais, com Maurício Gama Frutuoso, especialista de Desenvolvimento de Negócios, Siemens.

15h20 Q&A. Moderador: Alexandre Uchimura.

15h50 – 16h00 Virtual break Pitch Unicamp E-Racing FSAE Elétrico, com Nikollas Javier, capitão da equipe Unicamp E-Racing; e Pitch UFABC - H2 Challenge, com Bruno Furquim, capitão da UFABC Challenger Electric Racing Team.

16h10 Contextualização PAINEL 4: Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias, com Raul Fernando Beck , Diretoria de Soluções Tecnológicas e Consultoria do CPqD.

Palestras:

16h20 Economia circular e Logística reversa de baterias de lítio-íon, com David Noronha, Co-Founder & CEO da Energy Source;

16h40 Veículos Elétricos: Recarga, normas e tecnologias suplementares, por Vitor Oliveira, engenheiro de Soluções na Keysight Technologies;

17h00 Baterias dos VEs, por Fernando Pontual Castelão, diretor geral da Divisão de Lítio e Transportadoras do Grupo Moura.

10º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos - Realização Seção Regional São Paulo - 19 e 20 de outubro, das 14 às 17h50

Patrocínio AVL, Borg Warner, Bosch, Chevrolet, Dassault Systèmes, Eaton, Eldorado, Gerdau, Keysight Technologies, Moura, Randon Implementos, Schwaben, Siemens, Suspensys, TE Connectivity e Tox Pressotechnik
Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/10o-simposio-sae-brasil-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-secao-sao-paulo/




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308