Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/09/2021
ARTIGO Mobilidade elétrica desafia testes e simulações

*Por Estela Bueno

É fato que os avanços em testes e simulações no segmento da mobilidade têm sido impulsionados rapidamente em hardware, em software e em infraestrutura de transmissão de dados. A utilização intensiva de simulação e testes é hoje uma realidade, indispensável na rotina de projeto das empresas. Entretanto, nesse momento de transição em que a mobilidade elétrica se desenha como tendência global, novos desafios surgem exponencialmente multiplicados em volume, grau de complexidade e diversidade em áreas de conhecimento envolvidas.

Entre eles destacaria os desafios da dinâmica veicular, devido a diferentes configurações de massa dos veículos, ruídos e vibrações, assim como as simulações de motores elétricos com múltiplas físicas, desenvolvimentos de modelos matemáticos do veículo completo, estudo de transmissões, entre outros, sempre com o foco em durabilidade e desempenho.

Não admira que o cenário seja tão desafiador. A urgência na redução da taxa de emissão de CO2, seu impacto nos Gases de Efeito Estufa (GEE) e, consequentemente, nas economias, se impõe especialmente na mobilidade. A celeridade da inovação tecnológica se tornou mais que imprescindível. Essa causa tem unido empresas, institutos de pesquisa e universidades no aprimoramento de tecnologias existentes e desenvolvimento de novas. A partir desse movimento verificamos avanços na modelagem matemática de problemas de múltiplas-físicas, machine learning e digital twin, evolução em processos de aquisição de dados experimentais, leituras óticas, testes não destrutivos e processamento de dados experimentais em tempo real para gerenciamento do desempenho de componentes e veículos.

Disso tudo a certeza é a de que testes e simulações se tornarão cada vez mais integrados, visando a diminuir o tempo e custo de desenvolvimento de sistemas e veículos. Vista apenas como indicador de tendências num passado não tão distante, a simulação se mostra capaz de substituir alguns testes no processo de validação de veículos. E os testes tendem a ser não só um processo para a validação, mas fonte para a criação de bancos de dados que, integrados aos modelos matemáticos, podem servir para calibrá-los e aprimorá-los.

É provável que testes de validação se reduzam em quantidade, mas terão cada vez mais elevada complexidade de instrumentação, melhoria de aquisição e processamento de dados. Em contrapartida os testes usados em fases de desenvolvimentos tecnológico de base, como caracterização e desenvolvimentos de materiais, tendem a crescer em sofisticação, integrados a modelos matemáticos. A inteligência artificial pode ser uma poderosa aliada para ambas as áreas e em uma eventual fusão entre elas.

Na era da eletrificação a tendência no Brasil é seguir o resto do mundo. Aumentar drasticamente a virtualização e automação de todo e qualquer desenvolvimento de produto e processo. Diretamente associado à competitividade, o uso intensivo de simulações no desenvolvimento de produtos, dos componentes ao veículo completo, se explica pela excelência na qualidade e redução substancial de custos e tempo. Esses e outros aspectos serão discutidos por especialistas no 19º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.

*Estela Bueno dirige o 19º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações e é líder do time de Simulação Numérica da Mahle Metal Leve S.A.


19º SIMPOSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES - 100% Digital
21 e 22 setembro de 2021, das 9 às 12h45
Patrocínio AVL, Chevrolet, Mercedes-Benz, Dassault Systems, DEWEsoft, HBK, Hexagon, Opencadd, Scitec, Siemens, MSC Software e Vibro Acustica
Inscrições https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2107








Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727


 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil e chairperson do 13º Simpósio SAE BRSIL de Máquinas Agrícolas
Estela Bueno dirige o 19º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações e é líder do time de Simulação Numérica da Mahle Metal Leve
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308