Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/09/2021
SAE BRASIL lança Observatório que pesquisará a mobilidade em 24 estados

Durante 10 meses observadores pesquisarão a mobilidade humana fora dos centros urbanos

São Paulo - A SAE BRASIL, que em 2021 completa 30 anos de criação e disseminação do conhecimento sobre mobilidade, começa neste mês de setembro mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade, atrelado à mobilidade humana. Em uma Sprinter 416 CDI, Mercedes-Benz, transformada pela Eco X em motorhome, os empreendedores e voluntários Ariane Marques e Tobias Hückeholfen irão percorrer os destinos mais restritos do Brasil e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro dos grandes centros urbanos. Ao todo serão 10 meses de pesquisa, por mais de 40 cidades, 24 estados e quase 30 mil km pelo País.

Apaixonada pelo setor automotivo e graduada em química, Ariane será a principal motorista, enquanto o alemão Tobias, cativado pela cultura brasileira, fará a captação das imagens. Toda a trajetória estará disponível nas redes sociais e no site da SAE BRASIL.

Ariane e Tobias contam que têm participado de eventos sobre as tecnologias do futuro da mobilidade e percebem que, em suas viagens, a realidade está distante para grande parte da população brasileira. “Quase 100 milhões de brasileiros vivem em pequenos municípios, sem transporte público, conectividade e com infraestrutura básica. A mobilidade é um importante driver para desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. A falta de informações sobre mobilidade nas regiões remotas nos provocou a criar o projeto”, explicam.

Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL, explica que o projeto nasce do questionamento se o futuro dos avanços tecnológicos e sociais da mobilidade é para todos. “A inquietude que essa reflexão gera ressoa na SAE BRASIL de forma especial. Precisamos criar estratégias de mobilidade atentas à realidade da população mais distante e dos mercados, somente assim podemos desenhar um futuro inclusivo e realista”, afirma o engenheiro.

Durante a jornada, os observadores irão levantar informações para verificar como a mobilidade está estruturada nascidades que serão visitadas. Analisarão questões, como principais modais de transportes utilizados, integração entre os modais, existência de plano da mobilidade e incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Todo o material será compilado em um e-Book e as observações serão direcionadas e discutidas tecnicamentepela SAE BRASIL, por meiode grupos formados por profissionais numa abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia), com amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, o projeto permitirá tornar este conhecimento acessível para que as instituições públicas e privadas possam viabilizar soluções para o País.

Os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em todo o trajeto, com o veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão com todo o suporte da rede de concessionários em todo o Brasil.

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars& Vans Brasil.

Detalhes do projeto (https://saebrasil.org.br/observatorio/)
YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil)
Instagram (@observatoriodamobilidade)

O Projeto Observatório da Mobilidade SAE BRASIL tem, ainda, o patrocínio da Basf, Sascar, Baterias Moura e Marcopolo.que acreditam que é preciso conhecer as particularidades do mercado brasileiro para oferecer soluções locais para as demandas de mobilidade.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727



 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308