Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/08/2021
Fórum SAE BRASIL da Mobilidade debate desafios da cidade ao campo

Em sua 18ª edição, a segunda em formato digital, o fórum vai traçar panorama da mobilidade urbana e rural em dois dias de programação, 18 e 19 de agosto

Curitiba – Em sua 18ª edição o Fórum SAE BRASIL da Mobilidade, organizado pela Seção Regional SAE Paraná/ Santa Catarina, dará foco ao tema “Mobilidade da Cidade ao Campo”, a ser apresentado nos próximos dias 18 e 19 de agosto por especialistas do Brasil e do Exterior.

Além de palestras a programação inclui o 2º Desafio da Mobilidade, que convida estudantes universitários brasileiros a apresentarem, em ambiente virtual, projetos criativos e inovadores para soluções de mobilidade, conectando a cidade ao campo.

De novas propostas de powertrain ao incremento do uso de biocombustível no campo e análises mercadológicas, apresentados em quatro painéis, o fórum levantará ainda debates sobre o que está em curso nos centros de desenvolvimento das principais empresas e entidades, a fim de promover a troca inerente aos processos de co-criação de conceitos e novas ideias.

“O 18º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade incorpora a experiência do segundo ano em ambiente virtual e ampliação de escopo. Atento aos desafios contemporâneos da mobilidade ele trata de uma questão fundamental: a produção do campo e o consumo nos grandes centros. Mais uma vez a SAE BRASIL e a Regional PR/SC propiciam o ambiente ideal para a geração de conhecimento num tema tão relevante, diz Camilo Adas, presidente do conselho da SAE BRASIL”.

Max Forte, presidente da Brose, conselheiro da SAE BRASIL e chairperson do 18º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade, destaca a necessidade crescente de conexão entre os agentes da mobilidade para um país de dimensões continentais como o Brasil. “A mobilidade vive acelerada transformação e os desafios das cidades e do campo devem ser considerados nos próximos desenvolvimentos de soluções”, aponta o executivo.

Com início às 14 horas o fórum apresentará quatro painéis. Na quarta-feira, 18 de agosto, primeiro painel Mercado e Mobilidade Urbana abordará temas relacionados ao mercado da mobilidade no Brasil e no mundo e aplicações no transporte das grandes cidades brasileiras. O segundo painel do dia, Futuro do Powertrain e Infraestrutura, destacará tecnologias e tendências em eletrificação e célula de combustível, combustíveis renováveis e infraestrutura para uso de veículos elétricos.

O segundo e último dia do evento, quinta-feira, 19 de agosto, abre com painel internacional Tendências e Novos Combustíveis, em que especialistas da Corning norte-americana e AVL Áustria trarão tecnologias emergentes em powertrain e motores a combustão interna a hidrogênio. O quarto e último painel Agro-Novas Alternativas de Propulsão apresentará equipamentos como plantadeira híbrida e trator movido a biometano.

A premiação dos vencedores do Desafio dos Estudantes encerra a programação.

18º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade - Digital
Dias 18 e 19 de agosto das 14 às 17h

Patrocínio: Agco, AVL, Basf, Borg Warner, Bosch, Brose, CNHi Industrial/Iveco/ FPT, Corning, Cummins, Eaton, Eldorado, Jacto, Johnson Matthey, Mercedes-Benz, Perkins, Power System Research, Tenneco, Umicore e Volvo. Apoio Institucional: Senai

Inscrições: https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2182

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 de agosto, quarta-feira

14:00 – ABERTURA

PAINEL 1 - MERCADO e MOBILIDADE URBANA
14:05 Mercado e previsões, por Fabio Ferraresi diretor de Desenvolvimento de Negócios da Power System Research;
14:25 Mobilidade urbana - Soluções e desafios, por Bruno Pessuti, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Curitiba;
14:45 Debate - moderadora: Giovanna Riato (Automotive Business)
15:10 Intervalo
15:20 Desafio dos estudantes

PAINEL 2 – FUTURO DO POWERTRAIN E INFRAESTRUTURA
Palestras

15:45 Eletrificação e Célula de Combustível, por Marco Mildenberg Product Strategy Manager Volvo;
16:00 Energias Renováveis, por Marcio Kubo R&D coordinator - Renewable Energy Itaípu Binacional;
16:15 Infraestrutura para uso de veículos elétricos, por Edison Ribeiro manager Copel Distribuição
16:30 Debate - moderador: Ricardo Takahira membro Comitê Técnico SAE BRASIL

17:00 - NETWORKING SESSION

17:10 – ENCERRAMENTO


PROGRAMAÇÂO
Dia 19 de agosto, quinta-feira

14:00 – ABERTURA

PAINEL 3 (Internacional) TENDÊNCIAS E NOVOS COMBUSTÍVEIS
Palestras

14:05 Powertrain tecnologies, por Ameya Joshi diretor de Tecnologias Emergentes Corning USA;

14:30 H2 ICE, por Martin Wieser, AVL manager Development Commercial Engines;

14:55 Debate – moderadora: Monica Saraiva Panik, mentora SAE BRASIL sobre Hidrogênio e diretora da Associação Brasileira de Hidrogênio;

15:30 – Desafio dos estudantes


Painel 4 - AGRO – NOVAS ALTERNATIVAS DE PROPULSÃO

15:55 Plantadeira Hibrida - Diesel/elétrico, por Rodrigo Madeira, gerente de Engenharia Jacto;

16:15 Trator a Biometano CNH, por Nilson Righi, gerente de Portfólio de Produtos CNH LATAM

16:35 Debate - moderadora: Roseane Campos, diretora de Novos Produtos AGCO América do Sul

17:00 PREMIAÇÃO Desafio dos estudantes

17:05 – ENCERRAMENTO



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308