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Release
10/08/2021
ARTIGO - Materiais inovadores para a construção do futuro da mobilidade
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Por Carolina Hattori* |
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O ano de 2020 foi bastante desafiador para a indústria automotiva e de transportes. A boa notícia é que o setor automotivo fechou o primeiro semestre de 2021 com um crescimento de 33% em emplacamentos sobre 2020, mesmo com a escassez de semicondutores. As dificuldades impostas pela pandemia também trouxeram limitações, mas também ajudaram a antecipar tendências e estratégias das empresas para a construção do futuro da mobilidade.
Além de gerar preocupações sanitárias que refletem diretamente nos modelos de compartilhamento de veículos, a Covid-19 também acelera estudos nas áreas de materiais avançados, veículos autônomos, digitalização e eletrificação.
As tecnologias para melhorar parâmetros como redução de peso de componentes, alta performance em eficiência energética e adoção de sistemas de segurança no âmbito do programa Rota 2030, se destacam no cenário da introdução de materiais sustentáveis em diversas aplicações, numa clara sinalização para um futuro melhor.
Nesse contexto a combinação de materiais inovadores com propostas de valor atrativas em muitas aplicações exerce papel fundamental na cadeia automotiva. Essa tendência se comprova por inúmeros cases em multimateriais e materiais avançados como grafeno, aplicado na produção, transformação e funcionalidade em diferentes matrizes, que se tornou alvo de vultosos investimentos no Brasil e no mundo.
Em paralelo a isso, a Manufatura Aditiva continua em crescente desenvolvimento e já é uma realidade. A busca por produtividade, personalização, diminuição do ciclo de desenvolvimento e reparabilidade para otimização de componentes são características latentes da indústria automotiva.
Para acompanhar esse crescimento fica cada vez mais evidente a importância da constante de evolução dos processos produtivos, com a adoção de tecnologias em técnicas de junção, soldagem e adesivos estruturais e, sobretudo, o desafio de unir com a máxima eficiência os mais diferentes materiais. Na mesma direção segue a necessidade de soluções para reparo e manutenção de peças além de técnicas para melhoria em NVH (ruídos e vibrações) e conforto.
Na indústria de materiais metálicos o desenvolvimento de novas ligas tem se mostrado muito eficiente para aumento de resistência mecânica e da segurança veicular. Cases de aplicação do alumínio extrudado de alta resistência comprovam sua competitividade técnica e econômica, com desempenho excelente em impactos frontais dos veículos por sua alta capacidade de absorção de energia. A indústria de polímeros e compósitos também avança em componentes estruturais para veículos comerciais com apelo bastante sustentável.
Especialistas de diferentes setores da cadeia automotiva, responsáveis por materiais, processos e produtos, estarão reunidos para debater todos esses temas e o futuro da eletrificação em sessão especial com OEM’s no 14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
*Carolina Hattori é consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA e chairperson do 14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
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14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Dias 11 e 12 de agosto
Patrocínio ArcelorMittal, Autoform, Brasmetal, CBA, Dassault, Eastman, ESAB, Gerdau, GM, Mercedes, Novelis e Schwaben
Inscrições https://saebrasil.org.br/eventos/14-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade-secao-sao-paulo/
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Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727
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*Carolina Hattori é consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA e chairperson do 14º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade |
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Perfil da empresa |
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. |
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