Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/07/2021
ARTIGO - A urgência e o valor da diversidade e da inclusão nas empresas

*por Daniela Lucchese

No mundo corporativo há quem duvide que a Diversidade e a Inclusão (D&I) possam trazer vantagem competitiva ante os desafios atuais. Não é difícil compreender que, após anos de modelos de gestão corporativa atrelados a comando, controle, previsões e realizações do estritamente projetado, as organizações tenham dúvidas sobre como encontrar novos caminhos.

Neste cenário desafiador os líderes das empresas são confrontados todos os dias com situações novas, dificuldades e também oportunidades, em velocidade jamais experimentada. Na correnteza de mudanças multissetoriais e multidisciplinares tão diversificadas quanto irreversíveis nos deparamos com a disrupção tecnológica, a digitalização e as mudanças climáticas, e mais, uma pandemia.

Nesse contexto o valor e a necessidade do aumento de D&I nas empresas emergem com caráter de urgência, tornando-se mais um desafio a ser vencido em favor da perenidade.

A boa notícia é que a ordem mundial, forjada em novas bases econômico-financeiras e sociais e nos debates da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), traz a D&I como fonte inesgotável de inovação para as organizações que querem sobreviver com bons resultados financeiros e sociais. Impelidas à mudança de modelos mais ortodoxos de gestão de pessoas que deram certo por gerações, as empresas brasileiras acenam positivamente para a descoberta de um novo ambiente corporativo, mais inclusivo e diverso o bastante para alavancar um futuro.

A inspiração para modelos de gestão mais focados em pessoas e sua capacidade criativa do que apenas em metas vem aos poucos se tornando realidade nas corporações e já figura mundo afora como premissa para a geração de ambientes propícios a ideias novas. Algo capaz de dar espaço livre para todos expressarem a criatividade a partir de perspectivas e vivências diferentes.

Marcas referência em inovação e produtividade investem cada vez mais em representatividade e equidade, consideradas como seu maior ativo. Mas as mudanças andam devagar na busca de caminhos. Segundo pesquisa sobre o cenário brasileiro da D&I publicada este ano pela revista Você RH e realizada em parceria com a consultoria Mais Diversidade, revelou que 65% das 290 empresas consultadas, de diversos setores, não tinham estratégias bem definidas nessa matéria, embora 97% delas afirmaram manter orçamento voltado à área.

O relatório Diversity Matters produzido em 2020 pela McKinsey & Company, reconhecida no mercado de consultoria empresarial, apontou que empresas que adotam a diversidade são mais saudáveis, felizes e rentáveis. Seus funcionários têm 11% a mais de probabilidade dizer que podem ser eles mesmos no ambiente corporativo, e se sentem estimulados a participar e contribuir muito mais. Além disso, pessoas que trabalham em uma empresa diversa têm probabilidade 152% maior de afirmar que podem propor novas ideias e tentar novas formas de fazer as coisas.

Atração e fidelização de consumidores, melhoria da reputação e chances de captação de mais investimentos são frutos da D&I declarados por essas marcas. Especialistas afirmam que proporcionar a diversidade no ambiente de trabalho implica em uma atenção maior das empresas às necessidades da inclusão e da acessibilidade, o que se traduz em equidade – oportunidades e igualdade de condições para todos.

Ante a complexidade e a importância do tema, o Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no Setor da Mobilidade decidiu promover o debate a partir de renomados especialistas, com o propósito de auxiliar empresas do segmento a se alinharem aos movimentos globais de D&I. Acreditamos que seja esta a hora de mergulhar nos aspectos fundamentais da diversidade e da inclusão e de compreendermos melhor o seu valor e urgência para o futuro.

* Daniela Lucchese é líder da mentoria SAE Mulheres e do Programa Diversidade SAE BRASIL


Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no setor da Mobilidade
Dias 4 e 5 de agosto
Patrocínio Bosch, Marcopolo, CNHi/Iveco, Dana, Ford e Jonh Deere
Apoio CONFERP/ CONRERP, ARH Serrana, Grupo Mulheres do Brasil Caxias do Sul, Automotive Business e IQA
Inscrições:https://saebrasil.org.br/eventos/simposio-sae-brasil-de-diversidade-no-setor-da-mobilidade-mentoria




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Daniela Lucchese é líder da mentoria SAE Mulheres e do Programa Diversidade SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308