Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/06/2021
SAE BRASIL lança o Instituto SAE 4Mobility para a viabilização de projetos para a mobilidade brasileira

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação consolida 30 anos da SAE BRASIL e tem foco em projetos estruturantes para a mobilidade no País

São Paulo– A SAE BRASIL lançou nesta terça-feira em formato digital o SAE 4Mobility, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem a missão de transformar o conhecimento em valor por meio de projetos focados em soluções aplicáveis à mobilidade brasileira, com tecnologias limpas e mundialmente competitivas.

Juridicamente independente e inspirado no conhecimento acumulado pela associação em 30 anos de Brasil para o fomento da tecnologia, o instituto é uma entidade sem fins lucrativos voltada à promoção de projetos estruturantes do Ecossistema da Mobilidade em sua dimensão mais abrangente. Marca uma nova etapa para a SAE BRASIL, que após três décadas dedicadas à geração e fomento de conhecimento, passa a ter um braço para a viabilização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“Este é um momento histórico em que conseguimos realizar o sonho de fazer do nosso conhecimento a plataforma para que o Brasil siga em frente e participe do jogo internacional, isso significa poder falar, debater, e dizer essa é a nossa resposta, o nosso jeito de fazer as coisas, de forma integrada, em parcerias, trabalho coletivo e visão mundial, e fazer isso com consistência estratégica e pragmatismo”, declarou Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e do conselho do SAE 4Mobility, na abertura da cerimônia de lançamento.

Erwin Franieck, diretor presidente executivo do instituto e mentor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia Avançada da SAE BRASIL, explicou que a visão do SAE 4Mobility é fruto de intensas discussões nos últimos anos sobre o que seria adequado e necessário para a evolução do Brasil nas questões da mobilidade local.

Para atingir seus objetivos o instituto busca por meio de parcerias a promoção de agendas integrativas de diversas competências, e também a gestão de projetos de vários níveis de evolução tecnológica de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação. Franieck destacou o estilo de governança do SAE 4Mobility como moderno e robusto, ajustado à complexidade de uma área como a mobilidade e baseado nas melhores práticas mundiais de atração de projetos.

“Nessa rede integrativa queremos ações pensadas como nacionais, de forma ampla e aberta, com envolvimento de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), pequenas e médias empresas, associações de classe, e empresas de engenharia, entre outros parceiros, nossa intenção é ser a Casa da Integração Tecnológica da Mobilidade Brasileira”, disse Franieck.

O SAE 4Mobility começa com três núcleos de desenvolvimento estruturados – Biocombustíveis, Digital Twin e Grafheno - aos quais estão ligados o comitê técnico e mentorias. Entre outros núcleos em estruturação estão o Made in Brazil, para a formação de um hub vocacionado no fomento da produção local, e o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) em parceria com a SAE International, para ações dedicadas a incentivar o interesse dos estudantes de primeiro e segundo grau nessas disciplinas.

O instituto conta com Conselho de Inovação formado por especialistas nas diversas áreas da mobilidade, responsável por fomentar núcleos temáticos ao qual estão ligados um comitê técnico e mentorias.

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL e do conselho do SAE 4Mobility
Erwin Franieck, diretor presidente executivo do instituto e mentor de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e Engenharia Avançada da SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308