Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/12/2020
ARTIGO - A Importância de Testes e Simulações na nova indústria da mobilidade

*por Fabio Peake Braga

Testes e Simulações garantirão a qualidade e segurança dos produtos do futuro. O cenário atual exibe profundas mudanças em todos os modos de movimentação de pessoas e cargas para adaptarem-se ao que já chamamos “novo normal”. Até aqui os motores de combustão interna mostraram admiráveis melhorias em rendimento e na redução de emissões e, agora, a eletrificação emerge entre os sistemas de propulsão como solução aos novos e exigentes requisitos de emissões de gases de efeito estufa.

Sim, a mobilidade elétrica avança no mundo e no Brasil, trazendo a necessidade de análise e soluções para questões relacionadas a essa importante mudança tecnológica, que não se restringe apenas ao transporte terrestre, mas avança a largos passos também nos setores aeroespacial e naval.

Em paralelo, o aumento exponencial da capacidade computacional tornou simulações possíveis em frações de segundo. Novas formas de trazer afidelidade necessária às ferramentas de simulação e certificação, como o Hardware In the Loop (HIL), técnica usada no desenvolvimento e teste de sistemas embarcados complexos em tempo real, estão disponíveis, além da simulação de condições de uso com interação de veículos entre si e deles com o ambiente externo.

Ferramentas de “machinelearning” e “cloudcomputing”que serão bases para o desenvolvimento de cidades inteligentes, gestão de tráfego de veículos autônomos, entre outras aplicações relacionadas com a mobilidade do futuro, já são realidade, e certamente impulsionarão em âmbito global soluções locais para o atendimento às diferentes condições de uso de veículos leves e pesados.

Todos esses recursos já bastariam para nos chamar à nossa responsabilidade de fazer com que o Brasil, por apresentar condições mais severas do que aquelas dos países em que grande parte dos veículos foram concebidos, não fique fora de todo esse movimento. E essa é uma tarefa que exigirá muito trabalho da engenharia automotiva brasileira para adequá-los ao seu uso aqui.

Na velocidade de transformações em que vivemos, testes e simulações são cada vez mais necessários para simular em laboratório e campos de prova, físicos ou virtuais, todas as situações que poderão se apresentar na vida de veículos em todas as condições de uso seja nas cidades, nas rodovias pavimentadas de alta velocidade, nas difíceis estradas do interior mais distante, nas fazendas ou em campos de mineração.

Outro setor de mudanças impressionantes é o de sistemas de direção autônoma. Muitos veículos novos já estão no mercado dotados de sistemas de automação dos graus 1, 2 e até 3 da escala de autonomia veicular da SAE. Os desenvolvimentos de Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) já oferecem em veículos de passageiros e de carga sistemas de segurança que mantêm a direção dentro das faixas nas vias, controles inteligentes de velocidade, sistemas de frenagem de emergência, controle de estabilidade, assistência para o estacionamento, entre outros. O uso de veículos autônomos em aplicações agrícolas e de mineração abre oportunidades para aplicações urbanas, em cidades e estradas.

O momento é importante e o debate de todas essas questões é indispensável para o Brasil. Essa é a proposta do 18º Simpósio SAE de Testes e Simulações para que as demandas por segurança e eficácia sejam atendidas pela Engenharia Automotiva com o uso cada vez maior de Testes e Simulações.


*Fábio Peake Braga é engenheiro mecânico e membro do comitê organizador do 18º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações


18º Simpósio SAE de Testes e Simulações – Digital
08 de dezembro de 2020 - das 9 às 13h




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308