Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/12/2020
SAE BRASIL recomenda que o momento é excelente para apostar em conectividade

As tecnologias disponíveis no mercado podem contribuir para o aumento de produtividade

São Paulo - O momento é de oportunidade para as empresas públicas e privadas investirem na conectividade e, com isso,aumentarem a produtividade no campo e na cidade. Há disponibilidade de tecnologias para esta área, hubs de inovação, pessoal técnico capacitado e, melhor ainda, um mercado consumidor carente de conexão. A análise é da Mentoria Conectividade, Inovação e Tecnologia da SAE BRASIL, voltada a levar informação e orientar o mercado por meio de especialistas.

Mauro Miyashiro, responsável pela Mentoria e mestre em Sistemas de Infraestrutura Urbana, afirma que a pandemia da covid-19 mostrou dificuldades de importação e disponibilidade de equipamentos. É uma oportunidade para o País voltar a projetar e fabricar produtos, pois o câmbio, também, está favorável. “Precisamos resgatar o Made in Brazil”, ressalta.

Exemplo vem do setor de agronegócio, que vivencia um movimento vigoroso e uma posição privilegiada de grande exportador de grãos. “Com o acesso à tecnologia, disponibilidade de pessoal técnico, um mercado carente por conectividade e fazendo um bom uso dos recursos financeiros e econômicos existentes podemos aumentar a produtividade e continuar sendo o celeiro do mundo”, diz Miyashiro, consultor técnico do Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas, SP.

O cenário é bastante positivo para todos os segmentos da economia, diz. No País, 5.570 municípios têm cobertura 2G, ou seja, 100% dos municípios brasileiros possuem no mínimo uma conexão com esta tecnologia. Já a 3G está presente em 5.501 municípios, a tecnologia 4G em 4.965 municípios e 5G DDS já começa a chegar em algumas cidades. “Tem tecnologia suficiente para implantação de agricultura de precisão e telemetria, e de aplicações de Internet das Coisas”, afirma.

Na parte satelital, para levar internet às áreas carentes, o Ministério das Comunicações, em parceria com a Telebrás, criou em agosto de 2020 o Programa Wi-Fi na Praça. O governo também oferece o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), para atender escolas públicas, bibliotecas e centros de assistência social. Atualmente são mais de 9,5 mil escolas conectadas. Além disso, o Brasil conta com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em 2017 para disponibilizar internet para os municípios. Empresas do setor planejam lançamento de satélites para 2021, com mais opções de serviços, confiabilidade e redução de custo, uma nova fase para a conectividade satelital.

A Mentoria Conectividade, Inovação e Tecnologia é uma das 22 mentorias criadas em 2020 pela SAE BRASIL, a Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira. “O movimento é inerente à vida, é um mantra para a SAE BRASIL, mas é preciso perceber que a Conectividade é o que possibilita o movimento de forma virtual, levando dados e informações onde nem sempre as estradas e vias podem chegar. A Mentoria Conectividade,Inovação e Tecnologia nasce para expandir dimensões ainda não alcançadas, num momento em que precisamos regular os padrões e protocolos no nosso País, garantindo a nossa participação neste mercado em plena expansão global”,afirma Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Mauro Miyashiro, responsável pela Mentoria Conectividade, Inovação e Tecnologia da SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308