Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/11/2020
ARTIGO - Eletrificação e os desafios para um “Brazilian Green Deal” na mobilidade

*Por Ricardo Kenzo

Vivemos um ano atípico que mobiliza todo o planeta, uma pandemia que provoca nossa organização social, valores e princípios, movimenta e acelera processos com ferramentas digitais e culturas antes não perseveradas e, principalmente, nos motiva a sermos inovadores e criativos.

No setor da mobilidade não é diferente, a Europa se mobiliza numa ação denominada “European Green Deal”, em que as metas de descarbonização impactam a mobilidade com desafios dereduzir em 55% as emissões de gases de efeito estufaaté 2030e zerar estes impactos até 2050. Certamente esta ação provocará mudanças no portfólio da mobilidade mundial, na convergência em todo modo de transporte das plataformas 100% a combustão para híbridas ou elétricas.

Também a ONU em pacto global estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicados pelas iniciativas corporativas e públicas, um justificado caminho de foco aos pilares social, ambiental e econômico, com visão em impacto nas emissões, sustentabilidade, cidades, infraestrutura, saúde e energia limpa.

Temos então um cenário que deve proporcionar a aceleração para a entrada de veículos de baixa ou zero emissão. O Brasil já tem uma matriz de geração elétrica de baixa emissão, favorecendo a cadeia que envolve a energia no País. Assim, o impacto às metas de redução de emissão e descarbonização serão de fato mais eficientes, quem sabe a ponto de alavancar um futuro “Brazilian Green Deal”. A possibilidade de veículos pesados, comerciais e transporte público, com a inclusão elétrica, certamente propiciará uma efetiva redução aos objetivos de emissões que o país possui.

Mas, para esta paisagem, precisamos “pavimentar” a viabilidade tecnológica com desenvolvimento, infraestrutura, capacitação profissional e regulação nacional. Assim, este ano, as discussões sobre esse tema devem incluir aspectos importantes para a viabilidade do sistema de veículos elétricos e híbridos. Entre eles destacamos:

1.Desafios na regulação – debatendo os projetos de leis e dando entendimento à aderência de promover este mercado, de forma a viabilizar economicamente o futuro da adesão social no transporte eletrificado de passageiros e cargas; e 2.Ambiente de inovação – no mundo automobilístico promovido pelo “campo de testes” dos esportes, onde pilotos e profissionais do setor podem compartilhar a real contribuição desta tecnologia para um transporte de emissão zero.

O impacto desta pandemia também gerou seus benefícios. Entre elas a conscientização de que podemos respirar melhor sem emissões nos grandes centros urbanos, por exemplo, com impacto positivo em ocorrências de doenças respiratórias e traumas ortopédicos; o uso de ferramentas digitais que contribuem para a redução de deslocamentos e para a aceleração de mudanças culturais com a imposição de condições não convencionais que demonstraram novas possibilidades em atividades de trabalho e consumo.

Debater e discutir modelos e padrões que podemos estabelecer para o futuro da mobilidade automotiva disruptiva e inovadora em nosso País é o objetivo do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos.

*Ricardo Kenzo é chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, vice-presidente do Instituto de Engenharia e integrante do conselho de inovação e competitividade da FIESP

9º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos- Formato Digital
16 e 17 de novembro
Inscrições: http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1980/auth


Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos traz perspectivas para a eletromobilidade no Brasil


9º Simpósio Veículos Elétricos e Híbridos - DIGITAL
Dias 16 e 17 de novembro

Jornalista inscreva-se. http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1980/auth
Fale conosco e receba seu voucher para participar.

Companhia de Imprensa
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone/ whatsapp: (11) 99157-6727


PROGRAMAÇÃO
Dia 16 de novembro
14h - Abertura - Camilo Adas, presidente SAE BRASIL e Ricardo Kenzo, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétrico e Híbridos e vice-presidente do Instituto de Engenharia

PAINEL REGULAÇÃO NA CADEIA DA INDÚSTRIA DE TRANSPORTES ELÉTRICOS

14h10– Contextualização do painel de debate, por Ricardo Takahira, co-chair do simpósio e executivo consultor RTC2;

Palestras

The European Green Deal and Its Role in the Evolution of the Mobility Industry, por John Tintinalli, diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios SAE Internacional Holanda;

e-Mobilidade: tendência global irreversível, por Jurandir Fernandes, presidente LATAM União Internacional do Transporte Público (UITP);

Mobilidade elétrica no transporte coletivo por ônibus, por Cristina Albuquerque, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil;

15h20 – Q&A – Debates - Moderador Ricardo Takahira.

15h50 - Network coffe – visita aos estandes virtuais

PAINEL ALÉM DOS VEÍCULOS LEVES: DESAFIOS E SOLUÇÕES EM PESADOS


16h – Contextualização do painel de debate, por Leandro Siqueira, vice-presidente VWCO;

Palestras

Visão e Soluções Bosch em Eletromobilidade de Pesados, por Alexandre Uchimura, gerente de Novos Negócios em Eletromobilidade Bosch;

Oportunidade para acelerar a eletrificação das frotas, por Ieda Oliveira, CEO Eletra;

Electrification of Heavy Commercial vehicles, por Kristofer Nyberg, Business Development Manager, e-Mobility Sales & Marketing - SCANIA

17h15 - Q&A e Debates – Moderador Leandro Siqueira, VWCO

17h50 – ENCERRAMENTO, por Ricardo Kenzo..


Dia 17 de novembro

PAINEL e-MOTORSPORT

14h10 - Abertura, por Ricardo Kenzo, chairperson do simpósio;

14h25 – Contextualização do painel, por Renata Correia, editora chefe Eprix News;

Palestras

Primeiro Protótipo Híbrido de Corrida do Brasil e Futuro da Engenharia, por Jean Horcaio, executivo JVS Motorsports;

Piloto Brasileiro na categoria Moto-e, por Érico Granado, piloto profissional Moto-E;

Competição SAE BRASIL Ballard H2 Challenge, por Daniel Bueno, diretor de Provas dos Programas Estudantis SAE BRASIL;

15h20 - Q&A – Debates – Moderadora Renata Correia, Eprix News | ePrixNews
Moderador Renata Correia, ePrix News

15h50 – Network coffe - Visita aos estandes virtuais

PAINEL INOVAÇÃO EM TRANSPORTE DE EMISSÃO ZERO

16h – Contextualização do painel, por Raul Beck, consultor especialista em Sistemas de Energia CPqD.

Palestras

Eletrificação para mobilidade aérea, por André Gasparotti executivo Embraer;

Como a digitalização tem transformado os processos e os ambientes de desenvolvimento para suportar os desafios de veículos elétricos e conectados, por Luciano Maduro de Lorenzo, senior manager Business Consulting and Architecture Latin America Dassault Sytemes;

Hibridização: uma solução para o futuro dos veículos comerciais, por Carlos Eduardo Michelin Beraldo, diretor de Inovação Suspensys Sistemas Automotivos - CTR Innovation;

17h15 - Q&A – Debates – Moderador Raul Beck, consultor especialista - Sistemas de Energia CPqD;

17h50 – Encerramento, por Ricardo Kenzo, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétrico e Híbridos.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Ricardo Kenzo é chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, vice-presidente do Instituto de Engenharia e integrante do conselho de inovação e competitividade da FIESP
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308