Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/10/2020
18º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain debate novos rumos para tecnologia e formação profissional

Encontro será realizado nos dias 20 e 21 de outubro a partir das 9h, em ambiente digital

São Paulo – Especialistas nas áreas de motor, transmissão, eletrificação, fomento e formação profissional se reunirão no 18º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, organizado pela Seção Regional São Paulo Interior da SAE BRASIL, nos próximos dias 20 e 21 de outubro, este ano em edição totalmente digital.

“O encontro destacará a trilha que o powertrain deve seguir no Brasil, qual será a arquitetura e tecnologia predominante no futuro, o impacto das mudanças no dia a dia das operações e como podemos nos preparar para as oportunidades e ganhar vantagens competitivas”, diz Claudio Castro, chairperson do simpósio e diretor executivo de P&D para a América do Sul da Schaeffler Brasil.

O simpósio dedicará um bloco à discussão do desenvolvimento de pessoas, com abordagens sobre novos modelos de formação e atualização profissionais, sob pontos de vista da indústria, universidades e da SAE BRASIL.

Em dois dias de painéis e debates serão apresentados temas, como evolução de sistemas de powertrain em veículos de passeio, agrícolas e comerciais, sustentabilidade ambiental associada aos modelos de remanufatura, aplicação dos pilares da indústria 4.0 e digitalização no desenvolvimento de produto, competências do profissional do futuro e possibilidades de incentivos ao fomento tecnológico.

A programação inclui ainda Mostra Tecnológica e painel com cases da indústria e agências de fomento sobre P&D do Powertrain no Brasil, com participação de empresas, como Bosch e Mahle Metal Leve, e instituições como Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - UFMG) e EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

“Atento aos sinais do momento, o Simpósio SAE BRASIL de Powertrain realiza sua 18ª edição em formato digital e vai além de mostrar as mais relevantes tendências em tecnologia e suas aplicações, proporciona visão para as decisões de negócios e discute modelos para formação profissional atualizada aos novos tempos”, diz Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

18º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – patrocínio Bosch, Eaton, Infineum, Schaeffler e Siemens

PROGRAMAÇÃO Dia 20 de outubro

MOTORES CICLO OTTO

09h20 – Palestra – Os principais impactos da pandemia no mercado brasileiro, por Victor Silva, analista de mercado da IHS Markit.
09h50 – Palestra – Projeto nacional de plataforma mild hybrid flexfuel, por Guilherme Alegre, engenheiro de P&D Marelli Sistemas Automotivos.
10h20 – visita à exposição
10h40 – Palestra – Pistões e anéis para Motores Flex turbo com injeção direta, por André Ferrarese, head Desenvolvimento América do Sul Mahle Metal Leve.
11h10 – Palestra – Impacto zero de emissões – Motores de combustão como elemento principal, por Erich Policarpo, engenheiro de Desenvolvimento de Motores AVL Gmbh.
11h40 – Debate – moderador Ricardo Abreu, consultor sênior Bright Consulting,

SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

Bloco Tecnologia 1 - Painel Evolução em Sistemas de Powertrain & Sustentabilidade

9h20 – Palestra – Simulation as tool in Powertrain Configuration: the case of the electrical minibuses at Barcelona City, por Marina Roche, da Idiada.
9h40 – Palestra – Transmissão para veículo elétrico comercial – Benefícios e Desafios, por Renan Perceguetti, gerente de Engenharia de Produto Eaton.
10h–Palestra–Análise de Impacto Ambiental positivo em case de remanufatura de embreagem para o segmento de veículos comerciais, por Ciro Yoshiyasse, projetista sênior da Bosch, e Ricardo Prado, engenheiro de Produto da Eaton.
10h20 –Debate –moderador Erwin Franieck, mentor em Tecnologia e Inovação para Engenharia Avançada e PDI SAE BRASIL.

Bloco Tecnologia 2 - Painel Indústria 4.0 no Desenvolvimento de Produto

11h20– Palestra – Reduzindo o tempo de desenvolvimento de produto através da Indústria 4.0, por André da Cunha Scarance, gerente Global de Projetos de Industria 4.0 da Eaton; e Alexandre Davini Georgetti, VG Manufacturing Strategy, Director Eaton.
11h40 - Palestra- Digital Twins – Integração de várias ferramentas de engenharia, por Leandro Garbin, gerente do Portfólio Simcenter (Testes & Simulações) | SIEMENS Digital Industries Software.
12h - Palestra - Desenvolvimento virtual de conceitos para powertrain do futuro, por Estela Mari Ricetti Bueno, pesquisadora de Simulação Numérica da Mahle Metal Leve.
12h20 – Debate - Moderador: Douglas Pacífico, gerente de Facilities e Manufatura da Bosch.
12h50 – Encerramento

PROGRAMAÇÃO Dia 21 de outubro

Bloco Desenvolvimento Humano - Painel Formando o engenheiro para futuro

9h10 – Palestra – Formação do engenheiro do futuro, por prof. MarkoAckermann, coordenador de Curso e Chefe Departamento de Engenharia Mecânica da FEI.
9h30 – Palestra - E-mobility@Bosch, por Renata Castillo Quattrer e Simone Villa Gois, respectivamente analista e gerente de Recursos Humanos da Bosch.
9h50 – Palestra - VUCA, ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos – Mais que teoria, uma realidade! por Mauro Andreassa, professor e proprietário Big Learning.
10h10 – Debate - Moderador: Gustavo Lima, Soluções Gestão de Manufatura - Industria 4.0 Projeto Otimiza – FGV.
10h40 – Visita à exposição

Bloco Pesquisa e Desenvolvimento - Painel Casos de Pesquisa & Desenvolvimento do Powertrain no Brasil
11h10 - Palestra - Fundep (ICT’s) - Rota 2030 como oportunidade de fomento a projetos de inovação para o setor automotivo, por Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias Fundep.
11h30 – Palestra - Bosch - Exemplo de sucesso com incentivos de Fomento aplicado powertrain, por Leandro Mandu, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Bosch.
11h50 - Palestra - Embrapii - Empresas de Fomento, por José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão EMBRAPII.






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Cláudio Castro, chairperson do simpósio e diretor executivo de P&D para a América do Sul da Schaeffler Brasil
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308