Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2020
ARTIGO - Materiais sustentáveis: legado para as futuras gerações

Por Carolina Hattori*

O ano de 2020 tem sido de muitos desafios para a indústria automotiva e de transportes. Porém, a história nos mostra que esses períodos são impulsionadores para a evolução tecnológica e social. A mobilidade é de fato um dos pilares da evolução humana, e precisamos estar atentos a todos os movimentos.

Consciente da necessidade de alavancar essa evolução a indústria automobilística tem avançado em tecnologias para melhorar parâmetros como redução de peso de componentes, alta performance em eficiência energética e adoção de sistemas de segurança, no âmbito do programa Rota 2030.

Paralelamente, o notável avanço de tecnologias com a acelerada introdução de materiais sustentáveis em diversas aplicações sinaliza para um futuro melhor, no qual tais objetivos podem ser alcançados minimizando-se a ameaça de escassez de recursos e a emissão de CO2. Um entre os diversos bons exemplos dessa realidade é a obtenção de sílica a partir da casca de arroz para aplicações no segmento pneumático, entre outros, que pode substituir as sílicas produzidas por processos tradicionais.

Nesse contexto a tendência em multimateriais encoraja ainda mais a inovação, comprovada pelo crescente número de cases que estudam alternativas de materiais mais sustentáveis e alternativas como o grafeno, alvo de vultosos investimentos no Brasil e no mundo, aplicados em sua produção, transformação e funcionalidade para aplicações em diferentes matrizes.

Tudo isso só nos impulsiona à necessidade cada vez maior de evoluir no uso de materiais inovadores por sua diversidade de propriedades e de meios de processo. Na indústria de materiais metálicos o desenvolvimento de novas ligas tem se mostrado muito eficiente para aumento de resistência mecânica e da capacidade de absorção de energia. Cases com alumínio extrudado de alta resistência comprovam excelente performance nas simulações de impacto lateral no veículo e na competitividade em custo. Vale destacar que também o aço segue em constante evolução a cada geração com adições de novos elementos de liga para obter a propriedade desejada para cada aplicação.

Assim como a evolução de materiais, a indústria da mobilidade tem apostado e segue na adoção de tecnologias em técnicas de junção e soldagem, sobretudo com o desafio de unir com a máxima eficiência os mais diferentes materiais. Na mesma direção segue a variedade em tipos de adesivos estruturais, que se mostram adaptáveis aos novos processos produtivos e curam a temperatura ambiente.

Na área da Manufatura Avançada (Indústria 4.0) e Manufatura Aditiva as tecnologias tiveram um salto de desenvolvimento nos últimos anos e já são realidade. A busca por produtividade, personalização e diminuição do ciclo de desenvolvimento de novos produtos são características latentes da indústria automotiva.

Tudo isso se torna ainda mais essencial no que diz respeito ao desenvolvimento de veículos elétricos. As soluções de eletrificação correntes na Europa passam por motores de tração produzidos a partir de compósitos magnéticos macios, material inovador que permite a produção de motores com formas geométricas e topologias inusitadas, algo disruptivo em relação ao que estamos acostumados.

Especialistas de diferentes setores da cadeia automotiva, responsáveis por materiais, processos e produtos, estarão reunidos para debater todos esses temas no 13º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado em formato digital nos próximos dias 15 e 16 de setembro.

*Carolina Hattori é consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA e chairperson do 13º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
*Carolina Hattori é consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA e chairperson do 13º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308