Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/08/2020
SAE BRASIL lança o primeiro desafio estudantil para desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio

Pioneiro no País e dirigido a estudantes de engenharia o projeto tem o apoio da canadense Ballard Power Systems, líder na tecnologia de células a combustível

São Paulo - A SAE BRASIL lança às universidades brasileiras o SAE BRASIL& BALLARD STUDENT H2CHALLENGE, primeiro desafio estudantil no País para a construção de veículos movidos a hidrogênio. A iniciativa conta com 13 equipes inscritas de 12 instituições de ensino superior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, e tem o apoio da canadense Ballard Power Systems, líder nessa tecnologia com operações na Europa, Estados Unidos e China.

Nessa primeira etapa foram realizados nove cursos de capacitação para os alunos de engenharia sobre os temas da mobilidade com hidrogênio, e incentivada a interação entre profissionais da academia e da indústria.

Segundo o engenheiro Daniel Lopes, mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE BRASIL, o objetivo é transferir aos estudantes conhecimento e experiência sobre os sistemas à célula de combustível para aplicação automotiva. “O SAE H2Challenge é uma iniciativa pioneira na qual oferecemos aos estudantes a oportunidade de aprender e trabalhar com essa tecnologia de ponta ainda pouco difundida no Brasil, além de interagir com engenheiros especialistas da indústria nacional e internacional”, diz Lopes.

Apoio - Especialista em energia limpa, desenvolvedora e fabricante de células a combustível, a Ballard doou10 stacks (células a combustível), para aplicação em veículos do tipo Baja e Fórmula SAE. O material será entregue para as 10 equipes selecionadas nas etapas digitais, que participarão da fase final prevista para novembro próximo, na BW Expo Summit Digital 2020, em São Paulo.

O projeto recebeu ainda a adesão da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na forma de cooperação para a construção dos veículos, por meio da adoção das universidades finalistas pelas empresas associadas à entidade.

Etapas – O desafio compreende etapas digitais classificatórias nas quais serão avaliados: Aspectos técnicos e financeiros - especificações do veículo proposto, detalhes do desempenho do powertrain híbrido elétrico com célula a combustível, projeto do sistema segurança para o hidrogênio no veículo e protocolos de segurança adotados para manuseio do hidrogênio; Aspectos gerais - prontidão e organização da equipe e participação nos treinamentos oferecidos; Design - conceito de shape design e color &trim (estilo e design visual do veículo) a ser apresentado com o tema ″Hidrogênio para a Mobilidade Brasileira” e Apresentação do projeto - em sala virtual, projeto completo com desenvolvimento do powertrain a hidrogênio e justificativa do conceito de shape design e color & trim.
A avaliação dos resultados das equipes será feita por engenheiros da SAE BRASIL, profissionais da indústria automotiva brasileira, especialistas nos temas do desafio e com experiência acumulada em competições automotivas dos programas estudantis da instituição.

“A SAE BRASIL colabora em preparar estudantes da mobilidade a ingressarem no mercado de trabalho aptos a enfrentar os desafios profissionais. Agora, por meio do SAE BRASIL & BALLARD H2CHALLENGE, já a partir de 2020, cerca de 150 estudantes de engenharia terão conhecimento teórico-prático nessa tecnologia focada no desenvolvimento sustentável”, aponta Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.


Equipes inscritas
SAE BRASIL& BALLARD STUDENT H2CHALLENGE

Baja UFABC – Universidade Federal do ABC (SP)
B’Energy – Centro Universitário Facens (SP)
Cheetah E-racing – Universidade Federal de Itajubá (MG)
DEDA Team – Centro Universitário Facens (SP)
EEP Baja- Escola de Engenharia de Piracicaba (SP)
Fórmula FEI H2 – Centro Universitário FEI (SP)
Mack Gear – Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP)
Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
Minerva Baja – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
Tec H2 Racing – Senai Cimatec (BA)
Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
UFPR Fórmula SAE – Universidade Federal do Paraná (PR)
Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (SP)




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 9 9658-5828 – 99157-6727

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Daniel Lopes é mentor em Tecnologia e Inovação para Hidrogênio da SAE BRASIL
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308