Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/12/2019
Em nova sede IQA amplia áreas de atuação

Instituto desenvolve novos projetos a partir do conceito de mobilidade ampliada para ser protagonista da qualidade e copartícipe das transformações no setor

Prestes a completar 25 anos de promoção da qualidade no setor da mobilidade, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva anuncia a mudança de endereço para sede própria, situada na rua Nicolau Barreto, 643, Vila Cordeiro, São Paulo, e a ampliação das áreas de atuação com base no planejamento estratégico para 2020-2030, desenvolvido em sintonia com as mudanças tecnológicas, sociais e ambientais.

Com a ampliação do escopo de atuação, o Instituto da Qualidade Automotiva passa a desenvolver novos projetos a partir do conceito de mobilidade ampliada com o foco de ser protagonista da qualidade e copartícipe das transformações no setor, desde tecnológicas até regulatórias. Assim, além de atuar nos canais de produção e pós-vendas, atenderá outros mercados que têm como referência o universo da mobilidade.

Em cerimônia de inauguração da sede realizada nesta quinta-feira (12/12), o IQA mostrou a nova identidade visual que simboliza a renovação do Instituto, que se tornou signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), da ONU, para promoção da equidade de gênero. Além disso, a entidade fez o lançamento do Fórum IQA 2020, que será realizado junto com o Salão do Automóvel, em São Paulo, de 12 a 22 de novembro, em parceria com a Reed Exhibitions; e deu início às comemorações dos 25 anos.

Sob o comando de Ingo Pelikan, presidente do IQA e gerente sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz, a cerimônia contou com a presença do alto escalão das organizações responsáveis pela fundação do Instituto em 1995, de associações de classes e indústrias, e autoridades do governo, além de toda a diretoria executiva da entidade.

Pelikan falou sobre a estrutura da nova sede do Instituto, que conquista imóvel próprio após duas instalações na Capital. “Com cerca de 1.400 m², o prédio comporta de forma moderna e confortável o nosso time, inclusive com vestiário, refeitório, área de convivência e bicicletário; diversas salas de reuniões e treinamentos, o que permitirá termos diversas turmas simultâneas; espaço para nosso parceiro CB-05 (ABNT); e espaço para startups”, contou.

Dentro do conceito de mobilidade ampliada, o Instituto atuará fortemente em inovação para ofertar serviços ampliados. Um dos projetos que serão iniciados a partir de 2020 é a chamada Academia IQA, cuja finalidade é ir além da oferta de treinamentos técnicos e promover cursos livres, formações à distância e novas possibilidades de qualificações de média e longa duração.

Na cerimônia, Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e presidente do Conselho Diretor do IQA, frisou que o Instituto, ao inaugurar esta sede, assume novos desafios diante das mudanças que irão ocorrer na área de certificações e, sobretudo, no mercado. “Fiquei extremamente satisfeito com a formação de um grupo de inovação dentro do IQA, o que dará ao Instituto a possibilidade de acompanhar a evolução tecnológica e continuar a ser uma referência para o setor, como tem sido até hoje”, avaliou.

Em seguida, Alexandre Xavier, superintendente do IQA, afirmou que a nova sede é vista, por parte do corpo profissional do Instituto, não só como motivo de orgulho, mas também um compromisso de grande desafio e responsabilidade. “Temos de honrar o que foi feito aqui e transformar isto em resultados e benefícios para o setor, que sempre nos apoiou”, declarou antes de destacar que o futuro do IQA passa pela adequação às novas tecnologias e regulamentações, como também pela diversidade e equidade de gênero.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração da sede do IQA Antônio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e do Sindirepa Nacional; Dan Ioschpe, presidente do Conselho de Administração do Sindipeças; Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea; Paula Braga, coordenadora da Rede AB de Diversidade; e Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres Brasil, que reforçaram apoio ao IQA e às iniciativas citadas.

Durante a cerimônia, diversas homenagens também foram realizadas tanto ao quadro de colaboradores do Instituto, quanto a diversas lideranças do mercado, que atuaram como presidentes e superintendentes da organização no passado e impulsionaram o crescimento do IQA ao longo de seus 25 anos – estes tiveram os nomes gravados em salas de reuniões e treinamentos da nova sede, recebendo também placas como homenagem.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000 / (11) 9 9237-9717

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
IQA possui nova identidade visual que simboliza a renovação do Instituto (Foto: Fabio Andrade)
IQA mudou para moderno prédio de quatro andares, com 1.400 m² de área total, quase o dobro do espaço anterior (Foto: Fernando Lucania)
Cerimônia contou com a presença do alto escalão das organizações responsáveis pela fundação do Instituto (Foto: Fernando Lucania)
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308