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 Release
13/12/2019
Unicamp vence a 16ª Fórmula SAE BRASIL

Competição de estudantes de engenharia foi realizada entre 28 de novembro e 1º de dezembro, em Piracicaba, São Paulo

Piracicaba – As equipes paulistas Fórmula FSAE Unicamp e Unicamp E-Racing, ambas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) venceram a 16ª Competição Fórmula SAE BRASIL, respectivamente nas categorias Combustão e Elétrica.

Realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), a competição foi disputada por 55 equipes com quatro dias de provas estáticas e dinâmicas aplicadas e avaliadas por mais de 100 juízes da indústria da mobilidade.

Na categoria Combustão a segunda colocada na soma geral de pontos foi a equipe paulista Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), seguida pela equipe Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), em terceiro lugar. Na categoria Elétrica, a vice-liderança ficou com a equipe B’ Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens-SP) e a terceira colocada foi a Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo (SP).

Com o resultado obtido em Piracicaba este ano, a primeira colocada na categoria Combustão, Fórmula FSAE Unicamp, poderá representar o Brasil na Formula SAE Michigan (maio 6-9 de 2020) e as equipes Unicamp E-Racing, campeã na categoria Elétrica, e Mauá Racing, segunda colocada na categoria Combustão, poderão participar da Fórmula SAE Califórnia (junho, 17-20 de 2020), competições mundiais promovidas pela SAE International nos Estados Unidos.

Tecnologias – Segundo avaliação do Comitê Técnico da competição o uso de processos aditivos (impressora 3D), simuladores e digitalização avançaram no desenvolvimento dos carros em 2019. Na categoria Elétrica, as equipes evoluíram na otimização dos bancos de bateria e recarregadores, para maior eficiência dos sistemas. A adoção de um medidor de potência nas provas dinâmicas e de eficiência energética do Enduro, com vantagem de precisão dos dados, comprovou melhoria de desempenho dos carros elétricos no tempo em relação aos de combustão.

O Comitê Técnico da 16ª Competição Fórmula SAE BRASIL elegeu as melhores equipes por prova e por categoria.

CATEGORIA COMBUSTÃO

Custos – Equipes Fórmula SAE UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais (1ºlugar); Falcons UFFórmula SAE-Universidade Federal Fluminense (2ºlugar) e Fórmula Cefast-Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (3ºlugar).

Apresentação – Equipes Fórmula SAE UFMG (1ºlugar), Iron Racers-Universidade Federal de Itajubá campus Itabira-MG (2ºlugar) e Poli Racing- Escola Politécnica da USP (3º lugar).

Design – Equipes EESC USP Fórmula SAE-Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1ºlugar), Fórmula SAE UFMG (2ºlugar), Mauá Racing-Instituto Mauá de Tecnologia (SP) (3º lugar).

Aceleração – Equipes Mauá Racing (1º lugar), FSA Unicamp-Universidade Estadual de Campinas (SP) (2º lugar), Fórmula SAE UFMG (3ºlugar).

Skid Pad (aceleração lateral do veículo) – Equipes FSA Unicamp (1ºlugar), Mauá Racing (2ºlugar), Fórmula SAE UFMG (3º lugar).

Autocross – Equipes EESC USP (1ºlugar), Fórmula Cefast (2ºlugar), Fórmula UFSM-Universidade Federal de Santa Maria (RS) (3º lugar).

Equipe Mais Bem Preparada em Segurança – Equipe FSA Unicamp.

Eficiência Energética – Equipes Fórmula CEM-IC - Universidade Federal de Santa Catarina campus Joinville (1º lugar), Fórmula UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2ºlugar), Mauá Racing (3ºlugar).

Enduro – Equipes Fórmula FSAE Unicamp (1ºlugar), Fórmula UFSC (2ºlugar), Mauá Racing (3ºlugar).

CATEGORIA ELÉTRICA

Custos – Equipes Faraday E-Racing – Universidade Federal Fluminense (1ºlugar), Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina (2º lugar) e EESC USP campus Tupã (3ºlugar).

Apresentação – Equipes EESC USP campus Tupã (1ºlugar); Cheetah Racing – Universidade Federal de Itajubá (2ºlugar), e Ampera Racing (3ºlugar).

Design – Equipes Fórmula Tesla UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (1ºlugar), Unicamp E-Racing (2ºlugar) e Ampera Racing (3º lugar).

Aceleração – Equipes B’ Energy Racing – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) (1º lugar) e Unicamp E-Racing (2º lugar).

Skid Pad (aceleração lateral do veículo) – Equipes B’ Energy Racing (FACENS) (1º lugar), Unicamp E-Racing (2ºlugar) e Ampera Racing (UFSC) (3ºlugar).

Autocross– Equipes Unicamp E-Racing (1ºlugar), Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI (SP) (2ºlugar) e B’ Energy Racing (FACENS) (3ºlugar).

Eficiência Energética – Equipes Unicamp E-Racing (1ºlugar), B’ Energy Racing (Facens) (2º lugar) e Fórmula FEI Elétrico (3º lugar).

Enduro – Equipes Fórmula FEI Elétrico (1º lugar) Unicamp E-Racing (2ºlugar), e B’ Energy Racing (FACENS) (3º lugar).





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Enduro desafia equipes no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Carro da FSAE Unicamp, que venceu na Categoria Combustão
A Mauá Racing foi 2ª colocada na Categoria Combustão
Equipe Unicamp E-Racing foi 1º lugar na categoria na Elétrica
B’ Energy Racing, da Facens-Sorocaba SP, 2º lugar na categoria Elétrica
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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