Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA –
17º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Jornalista credencie-se para o 17º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, retorne esta mensagem para susete@companhiadeimprensa.com.br, com

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
RG:
Endereço completo com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:

 Release
21/10/2019
Futuro e eletrificação é foco do 17º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Especialistas em motores e transmissões participarão do encontro, que será realizado dias 04 e 05 de novembro, no Parque Tecnológico de Sorocaba, São Paulo

São Paulo - Discutir o futuro do powertrain ante a tendência global de eletrificação é a proposta Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 8h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (Avenida Itavuvu 11.777 Sorocaba) em São Paulo.

“Os motores de combustão interna predominam no Brasil e na maioria dos países mundo afora, mas as principais tendências para o futuro no médio e longo prazo apontam para a eletrificação, a qual pode se dar em graus diversos, o que impele a engenharia à discussão urgente desse tema que demanda elevados investimentos em P&D por parte da indústria”, destaca o engenheiro João Valter Pavan, diretor de Engenharia do Produto da Eaton e chairperson do 17º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain.

Em dois dias de programações técnicas, com foco em motores ciclo Otto e sistemas de transmissões, o simpósio abre com apresentações individuais vinculadas a painéis, com destaque para temas como biocombustíveis e hibridização no cenário brasileiro, tecnologias e estratégias para a próxima geração de motores a etanol e para o atendimento aos níveis de eficiência energética do Rota 2030.

Pelo lado de transmissões a programação inclui painéis temáticos sobre sistemas, componentes e gerenciamento de veículos elétricos e híbridos e os desafios da manufatura com visão na Industria 4.0 (veja programação).

A programação inclui ainda mini cursos relacionados ao segmento de transmissões, sobre sistema de embreagem, ruído de engrenagem em transmissões, diagnóstico em transmissão automatizada, teste acelerado e uma nova abordagem em projetos de sistemas e componentes.

O simpósio encerrará com painel comum aos segmentos motor e transmissão, com destaque para o tema Rota 2030, suas demandas para a engenharia nacional, o papel dos engenheiros e as oportunidades de inovação para o setor automotivo.

Organizado pela Seção São Paulo-Interior da SAE BRASIL, dirigida do engenheiro José Moreira Neto diretor de Operações da Caterpillar, o Simpósio SAE BRASIL de Powertrain conta com patrocínio e apoio das seguintes empresas e instituições: AVL, Bosch, Delphi Technologies, Eaton, Engenho Inteligência de Mercado, KSPG, NSK, Schaeffler, IQA, Afeevas,

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

MOTORES CICLO OTTO - 04 DE NOVEMBRO (segunda-feira)

08h – Cerimônia de Abertura

PAINEL 1
08h20 – Palestra Biocombustíveis x Hibridização no Cenário Brasileiro, por Rachel Henriques, Empresa de Pesquisa Energética (EPE);

9h – Palestra Advanced valve timing strategies for ethanol use in spark ignition engines, por Dr. Thompson Lanzanova, pós-doutorando UFSM;

9h40 – Palestra Technologies for next generation ethanol DISI engines, por Ernst Winklhofer, Skill team leader AVL. Debate: moderador Francisco Nigro, Poli-USP.

10h50 – Palestra Demandas de performance para fluidos em veículos híbridos por Nicolas Demaria, gerente de Suporte Técnico para América Latina, Motul Brasil;

11h30 – Palestra A Tecnologia Plug-in Hybrid da Volkswagen, por Roger Guilherme, Vokswagen; Debate: moderador Eduardo Tomanik, consultor.

13h40 – Palestra Powercell Unit para atender níveis de eficiência energética do Rota 2030, por Eduardo Nocera, Mahle; 14h20 Palestra Parity and Efficiency - Beating the target for Rota 2030, por Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento de Produto, Bosch; Debate: moderador Mário Martins, Universidade Federal de Santa Maria (RS).

PAINEL EMISSÕES
15h30 – Palestra RDE Plus - The Development of a Road, Rig and Engine-in-the-Loop Test Methodology for Real Driving Emissions Compliance, por Yoshihisa Shimoda, Service Engineer, TCA Horiba;

16h – Palestra As vantagens do aquecimento de combustível em motores PFI para atender as novas legislações de emissões, por Andre Menegon Godoy, engenheiro sênior de Produto, Bosch;

16h30 – Palestra How emissions-relevant driving cycles can be transferred from road to lab, por Vinicius Costa, AVL; 17h Debate: moderador Gabriel Murgel Branco.

17h30 – Encerramento


05 DE NOVEMBRO (terça-feira) – MOTORES CICLO OTTO

08h15 – Abertura

PAINEL MANUFATURA AVANÇADA
08h30 – Palestra Manufatura Avançada: Indústria 4.0 no dia a dia, por Rogério Souza, gerente de Engenharia de Manufatura Powertrain, FCA;

8h55 – Palestra O Impacto da Digitalização, por Rogério Albuquerque, Siemens;

09h20 – Palestra Indústria 4.0 - Prototipação de tecnologias e sua transferência para a indústria, por Carlos Alberto Fadul Alves, diretor executivo Fundação CERTI;

09h45 – Palestra Desenvolvimento do conceito preditivo na manufatura avançada de virabrequins, por Artur Cantisano, pesquisador Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

10h10 Debate: moderador Cesar Araújo, Hominiss Solutions.


PAINEL NOVAS TECNOLOGIAS EM MOTORES OTTO
11h – Palestra a definir;

11h30 – Palestra Introduction of 0W-16 in BrazilThe next higher fuel-efficiency oil, por Jesuel Crepaldi, OEM Key Account / R&D Support, Idemitsu Lube South America;

12h – Palestra Validation of PCM and Instrument Panel Interface Using HIL, por Leandro Scarazzato, HIL System Test Engineer, Ford;

12h30 – Debate; moderador: por Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

PAINEL ENCERRAMENTO – ROTA 2030
14h40 – Palestra Tendências de Mercado Brasileiro, focado em Light Vehicles, por Victor Silva, analista sênior de mercado IHS Markit;

15h – Palestra Visão de volume e participação de mercado de Tecnologias para Powertrain; Global e Local, Passado e Futuro, por Fábio Ferraresi, diretor Business Development, Power Systems Research;

15h20 - Palestra Inovação aberta no Rota 2030, por Janayna Bhering, gerente de negócios Fundep;

15h40 - Palestra O papel do Engenheiro no Rota 2030, por Valter Pieracciani, Pieracciani; 16h Debate; moderador Erwin Franieck, Bosch.

16h30 – Encerramento



SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

04 DE NOVEMBRO (segunda-feira) – CURSO TRANSMISSÕES

08h – Cerimônia de Abertura

MINI CURSOS MANHÃ
08h20 – Mini Curso I - Sistemas de Embreagens para Veículos Comerciais, por Ricardo Almeida Prado, engenheiro de Produto Eaton Corporation;

09h20 - Curso II - Ruído típico de transmissão associado às engrenagens, por José Inácio Piva, engenheiro especialista Eaton;

10h50 - Mini Curso III – Diagnose de transmissões automatizadas, por Leandro Carvalho, engenheiro de Aplicações e Endryl Roque, analista de Engenharia, ambos da Marelli Sistemas Automotivos.

11h50 – Mini Curso IV - Failure-oriented methods to accelerate gear durability testing, por Ronnie Rego, professor adjunto do ITA;


ATIVIDADE INTERATIVA / PRÁTICA – CAFÉ INTERATIVO 13h50
1) Sistemas de Embreagens para Veículos Comerciais, por Ricardo Prado, engenheiro de Produto, Eaton Corporation; 2) Demonstração - Retro Escavadeira, por Rodrigo Peixoto, gerente de Engenharia, JCB do Brasil; 3) Senzit / Dusty Break, por Paulo Antunes, coordenador de Engenharia Mann+Hummel do Brasil.


MINI CURSOS TARDE
15h30 – Mini Curso V - Design Thinking, por Rodrigo Paniago Peixoto, gerente de Engenharia JCB do Brasil.

16h30 – ENCERRAMENTO



05 DE NOVEMBRO (terça-feira) – SIMPÓSIO TÉCNICO

08h10 – Abertura

PAINEL 1 BLOCO TECNOLOGIA I – SISTEMAS EV / HEV

08h30 Palestra Desenvolvimento do Toyota Híbrido Flex, por Luis Fernando Gesteira, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Powertrain, Toyota;

08h50 Palestra II Tendências para powertrain elétricos para veículos comerciais, por Alex Barbosa, WEG;

09h10 Palestra III “Retrofit” de diesel para elétrico em veículos comerciais, Paulino Fumio Hiratsuka, Eletra;

09h30 Debate moderado por Edgar Barassa, consultor.



PAINEL 2 BLOCO TECNOLOGIA II – COMPONENTES E GERENCIAMENTO

10h30 Palestra IV Diferencial Eletrônico aplicado a veículos híbridos e elétricos, por Fabrício Leonardo Silva, pesquisador FEM-Unicamp;

10h50 Palestra V Inovação para E-mobility, por Paulo Sergio Adsuara Antunes, coordenador de Engenharia Mann+Hummel do Brasil;

11h10 Palestra VI Transformações em Powertrain com technologias 48V e Eletrificação, por Helio Ribeiro, chefe de Manufatura SEG-Automotive;

11h30 Debate moderado por Roberto Bortolussi, professor da FEI.


PAINEL 3: BLOCO MANUFATURA - INOVAÇÃO CONSTANTE NA MANUFATURA
13h Palestra VII Manufatura Aditiva - Análise Topológica e Melhores Práticas de Projeto, por Valmir Fleischmann, diretor de Engenharia, Virtual CAE;

13h20 Palestra VIII Desafios Indústria 4.0, por Douglas Pacífico, gerente de Facilities e Manufatura, Bosch;

13h40 Palestra IX Indústria de Manufatura de Transmissões Brasileira, por Marcos Silva, GM. 14h Debate moderado por José Bazzi, Eaton.


PAINEL 4: BLOCO TENDÊNCIAS - PAPEL DA ENGENHARIA NA ROTA 2030
14h40 Palestra XI Tendências de Mercado Brasileiro focado em Light Vehicles, por Victor Silva, analista sênior de mercado IHS Markit;

15h Palestra XI Visão de volume e participação de mercado de Tecnologias para Powertrain, Global e Local, Passado e Futuro, por Fábio Ferraresi, diretor Business Development, da Power Systems;

15h20 Palestra XII Inovação aberta no Rota 2030, por Janayna Bhering, gerente de Negócios, Fundep;

15h40 Palestra XIII O papel do Engenheiro no Rota 2030, por Valter Pieracciani, sócio-fundador Pieracciani;

16h Debate moderado por Erwin Franieck, Bosch

16h30 – Encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 9237-9717

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL
João Valter Pavan, diretor de Engenharia do Produto da Eaton e diretor do simpósio
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308