Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/07/2019
Equipes brasileiras ficam entre as 10 primeiras na competição mundial Baja SAE Rochester (EUA)

Duas das três equipes brasileiras que participaram da Baja Rochester ficaram entre as dez melhores da competição mundial, promovida pela SAE International

São Paulo – Duas das três equipes brasileiras inscritas na competição mundial Baja SAE Rochester, realizada no Rochester Institute of Technology, em Nova York, EUA, ficaram entre as Top 10 no ranking do evento. A competição, promovida de 6 a 9 de junho, reuniu 96 equipes dos EUA, Canadá, Índia, México, e Venezuela, além do Brasil.

A equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), foi a 6ª colocada na classificação geral da competição (798.67 pontos), seguida pela Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semiárido, do Rio Grande do Norte (UFERSA), na 7ª posição (790.74 pontos). A terceira equipe brasileira, Poli USP Baja, da Escola Politécnica da USP, de São Paulo, classificou-se na 23ª posição (659.25 pontos).

Parciais - EESC USP Baja – Em Rochester, a EESC USP conquistou, ainda, o 2º lugar na prova de Manobrabilidade; o 4º em Design; e o 6º no Enduro. Já a equipe Cactus Baja obteve a 6ª posição no quesito Manobrabilidade, 7ª em Design e 9ª na prova do Enduro; enquanto a Poli USP foi a 9ª equipe em Manobrabilidade e 11ª em Sales Presentation.

O que garantiu as vagas dos brasileiros na disputa internacional foi a classificação alcançada na 25ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em São José dos Campos (SP) em fevereiro último, na qual concorreram 79 equipes do total de 87 inscritas. Na competição nacional a EESC USP ficou em 1º lugar, seguida pela Poli USP Baja, vice-campeã, e pela Cactus Baja, 3ª colocada.

Formadas por estudantes de engenharia, as equipes projetaram e construíram os próprios carros, supervisionadas por professores. Para enfrentar os desafios de Rochester os protótipos passaram por adequações às normas norte-americanas e adaptações para melhores respostas às pistas locais.

Os carros – A equipe de São Carlos fez ajustes finos no protótipo que incluíram modificações no chassi para adequação à regra americana, e também no powertrain, suspensão e direção, que tiveram parâmetros ajustados para garantir mais desempenho na pista de Rochester.

A Cactus Baja alterou o chassi do carro e apostou na telemetria a fim de viabilizar a aquisição de dados do veículo em tempo real, vantagem tecnológica destacada pela equipe notadamente em análises de variáveis relacionadas à dirigibilidade, para melhor retorno ao piloto e redução de tempo dos testes.

A Poli USP também fez modificações para se adequar às regras do mundial, entre elas a geometria da suspensão traseira, para o ajuste do carro às características da pista de Rochester.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, e passou para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Top 10 – Baja Rochester

Rank
1º lugar - Univ of Michigan - Ann Arbor Michigan Baja Racing Team - USA - 941.49 points
2º lugar - Ecole de Technologie Superieure - Baja Ets Team - Canada - 906.60 points
3º lugar - San Diego State Univ - Aztec Baja Team - USA - 895.70 points
4º lugar - Cornell Univ - Cornell Baja Team - USA - 841.45 points
5º lugar - Université Laval – Alérion Team - Canada - 809.84 points
6º lugar- Escola de Engenharia de São Carlos - EESC USP Baja Team - Brazil - 798.67 points
7º lugar- Univ Federal Rural do Semi Árido - Cactus Baja SAE Team - Brazil - 790.74 points
8º lugar - Univ of Calgary - Schulich Off-Road Team - Canada - 784.86 points
9º lugar - Univ of Akron - Zips Baja Team - USA - 774.18 points
10º lugar - Rochester Institute of Technology - Riot Racing Team - USA - 766.88 points






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 9 9237-9717

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
EESC USP obteve a 6ª posição na competição mundial em Rochester (foto: Facebook equipe)
Cactus Baja na prova do Enduro em Rochester, onde foi 7ª colocada na classificação geral (foto: Facebook equipe)
Poli USP foi 23ª entre 96 equipes participantes (foto Facebook da equipe)
Bajeiros na prova do Enduro 2019 no Brasil, a mais esperada (foto: Ruy Hizatugu)
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308