Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/06/2019
YAKULT TRAZ PESQUISADORA DO JAPÃO PARA O GANEPÃO 2019

A CIENTISTA MAI TAKADA, DO INSTITUTO CENTRAL YAKULT,
APRESENTARÁ ESTUDO QUE AVALIOU OS BENEFÍCIOS DO
LACTOBACILLUS CASEI SHIROTA NO DISTÚRBIO DO SONO
INDUZIDO PELO ESTRESSE EM ADULTOS SAUDÁVEIS

JUNHO DE 2019 – Os resultados do estudo científico ‘Beneficial effects of the probiotic Lactobacillus casei strain Shirota on academic stress-induced sleep disturbance in healthy adults in a double-blind, randomized, placebo-controlled trial’ será apresentado no Ganepão 2019, um dos maiores congressos de Nutrição da América Latina, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 11 e 14 de junho.

A pesquisadora associada sênior Mai Takada, autora do estudo desenvolvido no Instituto Central Yakult, no Japão, com colaboradores de instituições de ensino e pesquisa daquele país – publicado em 2017 – vai apresentar a palestra ‘Efeitos do Lactobacillus casei Shirota (LcS) no estresse e sono’, no dia 14 de junho, às 10h30, na sala Turquesa 2. O estudo duplo-cego, randomizado, placebo controlado envolveu estudantes de Medicina que se preparavam para prestar um importante exame acadêmico nacional.

Em geral, os dias que antecedem esse exame nacional são de forte estresse para os estudantes, que acabam apresentando sintomas físicos e emocionais, como ansiedade, desconforto abdominal, sintomas da gripe e queda na qualidade do sono. “Utilizamos a cepa probiótica Lactobacillus casei Shirota, exclusiva da Yakult, e examinamos se o seu consumo conseguia melhorar esses sintomas em uma situação estressante. Já observamos a eficácia do LcS em sintomas físicos, então, em seguida, focalizamos na qualidade de sono”, relata.

A pesquisadora lembra que a ciência já reconheceu que microrganismos intestinais influenciam a função cerebral e o estado psicológico. Por isso, pesquisadores têm investigado para verificar se os microrganismos probióticos – como o Lactobacillus casei Shirota – podem beneficiar a saúde mental, o que inclui aliviar os vários efeitos negativos causados pelo estresse. “Em resumo, constatamos que o consumo diário de leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota pode ajudar a manter a qualidade do sono em indivíduos saudáveis sob condições estressantes”, ressalta.

O ESTUDO
No ensaio foi empregado um modelo de estresse acadêmico para examinar os efeitos do LcS no declínio da qualidade do sono em uma situação de estresse. A qualidade do sono subjetivo tendeu a diminuir antes do exame em ambos os grupos (LcS e placebo), mas houve um efeito positivo significativo do LcS que amenizou a sonolência pela manhã e diminuiu a percepção da duração de sono. As gravações do eletroencefalograma (EEG) mostraram que os índices de sono profundo foram mantidos mais elevados no grupo LcS em comparação com o placebo durante a intervenção, o que pode ter contribuído para uma maior percepção da satisfação com o sono no grupo LcS.

SERVIÇO

Ganepão 2019
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo – SP.

Palestra Mai Takada
Dia 14 de junho – 10h30 – Sala Turquesa 2

Sobre a Yakult – O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados à saúde humana. Nos 39 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) – 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil – que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo. Para outras informações acesse o site www.yakult.com.br.



Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa Yakult
Adenilde Bringel - (11) 4432-4000
assessoriayakult@companhiadeimprensa.com.br
adbringel@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
A pesquisadora Mai Takada, do Instituto Central Yakult
 Perfil da empresa

O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) -- 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil -- que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308