Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/05/2019
CREDENCIAMENTO – 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

Oferecer ampla visão sobre novas tecnologias, que propiciam a fabricação de veículos com viabilidade econômica e confiabilidade, é o foco do encontro, que será realizado dias 4 e 5 de junho, no IPT, em São Paulo

Caro (a) colega,

Se você deseja participar do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, retorne esta mensagem para sara@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
RG:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:



PROGRAMAÇÃO

4 DE JUNHO

8h – Solenidade de abertura
com Mauro Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade; e Otacílio Gomes Junior, diretor geral da SAE BRASIL.

PAINEL 1 - NOVAS TECNOLOGIAS DOS AÇOS PARA O SETOR AUTOMOTIVO

8h30 – Palestra
“Novos Aços de Alta Resistência para Chassis e Peças Estruturais”, com Thomas Müller, chefe de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da SSAB.

8h50 – Palestra "Novos Aços Avançados de Alta Resistência para Indústria Automotiva", com Fabrício Cerqueira, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal.

9h10 – Palestra “Aços de Alta Resistência para Indústria Automotiva”, com Carlos Carvalhido, especialista de Produto da Usiminas.

9h30 – Debate mediado por Luiz Zamorano, gerente de Engenharia da Ford.

PAINEL 2 – NOVAS TECNOLOGIAS DE ALUMÍNIO PARA O SETOR AUTOMOTIVO

10h30 – Palestra
“Eficiência para os Desafios do Futuro Automotivo: Coengenharia com Alumínio Extrudado de Alta Resistência”, com Nataly Yuko Yoshino, chefe de Inovação e Desenvolvimento de Mercado da CBA.

10h50 – Palestra “O Futuro da Utilização de Ligas Avançadas de Alumínio em Componentes Estruturais de Veículos Comerciais”, com Marco Tulio Ribeiro Ricci, gerente de Engenharia da Iochpe Maxion.

11h10 – Palestra “FSW&P: Possibilidades no Setor Automotivo”, com André Luis Moreira de Carvalho, do Centro de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

11h30 – Debate mediado por Carolina Hattori, consultora de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da CBA.

PAINEL 3 – SOLDAGEM NO SETOR AUTOMOTIVO

14h – Palestra
“Fio Maciço para Aço de Revestimento de Zinco Automotivo”, com Mikael Mimer, gerente global de Produto da ESAB.

14h20 – Palestra “Soldagem a Ponto por Resistência em Chapa de Alumínio”, com Rubens Pospi, gerente de Contas da CenterLine.

14h40 – Palestra “Formas de Onda no Processo GMAW Específicas para a Indústria Automotiva”, com Lou Mendoza, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lincoln Electric.

15h – Debate mediado por Zorailde Morais, supervisora do Centro Técnico da Lincoln Electric.

PAINEL 4 – MATERIAIS 4.0 – GRAFENO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

15h50 – Palestra
“Grafeno e seus Derivados: Como Avançar em suas Aplicações no Setor Automobilístico”, com Guilhermino José Macedo Fechine, pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe).

16h20 – Palestra “Oportunidades Mercadológicas de Materiais Modificados com Grafeno”, com Anderson Maia, professor de Pós-graduação em Engenharia de Polímeros do SENAI SP.

16h50 – Debate mediado por Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do SENAI SP.

17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

5 DE JUNHO

8h – Solenidade de abertura
com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

PAINEL 5 – TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE

8h30 – Palestra
“Fitas Adesivas de Alta Performance – Um Universo de Soluções para a Indústria Automotiva”, com Fernando Beltrame, analista de Desenvolvimento e Aplicação da Nitto Denko América Latina; e Carlos Miguel, analista de Aplicação de Engenharia da Nitto Denko América Latina.

8h55 – Palestra “Adesivo Estrutural: Nova Demanda Global”, com Guilherme Shikama, Gestão Comercial da Henkel Brasil; e Marcio Pinheiro, Planejamento Estratégico da Henkel Brasil.

9h20 – Palestra "Adesivos Estruturais: Uma Ferramenta para Redução de Peso – Cases de Sucesso", com Gabriel Matos, assistente técnico de Vendas da Lord Brasil.

9h45 – Debate mediado por Daniel Dutra Moliterno, engenheiro de Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicações da Eastman Chemical do Brasil.

PAINEL 6 – AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO METÁLICOS

10h30 – Palestra
"Utilização de Materiais Sustentáveis na Indústria de Pneumáticos", com Fernanda Mussi, engenheiro de Materiais da Bridgestone.

10h50 – Palestra "Soluções em Plásticos de Engenharia e Poliuretanos para o Mercado Automotivo", com Luiz Fernando Roxo Galvão, coordenador de Negócios da Basf.

11h10 – Palestra "Aplicação de Resinas Naturais para Melhoria de Desempenho de Pneumáticos", com José Alfinger, gerente de Conta da Eastman.

11h30 – Debate mediado por Antônio Seta, gerente geral de Desenvolvimento do Produto da Bridgestone.

PAINEL 7 – COMPÓSITOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

13h – Palestra
“Evolução dos Compósitos na Plataforma Corvette”, com André Inácio, engenheiro de Produto da General Motors.

13h30 – Palestra “Evolução de Processos de Manufatura Aditiva e SMC (Sheet Molding Compound)”, com Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Estratégicos da Owens Corning.

13h50 – Palestra "Sistema de Resina Elium para Aplicações em RTM", com Patricia Lanzarini, gerente de Negócios da Arkema.

14h10 – Palestra "Competitividade em SMC e RTM", com Ariosvaldo Vieira, coordenador de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos da Tecnofibras.

14h30 – Debate mediado por Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Estratégicos da Owens Corning.

PAINEL 8 – MATERIAIS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

15h30 – Palestra
"Baterias de Grafeno para Veículos Elétricos", com Leandro Antunes Berti, coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

15h50 – Palestra “Elastômeros e Resinas de Silicone Viabilizando Aplicações de Eletromobilidade”, com José Roberto Regazzi, gerente de Vendas da Wacker.

16h10 – Palestra “Panorama da Eletrificação na Mobilidade e Como as Empresas de Materiais Podem se Preparar”, com Kareline Vaz Bueno, engenheira de Materiais da Gerdau; e Rafael Stella Galdino, especialista de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Gerdau.

16h30 – Palestra “Nióbio Ajudando o Futuro Elétrico”, com Rodrigo Amado, gerente geral da Divisão de Mobilidade da CBMM.

16h50 – Debate mediado por José Roberto Bolota, consultor da CBMM.

17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.



12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 4 e 5 de junho, a partir das 8h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Prédio 50, Cidade Universitária, São Paulo/ SP
Mais informações: http://bit.ly/12SimposioNovosMateriais




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 9237-9717

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308