Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/04/2019
Começa nesta quinta-feira (2/5), em SP, o 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody

Cinco montadoras irão apresentar carrocerias de últimos lançamentos; Encontro será realizado no IPT, em São Paulo, dias 2 e 3 de maio

Em busca de maior competitividade, a indústria brasileira investe no desenvolvimento de carrocerias que proporcionam cada vez mais segurança a motoristas, passageiros e pedestres em caso de acidentes. Compartilhar as novas soluções aplicadas na fabricação de estruturas veiculares mais leves e resistentes é o foco do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody, que será realizado dias 2 e 3 de maio, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Sob a coordenação de Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM, o encontro receberá lideranças de montadoras, autopeças, sistemistas e consultorias para programação composta por painéis de debates, palestras e mostra de engenharia, com exposição de carrocerias. Todos também irão contribuir com as discussões sobre segurança viária, que são propostas pelo Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Nesta edição, cinco montadoras – FCA, Ford, General Motors, Mercedes-Benz e PSA – irão apresentar estruturas veiculares de últimos lançamentos. Cada fabricante irá compartilhar o processo de criação da carroceria, como escolhas de processos e materiais avançados, para apresentar os resultados alcançados em redução de peso e aumento de resistência, características que garantem melhores níveis de segurança e eficiência energética aos veículos.

Segundo Taiss, a indústria nacional tem apresentado evoluções no desenvolvimento de estruturas veiculares, a partir do uso de matérias-primas avançadas, como aços de alta resistência, alumínio e magnésio. “Atualmente os grandes avanços são viabilizados, principalmente, pela aplicação de aços de alta resistência. Existe uma gama de aços e outros materiais destinados a cada componente do veículo, de acordo com a necessidade da engenharia das OEMs”, aponta o engenheiro.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção São Paulo, dirigida pelo engenheiro Marco Colosio, o 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody conta com apoio e patrocínio das seguintes organizações: Aethra, Aperam, ArcelorMittal, Benteler, Brasmetal, CBA, CBMM, ESI, Gestamp, IQA, Magna, Mitutoyo, Saint-Gobain e Trumpf.

“Os simpósios da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e velocidade dos mercados”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO DO 5º SIMPÓSIO SAE BRASIL CARBODY

2 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

09h – Abertura
com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody; e Renato Mastrobuono, conselheiro de Atividades Regionais da SAE BRASIL.

9h30 – Painel “Autopeças – Processos de Última Geração”, com Andreas Muellegger, gerente de Indústria Automotiva da Trumpf; Arun Prasath, gerente de P&D da Cosma; Mauricio Lobão, gerente de CAE da Vesta Engenharia; Tiago Pinheiro, gerente da Benteler; e Xavier Herrera, gerente de P&D da Gestamp. Mediação de Alexandre Cortez, especialista de Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

11h30 – Palestra “Stock Car”, com Gustavo Lehto, consultor de Engenharia para Desenvolvimento de Carros de Corrida da Vauraus.

12h – Apresentação de Estrutura Veicular/ Ford, com Luiz Gustavo Zamorano, gerente de Carroceria, Partes Móveis, Segurança Veicular e CAE da Ford.

14h30 – Apresentação de Estrutura Veicular/ PSA Groupe, com Thomas Beaugrand, coordenador de Produto da PSA Groupe.

16h30 – Palestra “A História do Automobilismo no Brasil e no Mundo”, com Reginaldo Leme, comentarista esportivo.

17h30 – Encerramento com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody.


3 DE MAIO – SEXTA-FEIRA

09h – Abertura
com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody.

09h30 – Painel “Segurança Veicular”, com André Gregori, CEO & CET do Grupo Thinkseg; Dino Altmann, presidente da Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e vice-presidente da Comissão Médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA); Eduardo Biavati, presidente da Em Trânsito Consultoria em Segurança Viária; e Rodrigo Amado, chefe da Divisão de Mobilidade – Desenvolvimento de Mercado Global e Tecnologia Aplicada da CBMM. Mediação de Oliver Schulze, diretor de Engenharia da JoySon Safety Systems.

10h30 – Apresentação de Estrutura Veicular/ Mercedes-Benz, com Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz; e Luiz Henrique Hidalgo Dias, analista financeiro da Mercedes-Benz do Brasil.

12h – Apresentação de Estrutura Veicular/ FCA Group, com Celso Carvalho Jr, System Responsible Underbody at Body Engineering da LATAM FCA Group; e Guilherme Henrique Fernandes, System Responsible Upperbody at Body Engineering da LATAM FCA Group.

14h – Palestra “Materiais e Processos Avançados e Benchmarking Promovendo Segurança Veicular”, com Antoine Chatelain, consultor da A2MAC1.

14h30 – Apresentação de Estrutura Veicular/ General Motors do Brasil, com Fabio Baccan, body engineer da General Motors do Brasil.

15h30 – Encerramento com Ed Taiss, consultor de Tecnologia da CBMM e chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody.



5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
Data: 2 e 3 de maio de 2019, a partir das 9h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP
Mais informações: www.bit.ly/5SimposioCarBody




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Encontro terá painéis e palestras, além de mostra de engenharia
Montadoras irão apresentar carrocerias de recentes lançamentos
Ed Taiss, chairperson do 5º Simpósio SAE BRASIL CarBody
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308