Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/05/2019
SAE BRASIL discute em RS evolução da frenagem para novos conceitos de mobilidade

Especialistas irão debater tendências em conectividade, eletrificação e direção autônoma, dias 8 e 9 de maio, na Casa Perlage, em Farroupilha

Novos conceitos de mobilidade, como conectividade, eletrificação e direção autônoma, avançam com profundas transformações nos diversos sistemas veiculares. Discutir os impactos das futuras entradas de tecnologias para os sistemas de freios é um dos objetivos do 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos, que será realizado dias 8 e 9 de maio, na Casa Perlage, em Farroupilha, RS.

Um dos principais fóruns mundiais de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e universidades, sob a direção do engenheiro Alexandre Casaril, chefe de Engenharia e Inovação da Fras-le. A programação contará com painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos, mostra de engenharia e test drive com modelos da Mercedes-Benz (Axor 2041 4x2 Rodoviário), Volkswagen (Delivery Express e TGX 28-440) e Volvo (Caminhão 6x4 VM Autônomo).

O tema “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios” norteará as discussões do primeiro painel, a partir de diversos aspectos, como desafios legais, aceitação da sociedade, capacitação tecnológica e viabilidade econômica. “As transformações tecnológicas alavancadas em eletrificação, conectividade e direção autônoma alterarão profundamente o conceito de construção dos veículos e impactarão os sistemas de freio. A competitividade da indústria brasileira nesse cenário passa pela mobilização da comunidade de engenharia, e fomentar o debate em alto nível certamente contribui para esta mobilização”, afirma Casaril.

Com mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva, o painel de abertura reunirá David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch.

Além de painéis, o encontro contará com apresentações de 15 trabalhos técnicos, nacionais e estrangeiros, em diversas áreas de interesse, como testes e validações, modelagens e simulações, materiais e matérias-primas, ruídos e vibrações, sistemas auxiliares de frenagem e eletrônica em sistemas de freios. “Os eventos da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Mostra – O encontro contará ainda com mostra de engenharia para apresentação de lançamentos em produtos e serviços. Entre as empresas expositoras estão AL-KO Technology, Braslux, Brembo, Brex, Ferdinand Erlmann, Formale, Fras-le/ Master, Green Steel, Horiba, Itaprochim, Knorr-Bremse, Link, MPT Prazisionstelie GmbH, Performance Brakes, Rimsa, Shandong, SI Group, Siemens, Sinalsul, Superior Graphite, Timken, Toigo, UCS, VirtualCAE/ Try Tests/ CarSim, Wabco e Wolverine/ Tekno.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul, dirigida do engenheiro Marcelo Kuver, o 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: Anfir, APL, Bosch, Brex, CBMM, Centro Tecnológico Randon (CTR), Ferdinand Erlmann, Fras-le/ Master, IQA, Itaprochim, Knorr-Bremse, Mercedes-Benz, MundoCoop, Siemens, Smarttech/ Multittech, Shandong, UCS, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Wabco e Wolverine/ Tekno.



PROGRAMAÇÃO

8 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

08h30 – Deslocamento
da Casa Perlage para o Centro Tecnológico Randon

09h30 – Test drive no Centro Tecnológico Randon

14h05 – Solenidade de abertura na Casa Perlage

14h40 – Painel “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios”, com Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch; David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva.

16h55 às 20h15 – Apresentações de trabalhos técnicos


9 DE MAIO – QUINTA-FEIRA

08h30 às 15h15 – Apresentações de trabalhos técnicos

15h45 – Painel “Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade – Desafios e Oportunidades”
, com César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto – Divisão Autopeças das Empresas Randon; Germano Collobialli, gerente de Aplicação e Assistência Técnica – América do Sul da WABCO; Luis Fernando Nuss, engenheiro do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus; e Pedro Orlando, gerente de Engenharia da Knorr-Bremse Brazil. Mediação de Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento do Produto da Ford Motor Company e coordenadora do Grupo de Freios do CB-05 da ABNT.

16h40 – Sessão de encerramento e entrega de Certificado Best Paper



14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos
Data: 8 e 9 de maio de 2019, a partir das 8h30
Local: Casa Perlage - rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 603, Bairro Do Parque, Farroupilha, RS
Programação completa: http://bit.ly/14ColloquiumFreios




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Alexandre Casaril, chairperson do evento
Encontro terá painéis, apresentações de papers, mostra de engenharia e test drive
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308