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19/02/2019
Sudeste tem 51 equipes na 25ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que começa amanhã em SJC

Competição começa dia 20 em São José dos Campos (SP), e reúne cerca de 1,7 mil estudantes em 87 equipes inscritas, de 17 Estados do País

São Paulo – Cerca de 1,7 mil estudantes de cursos de engenharia de Norte a Sul do País participam da Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, de 20 a 24 de fevereiro, que será realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista, ao lado da Fatec (Faculdade de Tecnologia).

“Esta é uma parceria entre SAE BRASIL, Urbam (Urbanizadora Municipal), Fatec e Prefeitura de São José dos Campos, que propicia aos alunos de engenharia de todo o Brasil apresentarem seus projetos inovadores na Competição BAJA SAE BRASIL-PETROBRAS em um parque tecnológico, berço de muitos empreendimentos empresariais de sucesso. Neste local, os estudantes têm a oportunidade de mostrar as competências técnicas, lideranças e administração de projetos ao público e aos avaliadores dos projetos”, diz Otacílio Gomes, diretor geral da SAE BRASIL.

Os veículos Baja SAE são projetados e construídos pelos próprios estudantes nas universidades, sob orientação de professores. Cada projeto é avaliado por juízes, engenheiros especializados da indústria automotiva, em provas estáticas e dinâmicas, como aceleração, manobrabilidade, velocidade máxima, tração e enduro de resistência. Além de projetar e construir os carros cabe aos alunos organizar e gerenciar as equipes responsáveis por todo o trabalho, que inclui a viabilidade econômica do carro.

Com três equipes a mais que em 2018, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS qualificará as três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas a representar o País na competição mundial, Baja SAE Rochester (6 a 9 de junho, Rochester Institute of Technology, NY, EUA), promovida pela SAE International.

A região Sudeste lidera em número de inscrições com 51 equipes, 23 do Estado de São Paulo, 14 de Minas Gerais, 11 do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo, as quais integram o total de 87 inscritas na competição de engenharia, vindas de 84 universidades de 17 Estados do País e Distrito Federal (DF).

Outras regiões - A região Sul é a segunda em número de equipes, com o total de 15 inscritas, sete do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul, e quatro de Santa Catarina. A região Nordeste é a terceira em inscrições, com 14 equipes - quatro de Pernambuco, três da Bahia, três do Rio Grande do Norte, duas da Paraíba, uma de Sergipe e uma do Piauí. Três equipes são da região Norte: a Baja UEA e a Bodó Baja, ambas da Universidade do Estado do Amazonas, e a Baja Tucuruí, da Universidade Federal do Pará.

O Centro-Oeste está representado por duas equipes de Mato Grosso do Sul, a Javalis UCDB, da Universidade Católica Dom Bosco, e a Guaicurus, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados); uma de Mato Grosso, a Onçabajaguará, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop – Facisas, e uma do DF a Piratas do Cerrado, da Fundação Universidade de Brasília.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL têm obtido sucesso entre os jovens e se mostrado celeiros de talento e inovação a ponto de cativar apoio e reconhecimento da indústria ao programa”, ressalta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

O Baja – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg.

Histórico - O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, e passou para o endereço atual - São José dos Campos - em 2016.

Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Quando: de 20 a 24 de fevereiro de 2019
Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos - Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da


PROGRAMAÇÃO 2019
Dia 20 (quarta-feira) – 18h - Cerimônia de abertura
Dia 21 (quinta-feira) – 9h às 18h - Inspeções técnicas de segurança dos veículos; avaliação de projeto dinâmico e segurança dinâmica
Dia 22 (sexta-feira) - 8h30 às 19h50 – Apresentação de projetos e verificação de segurança dinâmica
Dia 23 (sábado) - 9h às 18h20 – Provas de aceleração e velocidade máxima, tração, lama, manobrabilidade, suspensão; prova 25 anos Baja SAE BRASIL
Dia 24 (domingo) – 10h – Enduro; 15h30 - encerramento e premiação

25ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS - ETAPA NACIONAL 2019

Equipes inscritas
2019 - Total de 87 equipes inscritas /17 Estados mais DF/84 instituições de ensino
2018 –Total de 84 equipes inscritas/18 Estados mais DF/80 instituições de ensino

NORTE (2 Estados /3 equipes/2 instituições)
Amazonas (2 equipes / 1 instituição)
Carro 27 - Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Carro 48 - Bodó Baja – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (1 equipe)
Carro 03 - Baja Tucuruí – Universidade Federal do Pará


NORDESTE (6 Estados/ 14 equipes/12 instituições)
Bahia (3 equipes/3 instituições)
Carro 31 - Mandacaru Baja – Unifacs –Universidade Salvador
Carro 53 - Baajatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro 77 - Carpoeira Baja – Universidade Federal da Bahia

Paraíba (2 equipes/2 instituições)
Carro 33 - UFPBaja - Federal da Paraíba
Carro 78 - PARAHYBAJA - Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 41 - Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 55 - Mangue Baja 1 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 19 -Corisco – Universidade de Pernambuco
Carro 51 - Bajagreste – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Piauí (1 equipe)
Carro 40 - IFPI Baja - Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Central

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 2 instituições)
Carro 04 - Cactus Baja – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 69 - Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 64 -Car-kará Baja SAE – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Sergipe (1 equipe)
Carro 01-Serbaja – Universidade Federal de Sergipe


SUDESTE (4 Estados/ 51 equipes/ 49 instituições)
Rio de Janeiro (11 equipes/ 10 instituições)
Carro 56 - Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)
Carro 16 - Reptiles Baja PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica Carro
Carro 74- UFF Baja – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (UFF)
Carro 32 - AEDBaja – Faculdade de Engenharia de Resende
Carro 12 - Ali Babaja – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé
Carro 38 - Mud Runner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)
Carro 47 - Baja Víbora – Instituto Militar de Engenharia Carro
Carro 81 - Tuffão Baja SAE – Universidade Federal Fluminense Carro
Carro 10 - Minerva Baja UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Carro 35 - Quarter Mile Baja UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carro 79 - UCAM Baja – Universidade Cândido Mendes

São Paulo (23 equipes/ 21 instituições)
Grande São Paulo (10 equipes/8 instituições)
Carro 22 - Baja Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 36 - Fox Baja – Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa
Carro 46 -Mac Gear – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Carro 49 - Baja UFABC – Universidade Federal do ABC
Carro 52 - USTJ Baja – Universidade são Judas Tadeu
Carro 60 - FEI Baja 1 – Centro Universitário da FEI
Carro 61 - FATECNÓLOGOS -Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Carro 75 - FEI Baja 2 - Centro Universitário da FEI
Carro 82 - POLI AVIA AURORA - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Carro 13 - POLI AVIA LOTUS – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Interior (13 equipes/ 13 instituições)
Carro 07 - FHOBAJA Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (Araras-SP)
Carro 08 - EESC USP – Escola de Engenharia São Carlos
Carro 30 - Bullseye Racing Unifeb – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Carro 37 -Piratas do Vale – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Guaratinguetá
Carro 42 - ITA Baja -Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carro 54 - Baja SAE Clarengex – Ação Educacional Claretiana (Rio Claro-SP)
Carro 59 - Baja Mud Racing – Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Carro 62 - Tec Ilha Baja – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira
Carro 63 -Turuna Baja – FATEC – Jessen Vidal - SJC Carro
Carro 67 - Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual e Campinas
Carro 70 - PAC Baja - Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fº - FEB-Campus Bauru
Carro 72 -EEP Baja – Escola de Engenharia de Piracicaba
Carro 84 - Baja UFSCAR Federal de São Carlos

Minas Gerais (14 equipes/ 14 instituições)
Carro 50 -UFV Baja Pererecas – Universidade Federal de Viçosa
Carro 86 - Inconfidentes Baja Ufop – Universidade Federal de Ouro Preto
Carro 29 - Komiketo Baja – Universidade Federal de São João del Rei
Carro 44 - Montain Baja – Universidade Federal de Itajubá – Itabira
Carro 28 - Camaleão Baja SAE Newton – Instituto Cultural Newton Paiva
Carro 09 - Cefast Baja SAE – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 18 - Zebu Baja UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Carro 43 - Cerrado Baja – Universidade Federal de Uberlândia
Carro 17 - Rampage Baja UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 71 - Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 15 - Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá
Carro 02 - Buffalo Baja UFLA -Federal de Lavras
Carro 20 - Baja Unileste- Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Carro 83 - Corsários Baja - Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Juiz de Fora

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 66 - Vitória Baja – Universidade Federal do Espírito Santo
Carro 73 - SAMABAJA Team - Instituto Federal do Espírito Santo
Carro 05 - FAESA - Fundação de Assistência e Educação (Vitória)


SUL (3 Estados/ 15 equipes/15 instituições)
Rio Grande do Sul (4 equipes/ 4 instituições)
Carro 65 - Sinuelo Fahor – Faculdade Horizontina
Carro 39 - Mas Baja Tchê – Universidade de Passo Fundo
Carro 14 - Baja de Galpão-Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul
Carro 25 - Bombaja UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Paraná (7 equipes/ 7 instituições)
Carro 26 - Imperador UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba
Carro 85 - UFPR Baja SAE – Universidade Federal do Paraná
Carro 21 - Gralha Azul – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa
Carro 24 - Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Carro 76 - Pato Baja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco
Carro 80 - PROCOBAJA Universidade Tecnol. Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio
Carro 87 - Black Birds Baja SAE - UTP - TUIUTI do Paraná (Curitiba)

Santa Catarina (4 equipes/ 4 instituições)
Carro 23 - Udesc Velociraptor Baja – Universidade do Estado de Santa Catarina
Carro 34 - Vulcano Baja SAE -Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Carro 58 – CTJ Baja - Federal de Santa Catarina
Carro 06 - UFSC Baja SAE - Federal de Santa Catarina


CENTRO-OESTE (2 Estados + DF/ 4 equipes/4 instituições)
Distrito Federal (1 equipe)
Carro 45 - Piratas do Cerrado - Fundação Universidade de Brasília

Mato Grosso do Sul (2 equipes/ 2 instituições)
Carro 68 - Javalis UCDB – Universidade Católica Dom Bosco
Carro 11 - Guaicurus – Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Mato Grosso(1 equipe)
Carro 57 - Onçabajaguará – Facisas - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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