Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/02/2019
ARTIGO - Um quarto de século de fomento e paixão

*Marcel Izzi


São 25 anos de Baja SAE BRASIL. Metade da minha vida, 20 anos, estive no Baja. Que jornada! De calouro da engenharia que não podia fazer parte da equipe porque tinha notas baixas cheguei a diretor geral do comitê técnico da competição.

Sempre fui louco por carro. Lembro-me como se fosse ontem de reportagem publicada em um veículo de grande circulação na cidade onde eu me preparava para o vestibular de Engenharia Mecânica. Disse à minha mãe: quero fazer esses “carrinhos” na faculdade. Um ano depois, já cursando engenharia, eu estava apaixonado. Tão apaixonado quanto sou hoje.

Difícil definir a importância do Baja para a formação de futuros engenheiros. Mais ainda expressar o que o programa significou para o desenvolvimento da minha carreira profissional. O Baja SAE é um projeto estudantil que acrescenta muito mais que engenharia, dá ao aluno um universo de conhecimento e oportunidades muito além da academia. Ajudou-me a superar inúmeros desafios, como o receio de me apresentar. Ensinou-me a trabalhar em equipe e a defender minhas ideias, lidar com a frustração e com o sucesso, valorizar tanto as pequenas como as grandes conquistas.

A 25ª Competição Baja SAE BRASIL não é apenas mais uma edição, é um marco comemorativo de uma história de sucesso. Dezenas de milhares de estudantes passaram por ela e estou certo de que se tornaram engenheiros com “algo mais”, capazes de contribuir de fato para a evolução tecnológica da engenharia no País.

Em sua primeira edição realizada em 1995 na pista Guido Caloi, em São Paulo, a competição tinha apenas oito equipes participantes. Muita coisa mudou. Nesta 25ª edição estão inscritas nada menos que 87 equipes formadas por cerca de 1.700 estudantes de engenharia de universidades de Norte a Sul do Brasil, que projetam, constroem e apresentam seus protótipos a juízes especializados na indústria automobilística.

Os desafios são grandes para os estudantes nos quatro dias de avaliações e testes. Não por acaso a indústria reconhece as relevantes competências que destacam a bagagem técnica dos profissionais que já passaram pelo programa Baja SAE BRASIL. E a participação voluntária de quase 200 profissionais da engenharia, grande parte deles bajeiros, como gostamos de ser chamados, tem sido decisiva para os objetivos de fomento à inovação da tecnologia e incentivo à formação de engenheiros mais qualificados.

Sinto-me honrado em ocupar a diretoria geral do Comitê Técnico do Baja SAE BRASIL nos últimos dois anos. Estou certo de que, como eu, membros do comitê, juízes, comissários, e todos os que trabalham na parte técnica das provas sentem o desejo de retribuir o que o Baja fez por nossas carreiras e vidas, e de fazer pelos alunos o que os que nos antecederam fizeram por nós. Como o sistema se retroalimenta o aluno de hoje é o juiz de amanhã.

Os resultados das equipes que representaram o Brasil na Etapa Mundial, que ocorre anualmente nos Estados Unidos ou Canadá, com mais de 120 equipes de cerca de 10 países, são a maior prova de que estamos no caminho certo. O Brasil foi representado nas últimas 24 edições na América do Norte, e trouxe para casa cinco primeiros lugares.

Marcel Izzi é engenheiro mecânico e diretor geral do Comitê Técnico da 25ª Competição Baja SAE BRASIL, que acontece de 20 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos, SP




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581 – 99658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308