Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA – 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL

Competição de engenharia reunirá do Brasil (11 Estados + DF) e do Exterior (Colômbia, Peru, Venezuela e México) entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em Piracicaba, SP

Jornalista,

Credencie-se para a 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL, retorne esta mensagem para susete@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:

 Release
31/10/2018
São Paulo disputa 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL com 21 carros

Com o recorde de 69 carros inscritos (total), a competição de engenharia reúne este ano estudantes de 11 Estados brasileiros, DF e de mais 4 países, em Piracicaba, SP

São Paulo – O Estado de São Paulo será representado por 21 equipes formadas por estudantes universitários que concorrerão com carros do tipo Fórmula, de alto desempenho, na 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL, de 28 de novembro a 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Dos 21 os carros paulistas, 16 são movidos a motores a combustão e cinco elétricos, projetados e construídos por alunos de cursos de engenharia sob a orientação de professores dentro das instituições de ensino.

Do total de 69 veículos inscritos na competição nacional, 52 são movidos a combustão e 17 elétricos. Os estudantes representam escolas de ensino superior de 11 Estados brasileiros e Distrito Federal, e de quatro países - Colômbia, Peru, Venezuela e México.

A região Sudeste contará este ano com três Estados e 42 das 69 equipes inscritas na competição. Além de São Paulo, líder em número de carros e equipes, Minas Gerais participa com 14 equipes e Rio de Janeiro, com seis equipes.

Interior Paulista – São 13 as equipes e nove as universidades do Interior paulista inscritas na competição. Com uma campanha de quatro 1ºs lugares (2017, 2016, 2013, e 2012), um 2º lugar no pódio do Fórmula SAE BRASIL em 2015, duas 1ªs colocações, uma 2ª e uma 8ª em Lincoln, nos Estados Unidos, a equipe Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas (SP), trabalha desde julho num carro elétrico, com otimização das peças para ganhar alta performance e redução de quase 10% no peso, agora 185 kg. “É um projeto novo com alguns conceitos validados em protótipos anteriores”, diz o capitão Abdalla Tauil, 21 anos, estudante do 8° semestre Engenharia Elétrica. O projeto foi construído sobre chassi tubular em aço 1020, motor PMAC Fluxoaxial 100kW / 750 N.m, sistema de telemetria e de gerenciamento de baterias próprio.

Grande São Paulo – Oito equipes de seis universidades da Grande São Paulo se inscreveram na 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL, entre elas a Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, formada por 20 componentes, que traz o novo projeto MR18. Focado na simplificação e redução de massa, conceitos aplicados a partir do uso intenso de simulações e estudos de materiais, e equipado com novo motor 3 cilindros Triumph Daytona 675R alimentado a etanol, o carro evoluiu no sistema de suspensão e traz novo sistema de aquisição de dados. “IMT possui uma grande infraestrutura de testes em motores, o que vem possibilitando um trabalho avançado sobre o tema, estamos confiantes no resultado”, diz o capitão Willian Kurilov de Moraes 33 anos, mestrando na área de Materiais Compósitos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO

15ª Competição Fórmula SAE BRASIL - 28 de novembro a 2 de dezembro de 2018
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP, km 13,5, Piracicaba – SP
Dia 28 (quarta-feira) – chegada das equipes
Dia 29 (quinta-feira) das 10h às 18h – inspeções técnicas de segurança
Dia 30 (sexta-feira) das 9h às 16h– Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios)
Dia 1 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 2 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.

LISTA DE EQUIPES PAULISTAS
Interior - 13 equipes e 9 s universidades
Equipe V8 - FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe B'Energy Racing – FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe EESC-USP Formula SAE - Escola de Engenharia de São Carlos - USP
Equipe USP Tupã – Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe FSAE Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Equipe Unicamp E-Racing - Universidade Estadual de Campinas
Equipe Fênix Racing - UNESP Ilha Solteira
Equipe FEB Racing - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Bauru
Equipe EEL Racing - Escola de Engenharia de Lorena - USP
Equipe Unesp Racing - Universidade Estadual Paulista Campus de Guaratinguetá
Equipe Fórmula Route UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
Equipe E12 – Fórmula E-Route UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
Equipe SALE RACING - Centro Universitario Catolico Salesiano Auxilium – Araçatuba

São Paulo Capital – 8 equipes/6 universidades
Equipe Fórmula FEI - Centro Universitário FEI
Equipe Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI
Equipe Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Poli USP – Escola Politécnica da USP
Equipe Scuderia FSU - Universidade Paulista (UNIP)
Equipe Formula UNIP - Universidade Paulista (UNIP)
Equipe Scuderia UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC)
Equipe Formula ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Prova mais disputada, o enduro exige muito de carros e pilotos
Carro da Unicamp foi campeão em 2017
A Mauá Racing incorporou novo motor este ano
Competição desafia estudantes a construírem carros de alto desempenho
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308