Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/10/2018
Polo na Comunidade orienta como realizar os primeiros socorros

Organizado pelo COFIP ABC em parceria com o CCC, programa de palestras contou neste sábado (06/10) com ação realizada pela Braskem

Prestar os primeiros socorros de maneira adequada pode salvar vidas. Este foi o alerta de Julio Cesar Vignatti, técnico de Segurança do Trabalho da Braskem, que neste sábado (06/10) ministrou palestra para moradores dos jardins Silvia Maria e Sonia Maria, em Mauá. A ação foi promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

O encontro integrou o programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), fórum de relacionamento formado para ampliar o diálogo entre as indústrias associadas e as comunidades vizinhas. O foco do programa é conscientizar a população para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente.

No início da palestra, Julio explicou as diferenças entre as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192) e pelo Corpo de Bombeiros (193). Enquanto o SAMU é acionado em casos clínicos e relacionados a traumas, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado em situações que requerem resgates e salvamentos, como explosões e incêndios.

O técnico de Segurança do Trabalho da Braskem contou que a parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte em todo o mundo. “Infelizmente, muitas pessoas morrem por falta da prestação adequada dos primeiros socorros. A cada minuto sem realizar a massagem torácica, as chances de reanimar uma vítima em parada cardíaca diminuem 10%”, alertou.

Em seguida, Julio explicou como a população pode oferecer suporte básico a uma vítima até a chegada do socorro especializado. Os primeiros socorros envolvem as seguintes etapas: 1- verificar a segurança do local, 2- avaliar o estado geral da vítima, 3- manter contato com o serviço de emergência e 4- monitorar e manter os sinais vitais da vítima.

Outra orientação foi como fazer de maneira eficaz o contato telefônico com o serviço de emergência. “Antes de tudo, as pessoas precisam informar nome, telefone e endereço porque a ligação pode cair. Em seguida, devem fornecer dados sobre o estado da vítima para receberem orientações enquanto aguardam a chegada da viatura”, explicou.

Ser rápido, manter a calma e passar tranquilidade para a vítima são posturas fundamentais durante a prestação dos primeiros socorros. “Às vezes a situação é controlável, mas a pessoa é dramática. Ela não pode se desesperar para não agravar a situação. É preciso saber interpretar o que está vendo porque isto pode evitar um desmaio”, exemplificou.

Polo na Comunidade – Em parceria com o CCC, o COFIP ABC organiza periodicamente palestras que são destinadas à população do entorno do Polo, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). Segundo Ana Govatto, coordenadora do CCC, o objetivo é oferecer às comunidades do entorno palestras sobre temas que sejam relevantes, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente. “Nós priorizamos assuntos que possam ser aplicados ao cotidiano da população, sejam nas residências, nos locais de trabalho ou nos equipamentos públicos”, afirmou.


SOBRE A BRASKEM
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308