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 Release
23/10/2018
Começa amanhã (24/10), em Sorocaba, o 16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Especialistas em motores ciclo Otto e sistemas de transmissões participarão encontro, que será realizado no Parque Tecnológico, em Sorocaba (SP), até quinta-feira (25/10)

Eficiência energética é uma prioridade da indústria brasileira frente à competição global e aos desafios do Rota 2030. Discutir as principais tendências em motores ciclo Otto e sistemas de transmissões relacionadas ao tema, com foco em analisar a viabilidade de novas aplicações no mercado nacional, é a proposta central do 16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado dias 24 e 25 de outubro, no Parque Tecnológico, em Sorocaba (SP), sob a direção do engenheiro Sérgio José Kramer, diretor de Engenharia do Produto da Eaton para América do Sul.

Engenheiros-chefes e pesquisadores irão comandar palestras técnicas, sessões de debates, minicursos e atividades interativas em duas programações simultâneas, uma para motores de ciclo Otto e outra para sistemas de transmissões (ver abaixo a grade completa do simpósio), durante os dois dias. Em paralelo, o público poderá ver uma exposição tecnológica com novos desenvolvimentos para powertrain. Pela primeira vez, no encerramento do encontro, haverá programação comum aos dois grupos, um painel focado em eficiência energética.

Segundo Kramer, prover inovações a um custo competitivo e adequado às futuras legislações é um dos principais desafios da engenharia, que trabalha para viabilizar a introdução dos avanços mundiais nos sistemas de powertrain brasileiros, com a otimização de tecnologias e a adequação da infraestrutura de indústrias e laboratórios de testes. “Uma expectativa da indústria é que o Rota 2030 potencialize o desenvolvimento da engenharia e reforce o uso do etanol para a melhoria da eficiência energética”, avalia o engenheiro.

Destinado aos profissionais da indústria, pesquisadores e universitários, o encontro abordará tecnologias potenciais a serem implementadas ou intensificadas no País, como veículos híbridos com motores flex (particularidade nacional), combustíveis alternativos, motores e-turbo, lubrificantes de baixo atrito e sistemas Mild Hybrid. Do ponto de vista estratégico, haverá discussões sobre as demandas de capacitação para a engenharia (P&D e RH) no Brasil, como a formação de profissionais com diferentes habilidades.

Organizado pela Seção Campinas da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Mauro Moraes de Souza, o 16º Simpósio SAE BRASIL de Powetrain conta com o patrocínio e o apoio das seguintes empresas e instituições: Afeevas, Aquecimento Industrial, AVL, BorgWarner, Bosch, Centro Universitário FEI, Eaton, Horiba, Infineum, IQA, MundoCOOP e Schaeffler. “Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO DO 16º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE POWERTRAIN

MOTORES CICLO OTTO

24 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA) - AUDITÓRIO PRINCIPAL

08h – Cerimônia de Abertura

Painel 1

08h20 – Palestra
“Mudança de Marchas Otimizadas para Economia de Combustível”, com Fernando Rovai, engenheiro de P&D de Powertrain da Volkswagen.

09h – Palestra “Engine-in-the-Loop Calibração e Ambiente de Testes – Desenvolvimento de Sistemas de Propulsão Futuros, Eficientes, Robustos e Adequados para RDE (Real Drive Emissions)”, com Daniel Guse, da FEV.

09h40 – Palestra “Tendências em Eletrificação para Turbos – eTurbo”, com Lauro Takabatake, diretor de Engenharia da BorgWarner.

10h50 – Palestra “Desafios em RDE (Real Drive Emissions) para o Mercado Brasileiro”, com Ariel Fortes, engenheiro de Desenvolvimento da AVL.

11h30 – Palestra “Overview de Futuros Lubrificantes para Economia de Combustível em Veículos de Passageiros”, com Ciro Galvão, gerente comercial da Idemitsu.

13h40 – Palestra “O Mercado de Trabalho e a Retomada do Setor Automotivo”, com Débora Martins, especialista em Recrutamento da Robert Half.

14h20 – Palestra “Resultados Inovar-Auto e Perspectivas para o Rota 2030”, com Victor Silva, analista Sênior de Powertrain da IHS. Moderação de Fausto Neves, consultor da FN Consulting.

Painel 2 – Tendências em Powertrain

15h30 – Palestra
“Melhorias no Motor PSA Puretech 1,2L Turbo – Resposta Transiente, Redução de Atrito e Confiabilidade”, com Josué Sena, gerente de Qualidade de Projeto da PSA.

16h – Palestra “Combustão ou Eletrificação? A Perspectiva do Poço-a-Roda”, com Marcos Clemente, gerente de P&D da MAHLE Powertrain.

16h30 – Palestra “Oportunidades dos Biocombustíveis para Novas Tecnologias de Motores”, com Roger Guilherme, gerente da Volkswagen. Moderação de Henrique Pereira, consultor da HBP Consulting.

17h30 – Encerramento

25 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) – AUDITÓRIO 2

08h15 – Abertura

Painel 1 – Lubrificantes e Combustíveis

08h30 – Palestra
“Aspectos Econômicos do Uso de Etanol de Alta Hidratação e Efeitos da Taxa de Compressão em Eficiência e Emissões de um Motor Ciclo Otto”, com Mario Martins, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

09h – Palestra “A Contribuição da Lubrificação para a Superlubricidade”, com Leandro Benvenutti, gerente de Contas da Infineum.

09h30 – Palestra “A Importância dos Combustíveis Aditivados nos Novos Motores”, com Ricardo França, coordenador técnico de Combustíveis da Ipiranga.

10h – Debate moderado por de Ciro Galvão, gerente comercial da Idemitsu.

Painel 2 – P&D em Motores

11h – Palestra “Controle do Consumo de Combustível e Emissões em Motor SI com Pré-câmara de Combustão”, com Vinícius Roso, doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

11h30 – Palestra “Reduzindo o Atrito e o Desgaste – Caminhos do Laboratório para Aplicações Reais”, com Roberto Martins de Souza, professor da Universidade de São Paulo (USP).

12h – Palestra “Estudo Experimental de um Motor com Ciclo de Dois Tempos com Válvulas Suspensas”, com Macklini Dalla Nora, professor adjunto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

12h30 – Debate moderado por Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

14h30 – Painel 3 – Eficiência Energética

Palestra
“ROTA 2030: Soluções AVL para Alcançar Alta Eficiência com Foco no Etanol”, com Thomas Guntert, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL.

Palestra “Redução de Consumo de Combustível – Case: Comparativo de Transmissões de 5 e 6 Marchas Aplicadas em Micro Ônibus Urbanos”, com Pedro Augusto Rodrigues, engenheiro líder de Projetos da Eaton.

Palestra “Ciclo de Vida de CO2 Associado ao Uso de Veículos Elétricos e a Etanol”, com Joaquim Seabra, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Palestra “Tendências das Transmissões na Transformação do Powertrain”, com Renato França, gerente de Engenharia da Schaeffler.

Moderação de Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

16h30 – Encerramento



SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

24 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA) – PROGRAMAÇÃO DE CURSOS – AUDITÓRIO 2

08h – Cerimônia de Abertura

08h20 – Curso
“Conceitos de Transmissões”, com Leandro Perestrelo e Marco Barreto, ambos professores do Centro Universitário FEI.

09h20 – Curso “O Uso de Pêndulos Centrífugos para a Absorção de Vibrações Torcionais em Trens de Potência Automotivos”, com Vinícius Simionatto, pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

10h50 – Curso “Sincronização e Aquisição de Dados em Veículo”, com Guilherme Biagio, especialista em Sincronizadores da EATON.

11h50 – Curso “Veículo Autônomo”, com Dr. Marcelo Becker, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Moderação de Roberto Bortolussi, professor do Centro Universitário FEI.

13h50 – Café Interativo (atividades práticas)
1) Impressão 3D: 3D Criar, com Daniel Huamani, diretor de Tecnologia da 3D Criar.
2) Transmissão Automática de 10 Velocidades: Mustang (Ford), com Reinaldo Araújo, da Ford.

15h30 – Curso “Eficiência Energética em Rolamentos”, com Peterson Cardoso, engenheiro de Aplicação da NSK.

16h30 – Encerramento

25 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) – PROGRAMÇÃO TÉCNICA – AUDITÓRIO PRINCIPAL

08h10 – Abertura

Bloco 1 – Conceitos de Transmissões: AT, CVT, TVD

08h30 – Palestra
“Muito Além do Off Road: Sistemas de Tração Integral - 4WD & AWD”, com Demetrio Vettorazzo Neto, engenheiro-chefe assistente – Transmissões Manuais e Automáticas – da GM.

08h50 – Palestra “CVT DSG com Engrenagens – Aisin AI”, com Fausto Souza de Assis, supervisor de Operações da Aisin AI.

09h10 – Palestra “Aspectos da Manufatura de Transmissões – Case: Nova transmissão Manual Ford 1,5L – Manufatura 4.0”, com Marcelo Cardamoni, supervisor de Desenvolvimento de Produto da Ford.

09h30 – Debate moderado por Renato Acacio Alves Oliveira, da Schaeffler.

Bloco 2 – Componentes de Transmissões: Materials, Actuation, Dog Clutch, NVH

10h30 – Palestra
“Da Expectativa do Cliente de Transmissão até a Especificação Técnica do Material: Encontrar um Caminho entre Muitos”, com Eduardo Nunes, líder de Grupo da General Motors.

11h – Palestra “Capacidade de Desenvolvimento e Simulação de Hardware de Transmissão: Melhoria da Eficiência Energética do Veículo”, com Felipe Oliveira, engenheiro de Drive Quality – Powertrain da General Motors do Brasil.

11h30 – Palestra “Adequação de Capacidade Instalada para Novo Conversor de Torque em Ambiente de Baixo Volume”, com Jorge Tadeu Berno Jr., engenheiro de Processos da Caterpillar.

13h – Palestra “Juntas para Transmissões de Veículos Elétricos”, com Roberto Kenji Hayashi, gerente de Desenvolvimento de Produto e Novas Tecnologias da Sabó.

13h30 – Palestra “A Simulação de Fundição Focada na Engenharia de Produto”, com Ozenias Santos Silva, projetista mecânico da ZF.

Debate moderado por Ricardo Vaz dos Santos Júnior, supervisor de Calibração de Powertrain da Ford.

14h30 – Bloco 3 – Fórum Aberto de Tecnologia: Eficiência Energética

Palestra
“ROTA 2030: Soluções AVL para Alcançar Alta Eficiência com Foco no Etanol”, com Thomas Guntert, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL.

Palestra “Redução de Consumo de Combustível – Case: Comparativo de Transmissões de 5 e 6 Marchas Aplicadas em Micro Ônibus Urbanos”, com Pedro Augusto Rodrigues, engenheiro líder de Projetos da Eaton.

Palestra “Ciclo de Vida de CO2 Associado ao Uso de Veículos Elétricos e a Etanol”, com Joaquim Seabra, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Palestra “Tendências das Transmissões na Transformação do Powertrain”, com Renato França, gerente de Engenharia da Schaeffler.

Moderação de Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

16h30 – Encerramento



16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain
Data: 24 e 25 de outubro de 2018, das 8h às 16h30.
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte, Sorocaba - SP




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Sérgio José Kramer, chairperson do simpósio
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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