Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/09/2018
SAE BRASIL debate em Caxias do Sul rotas para a manufatura do futuro

Lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias participarão do encontro, que será realizado no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, dia 10 de outubro

Para avançar em direção à Manufatura 4.0, a indústria precisa fortalecer os alicerces neste período pós-crise. Compartilhar as melhores práticas na área é a proposta central do 10º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, que reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, dia 10 de outubro. O encontro tem a direção de Alex Etevaldo da Silva, diretor de Qualidade e Confiabilidade do Produto da Marcopolo.

Com o mote “Caminhos da Competitividade: dos Alicerces à Manufatura do Futuro”, o simpósio contará com três painéis, compostos de palestras, apresentações de cases e sessões de debates. A programação abordará os diferentes estágios da manufatura brasileira, desde organizações que precisam fortalecer os alicerces para recuperar as perdas da crise até empresas que já possuem cases de Indústria 4.0.

“Nós precisamos adaptar as nossas fábricas para as tendências da indústria automotiva, como a eletrificação e as fontes alternativas de propulsão. Como podemos converter uma fábrica de componentes de motores a combustão para fabricar também motores elétricos com o menor valor de investimento possível? Essa adaptação na manufatura passa automaticamente pela Indústria 4.0, cujo grande diferencial é justamente a flexibilidade com baixo investimento”, aponta Silva.

Em paralelo, o público poderá visitar exposição de manufatura com as últimas inovações em produtos e serviços voltados à área. Entre os expositores estarão Autton, Bondmann, Ciriex, Dassault, Denker, ESI, Grapho, Grupo ArpiAspersul, Grupo GPS, Lesi/ Seco, Okuma, Powermig, Salvagnini, Siemens, Staufen Taktica, Tiesse, Trumpf, UCS e Uniftec. Para o dia 11 de outubro, ainda estão programados minicursos e visitas técnicas às empresas Marcopolo, Todeschini e Tramontina. (ver abaixo a programação)

“Os simpósios da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e velocidade dos mercados”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, sob a direção de Sandro Trentin, o 10º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores: APL, Bondmann, CIC, Dassault Systemes, ESI, Grupo ArpiAspersul, IQA, Lesi/ Seco, Marcopolo, PGQP, Porsche Consulting, Powermig, Salvagnini, Seta, Siemens, Simecs, SIMMME, Sindipeças/Abipeças, Tiesse, TOTVS, Trumpf, UCS, Uniftec e VE3.



PROGRAMAÇÃO DO 10º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE MANUFATURA

10 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

08h50 – Solenidade de abertura

09h15 – Palestra de abertura com Mauro Correia, presidente do Grupo CAOA e presidente da SAE BRASIL.

PAINEL 1

10h35 – Palestra "A Arte de Transformar Criando Valor e Ganhos em Produtividade", com Alexandre Dorival Gazzi, COO das Montadoras Randon S/A Implementos e Participações.

11h10 – Palestra “Os Desafios da Indústria 4.0 em Tempos de Crise”, Angelin Adams, CEO da Bruning Tecnometal.

11h45 – Debate mediado por Junico Antunes, CEO da Produttare.

PAINEL 2

13h20 – Palestra “Estabilização das Operações e Preparação à Indústria 4.0”, com Ranieri Karkow, diretor industrial da STIHL Ferramentas Motorizadas.

13h55 – Palestra “A Jornada para a Qualidade Diferenciada do Produto”, com Jeferson Luiz de Oliveira, gerente da Qualidade de Fábrica (Montenegro – RS) da John Deere Brasil.

14h30 – Palestra “Produto e Processo: a Manufatura pelo Cliente”, com Marcelo Daibert Martinelli Vidal, gerente de Manufatura da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

15h05 – Debate mediado por Dario Spinola, diretor-geral da Staufen Táktica Consultoria e Academia.

PAINEL 3

16h10 – Palestra "Mercedes-Benz na Era da Indústria 4.0", com Carlos Santiago, vice-presidente de Operações (COO) da Mercedes-Benz do Brasil.

16h45 – Palestra "Smart Factory – A Fábrica do Futuro", com Ingo Glawe, partner da Porsche Consulting.

17h20 – Debate mediado por Victor Gomes, gerente de Operações do Instituto de Inovação em Metalmecânica do Instituto SENAI de Inovação e diretor da Unidade EMBRAPII – Sistemas de Sensoriamento.

17h50 – Sessão de Encerramento


11 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

08h – Treinamento Prático de Ferramentas Lean 0.0, com Sérgio Caracciolo, responsável pela Implementação Lean na General Motors do Brasil, e Ronaldo Caracciolo, engenheiro automobilístico com especialização em Lean. Local: Marcopolo – Unidade Ana Rech.

09h30 – Minicurso “Continuidade Digital na Manufatura – MES e APS”, com Rogério Dias, gerente de Manufatura Digital da SKA. Local: UnifTec.

09h30 – Minicurso “O Impacto de uma Metodologia de Gerenciamento Total na Soldagem, no Custo Final do Processo”, com Diogo Ferreira, executivo de Vendas da Powermig. Local: UnifTec.

09h30 – Minicurso “Jornada para a Indústria 4.0 – Conheça as Principais Tecnologias”, com Cesar Monteiro, gerente de Estratégia e Oferta para o Segmento de Manufatura da TOVTS, e Marcelo Pinto, diretor executivo da PPI-Multitask. Local: UnifTec.

09h30 – Minicurso “Realidade Virtual Imersiva Aplicada à Engenharia”, com Rafael Baldini Barud, gerente de Contas da ESI Group. Local: UnifTec.

09h30 – Minicurso “Planejamento da Cadeia do S&OP até a Sincronização da Produção”, com Carlos Eduardo Panitz, diretor da VE3. Local: UCS.

09h30 – Minicurso “Competitividade é o Desafio, Transformação Lean é o Caminho”, com Dário Spinola, Diretor-geral da Staufen Táktica Consultoria e Academia. Local: UCS.

09h30 – Minicurso “Pesquisa Operacional e Otimização como Suporte à Tomada de Decisão na Indústria 4.0”, com Leandro Luís Corso, consultor, professor e pesquisador da UCS. Local: UCS.

09h30 – Minicurso “O Pensamento Exponencial no Contexto da Manufatura”, com Enor Tonolli, empresário, professor e pesquisador da UCS. Local: UCS.

09h30 – Minicurso “Cynefin Framework – Evoluindo o Modelo de Gestão para um Mundo Cada Vez Mais Complexo e Complicado”, com Márcio Alexandre Francato, sócio e diretor da SETA Desenvolvimento Gerencial. Local: UCS.

14h – Visitas Técnicas às Empresas Marcopolo, Tramontina e Todeschini



10º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura
Data: 10 de outubro de 2018, das 08h50 às 18h.
Local: Hotel Intercity Premium Caxias do Sul – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul – RS

Treinamento
Data: 11 de outubro de 2018, das 08h às 17h.
Local: Marcopolo (Unidade Ana Rech) – avenida Rio Branco, 4889, Ana Rech, Caxias do Sul – RS

Minicursos
Data: 11 de outubro de 2018, às 09h30.
Locais: Uniftec – rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Cinquentenário, Caxias do Sul – RS
UCS – rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Petrópolis, Caxias do Sul – RS

Visitas Técnicas
Data: 11 de outubro de 2018, das 14h às 16h.
Todeschini – Saída do Hotel Intercity Premium Caxias do Sul às 12h30 (transporte incluso)
Tramontina – Saída do Hotel Intercity Premium Caxias do Sul às 13h (transporte incluso)
Marcopolo (Unidade Ana Rech)




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL
Alex Etevaldo da Silva, chairperson do simpósio
Simpósio contará com palestras, cases e sessões de debates, além de mostra tecnológica
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308