Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/09/2018
Amanhã (18/09), em SP, SAE BRASIL apresenta tendências em testes e simulações

Especialistas participarão do encontro, que será realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, nesta terça-feira (18/09)

Com o advento da Indústria 4.0, avançadas tecnologias direcionam o desenvolvimento do produto a patamares mais elevados e demandam da engenharia melhor tratamento dos dados gerados. Discutir novas soluções para o projeto e o desenvolvimento de produtos e processos de produção, que permitam elevar a garantia dos resultados e a redução do tempo de desenvolvimento, é o objetivo do 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, que será realizado nesta terça-feira (18/09), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Sob a direção do engenheiro Leandro Garbin, diretor da VirtualCAE, o encontro receberá especialistas e gestores de projetos, testes e simulações, bem como empresas que desenvolvem ferramentas para essas atividades no Brasil e no Exterior. Na pauta, palestras e debates sobre as últimas tendências em diversas áreas, como novas aplicações de manufatura aditiva para a redução do peso de componentes automotivos e avanços na eletrificação veicular. Haverá também apresentações sobre testes em campos de provas (ver abaixo a programação do simpósio).

“Novas ferramentas de projeto e desenvolvimento permitem uma grande aceleração na concepção de produtos, bem como no seu aprimoramento. São tecnologias que devem apoiar a engenharia a fazer certo na primeira vez porque já não existe espaço na indústria da mobilidade para a ação empírica, que envolve criar protótipos para posterior avaliação. O foco é ter certeza na fase do desenvolvimento virtual”, aponta Garbin.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Marco Colosio, o 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações também terá mostra tecnológica, na qual empresas expositoras apresentarão as últimas novidades em ferramentas para a evolução da engenharia. “Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e oferecem aos profissionais da engenharia conteúdo fundamental para os desafios competitivos”, aponta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.


PROGRAMAÇÃO DO 16º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES

18 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

08h – Abertura
com Leandro Garbin, diretor comercial da VirtualCAE e chairperson do 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, e Gábor Deák, conselheiro da SAE BRASIL.

08h20 – Palestra "Moderna Instalação de Campo de Provas no Brasil com Qualidade de Classe Mundial e Padrões de Testes Harmonizados para Desenvolvimentos Globais", com Jonathan Peter Marxen, engenheiro especialista em Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz.

08h35 – Palestra “Definição de uma Metodologia para Correlação de Danos Causados em Diferentes Subsistemas de um Implemento Rodoviário”, com Maicon Molon, engenheiro de Testes do Campo de Provas Randon.

08h50 – Palestra "Durabilidade na Era da Digitalização e Conectividade", com Paulo Sergio Pomaleski, gerente de Serviços da Smarttech.

09h05 – Palestra “Validação de Produtos e Testes Externos de Operações”, com Juan Carlos Dehoyos, gerente de Testes Externos da Bridgestone America Product Development.

09h20 – Debate mediado por Joel Boaretto, do Campo de Provas Randon

09h40 – Palestra “Análise de Elementos Finitos do Sistema de Amortecimento de Embreagem Unidirecional de Molas e Vibração Torcional para Polia de Desacoplamento do Alternador com Correlação Experimental”, com Lucas Figueiró Berto, da ZEN S/A.

09h55 – Palestra “Avaliação de Componente de Suspensão Veicular Sob Fadiga com Carregamentos de Amplitude Variável”, com Gabriel Radaelli Piazza, engenheiro de CAE da Suspensys.

10h10 – Debate mediado por Marcus Bittar, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Dassault Systèmes.

10h50 – Palestra “Previsão de Vida de Fadiga de Solda Cordão Baseada em Elementos Finitos de Estruturas de Chapa Fina no Domínio do Tempo e da Frequência”, com Edinilson Alves Costa, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da Ford Motor Company.

11h05 – Palestra “Análise das Propriedades Mecânicas de um Componente Metálico Produzido por Manufatura Aditiva, com Giovanni Prandini, da VirtualCAE.

11h20 – Palestra “Desafios Típicos em NVH para Testes e Análise de Motores Elétricos”, com Davi Cury, engenheiro de Aplicação da Siemens PLM.

11h35 – Debate mediado por Arnaldo Camarão, consultor independente.

11h40 – Palestra “Estudo de um Crashbox Origami por meio de Metamodelos”, com José Eduardo Corrêa Santana e Silva, da Volkswagen.

12h10 – Palestra “Whiplash – Representação em CAE e Estudos de Caso”, com Ramon Juan Silva, engenheiro de Aplicação da ESI Group SA.

12h25 – Palestra “Processo de Correlação para Simulador Veicular Dinâmico”, com Rudinixon Moreira Bitencourt, da FCA

12h40 – Debate mediado por Silvio de Castro Alano, da ESI Group.

14h15 – Palestra “Certificações Globais de Segurança para Conjuntos de Cabos de Carregamento EV”, com Rich Byczek, diretor global de Tecnologias de Transporte da Intertek.

14h30 – Palestra "Análise de Rolamentos Eletro-hidrodinâmicos (EHD) com AVL EXCITE", com Brian McCaskey, engenheiro de Suporte da AVL.

14h45 – Palestra “Como Lidar com o Grupo de Tamanhos Potenciais de Pneus/ Rodas no Processo Inicial de Desenvolvimento de Veículos”, com Francesco Calabrese, do Fraunhofer Institut Fuer Techno.

15h – Debate mediado por Renata Zava, diretora de Vendas da AVL.

15h20 – Palestra “Conversão de um Veículo com Propulsão a Combustão em um Veículo Elétrico e Comparação do Desempenho Dinâmico Utilizando Speed e CarSim”, com Jonaína Reckziegel, Pesquisa e Desenvolvimento de Carros Elétricos da VirtualCAE.

15h35 – Palestra “Tensão Residual Heterogênea em Engrenagens de Metalurgia de Pó de Alto Desempenho”, com Lucas Barreiros Robatto, doutorando em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

15h50 – Debate mediado por Thiago Negretti, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes Benz.

16h30 – Debate “Cenários do Programa Rota 2030”, com Roberto Ramos, gerente sênior de CAE da General Motors; Fernando Ferraz, diretor de Operações da AKAER; Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento da Robert Bosch; e Luciano Santos, ex-diretor de Integração e Performance Veicular do Campo de Provas e Engenharia de Materiais da General Motors para América Latina.

17h45 – Encerramento com Marco Colosio, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.



16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações
Data: 18 de setembro de 2018, das 8h às 18h.
Local: Milenium Centro de Convenções – rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino, São Paulo, SP




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308