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 Release
10/08/2018
ARTIGO – Rotas para a sustentabilidade do mercado diesel

*Por Everton Lopes da Silva

A redução de emissões, locais e de efeito estufa, é atualmente o principal motivador de novas políticas públicas voltadas para a indústria automotiva. Ao mesmo tempo, o custo de operação para veículos comerciais e aplicações fora de estrada representa um dos principais fatores de decisão para o consumidor final na hora de efetivar uma aquisição, uma vez que o custo de operação influenciará diretamente a rentabilidade dos negócios.

Este balanço entre o atendimento das políticas públicas e a otimização do custo de operação pode ser alcançado com a aplicação de novas tecnologias, desenvolvidas continuamente pela indústria automotiva e sua cadeia de fornecimento. Para o atendimento das crescentes demandas do mercado nacional, já existem soluções locais que possibilitam a aplicação de tecnologias sustentáveis, economicamente viáveis e adequadas às legislações vigentes e demandas específicas dos clientes.

Atualmente o Brasil vivencia uma fase ímpar com diversas discussões sobre políticas públicas em curso, como as novas fases do Proconve para emissões veiculares, o Rota 2030 para eficiência energética e desenvolvimento industrial e o RenovaBio para produção e aplicação de biocombustíveis. Certamente, tais políticas encaminharão o Brasil para um patamar global de desenvolvimento, valorizando o parque industrial e intelectual automotivo brasileiro.

As tecnologias de redução das emissões locais, tais como os sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento, otimização da combustão através dos avanços tecnológicos dos sistemas de injeção de combustível e aplicação de combustíveis renováveis estão se tornando cada vez mais comuns nos motores modernos e deverão fazer parte das possíveis soluções para o atendimento das próximas etapas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

Já no campo da eficiência energética as aplicações de novos materiais para a redução de atrito e o aumento da resistência estrutural de componentes, óleos lubrificantes de baixa viscosidade, sistemas de transmissão otimizados, soluções de gerenciamento térmico e novos sistemas híbridos deverão apoiar o aumento da eficiência energética do veículo e, por consequência, a redução dos gases de efeito estufa.

Quem tiver interesse em saber mais sobre essas tecnologias e discutir o futuro do mercado diesel está convidado a participar do 15° Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada, que reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias no Teatro Positivo, em Curitiba, dias 14 e 15 de agosto. Este ambiente de debate contribuirá para a formação de opinião sobre as principais rotas para a sustentabilidade do setor, com foco na eficiência da operação. Participe!

* Everton Lopes da Silva é gestor de Pesquisa do Centro Tecnológico da MAHLE Brasil e membro da comissão organizadora do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada





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Everton Lopes da Silva é gestor de Pesquisa do Centro Tecnológico da MAHLE Brasil e membro da comissão organizadora do 15º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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