Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/06/2018
Defesa Civil de Ribeirão Pires vai às escolas para conscientizar sobre os perigos dos balões

Ação integra a campanha “Balões: Perigo e Crime”, que é realizada pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e pelo Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava)

A Defesa Civil de Ribeirão Pires já começou a percorrer escolas da rede pública para conscientizar estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental sobre os perigos da soltura de balões. Programada para quinta-feira (21), a próxima palestra deverá contemplar cerca de 200 alunos da Escola Estadual Francisco Prisco, localizada no Parque das Fontes.

Com o apoio de bombeiros civis voluntários, agentes da Defesa Civil realizam as palestras de conscientização neste mês de junho, quando as ocorrências tendem aumentar em função das festas juninas e dos jogos da Copa do Mundo.

Além de alertar sobre os perigos dos balões, o grupo fala sobre os procedimentos em caso de emergência. “Nós explicamos enquanto passamos um vídeo que mostra diferentes ocorrências e apresentamos os equipamentos utilizados pelos bombeiros, como máscaras e capacetes”, diz Antonio Donizetti Guimarães, chefe de Divisão e Relações Públicas da Defesa Civil de Ribeirão Pires.

A ação faz parte da campanha de conscientização “Balões: Perigo e Crime”, promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e pelo Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava). A iniciativa conta também com distribuição de folhetos e divulgação de vídeo animado (https://youtu.be/j8DAIZAT05s) nas redes sociais.

CRIMES AMBIENTAIS – Desde 13 de fevereiro de 1998, fabricar, comercializar, transportar ou soltar balões são ações criminosas, passíveis de punição, que pode chegar a três anos de detenção, conforme a lei federal 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). Para fazer denúncias, a recomendação é ligar para o Disque Denúncia (181) ou para a Polícia Militar (190).


SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

SOBRE O PAM
O PAM – Plano de Auxílio Mútuo – é um programa que visa a atuação integrada de empresas e órgãos públicos para maior eficiência no controle de emergências. Por meio do plano, uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, que liberam recursos humanos e materiais, para realizar a resposta à emergência. Atualmente 11 empresas do Polo Petroquímico – AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (três unidades), Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, RECAP – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (duas unidades) e Vitopel – integram o plano, que tem o apoio de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308