Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Para assistir ao vídeo da campanha, basta acessar o link: https://youtu.be/j8DAIZAT05s

 Release
07/06/2018
Polo Petroquímico lança a campanha “Balões: Perigo e Crime”

Para alertar a população sobre os perigos da soltura de balões, iniciativa conta com divulgação de vídeo animado nas redes sociais

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e o Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava) lançam a campanha de conscientização “Balões: Perigo e Crime”, cujo foco é alertar para os perigos da soltura de balões, bem como incentivar a população a denunciar a ação criminosa.

A campanha será realizada entre os meses de junho e julho, quando as ocorrências tendem aumentar em função das festas juninas e dos jogos da Copa do Mundo. “Todos precisam entender que soltar balão não é meramente uma brincadeira, mas uma ação criminosa, que coloca a comunidade em risco”, afirma Luiz Sarno, coordenador do PAM Capuava.

Uma das novidades desta edição é a divulgação de um vídeo animado nas redes sociais. Com duração de 40 segundos, o filme faz o alerta de maneira leve e figurativa. “Nós optamos pela linguagem de animação e pelo tom instrutivo com o objetivo de alcançar diferentes públicos da comunidade, de crianças a adultos”, conta Sarno.

Além da animação, disponível na internet (https://youtu.be/j8DAIZAT05s), a campanha conta com a distribuição de folhetos informativos e a realização de oficinas em escolas públicas da região, com o apoio dos departamentos de Defesa Civil das prefeituras de Mauá, Santo André e Ribeirão Pires.

Historicamente, o principal risco externo às plantas industriais do Polo Petroquímico é a queda de balões, que tem indicador mensal, controlado pelo PAM, desde 2001. “Nós registramos 207 quedas de balões nas plantas industriais em 2014, contra 99 em 2015, 85 em 2016 e 82 em 2017. As campanhas mostram resultados, mas exigem continuidade”, avalia Sarno.

Para evitar incêndios, explosões e outros perigos, os brigadistas do PAM monitoram o céu 24 horas por dia e alertam as empresas por meio de sistema interno de comunicação, quando há risco de queda de balão no complexo industrial. Vias internas bem sinalizadas, que interligam as plantas industriais, permitem atuar com rapidez em casos de emergências.

CRIMES AMBIENTAIS – Desde 13 de fevereiro de 1998, fabricar, comercializar, transportar ou soltar balões são ações criminosas, passíveis de punição, que pode chegar a três anos de detenção, conforme a lei federal 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). Para fazer denúncia, a recomendação é ligar para o Disque Denúncia (181) ou para a Polícia Militar (190).


SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

SOBRE O PAM
O PAM – Plano de Auxílio Mútuo – é um programa que visa a atuação integrada de empresas e órgãos públicos para maior eficiência no controle de emergências. Por meio do plano, uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, que liberam recursos humanos e materiais, para realizar a resposta à emergência. Atualmente 11 empresas do Polo Petroquímico – AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (três unidades), Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, RECAP – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (duas unidades) e Vitopel – integram o plano, que tem o apoio de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308