Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/05/2018
Os muitos benefícios da maçã

A fruta é rica em fitonutrientes que ajudam na manutenção e promoção da saúde

* Vanessa da Veiga

Originária da Ásia e conhecida desde o período Neolítico, a maçã é a fruta mais cultivada do mundo e faz parte da tradição de muitas culturas. Ao longo da história, inúmeros estudos têm comprovado os vários benefícios da maçã, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Estes benefícios devem-se à quantidade de polifenóis e flavonoides presentes especialmente na casca, substâncias que combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento, porque preservam as células. A maçã contém vitaminas B1, B2, niacina, sais minerais, fósforo e ferro, e é rica em pectina, fibra solúvel que melhora a microbiota intestinal e aumenta o bolo fecal. Outro componente da fruta é a quercetina, um flavonoide natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas (pois atua sobre o sistema imunológico), antiviral, antialérgica e de proteção cardiovascular, por prevenir o aumento das taxas de colesterol e manter os níveis ideais de glicose e triglicerídeos. A fruta é considerada um ‘alimento detergente’ que ajuda a manter a boa higiene bucal, uma vez que as fibras promovem uma autolimpeza nos dentes, evitando a formação de placas bacterianas que causam cáries e problemas na gengiva.

O sabor característico deve-se à presença de açúcares e a uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico. A maçã contém 85% de água e aproximadamente 60 calorias por 100g, o que faz da fruta uma excelente opção, inclusive, para pessoas que buscam manter o controle de peso, pois a pectina aumenta a sensação de saciedade – por retardar o esvaziamento gástrico – e a excreção de gorduras nas fezes, e dificulta a absorção da glicose, controlando a glicemia. Outra vantagem é a versatilidade para o transporte e o consumo fora de casa, assim como o preço, que é acessível para a grande maioria da população.

Vários estudos relatam a existência de milhares de espécies de maçãs e as variedades mais cultivadas são Gala, Golden e Fuji, cujas árvores necessitam de baixa temperatura para obter uma abundante floração. No Brasil, as principais regiões produtoras ficam nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Consciente da sua responsabilidade como empresa voltada para a saúde das pessoas, a Yakult foi uma das pioneiras no cultivo de maçãs da variedade Fuji no Brasil, trazida do Japão em 1975 para a Fazenda Lagoinhas, em São Joaquim (SC).
Na cidade de Lages, também em Santa Catarina, a empresa mantém uma unidade fabril destinada à produção de suco concentrado de maçã e aromas. A unidade garante segurança e qualidade no processo de extração direcionado à fabricação do Suco de Maçã Yakult e do alimento com extrato de soja Tonyu sabor maçã, ambos envasados no Complexo Fabril de Lorena, em São Paulo. O Suco de Maçã Yakult não possui conservantes ou açúcar, tem apenas 40 calorias por 100ml e é comercializado em embalagem longa vida de 200ml. O Tonyu sabor maçã é formulado à base de extrato de soja, produzido com a mais alta tecnologia a partir de grãos de soja com suco da fruta, sem conservantes. Por ser de origem vegetal, não contém colesterol e lactose.
Comprovações – Entre os estudos que demonstram a ação benéfica dos componentes da maçã está o que foi desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Os cientistas constataram que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da fruta é uma importante fonte de antioxidantes, pois evita que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células. Em estudos in vitro, os cientistas trataram células cancerígenas do cólon e do fígado com extrato de maçã e demonstraram que a proliferação dessas células foi inibida. Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL-colesterol, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares. Pesquisas realizadas na Finlândia indicam, ainda, que os fitonutrientes da maçã estão relacionados ao menor risco de ocorrências de doenças cardíacas e de câncer de pulmão.

* Vanessa da Veiga é nutricionista do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil


Sobre a Yakult – A matriz japonesa da Yakult completa 83 anos em 2018. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui aproximadamente 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 35 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo. Para outras informações acesse o site www.yakult.com.br.




Mais informações à imprensa:

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308