Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/06/2018
Começa amanhã (5), em SP, o 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

Representantes de montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores de matérias-primas participarão do encontro, que será realizado no IPT, em São Paulo, dias 5 e 6 de junho

A indústria da mobilidade avança na adoção de diferentes tecnologias, que aliam novos materiais e processos de aplicação, a fim de reduzir custos e aumentar a segurança dos veículos. Discutir as principais tendências na área é a proposta do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado dias 5 e 6 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em São Paulo.

Referência no setor, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores de matérias-primas em programação de palestras, sessões de debates e cursos técnicos. Além disso, haverá mostra tecnológica, com diversos lançamentos em produtos e serviços para a indústria da mobilidade, bem como exposição de veículo para demonstração de novas tecnologias em materiais e processos de fabricação.

“Hoje as principais buscas da indústria são redução de custo e melhoria de segurança, que podem ser obtidas a partir do desenvolvimento de projetos mais robustos, com o emprego de aços avançados e outros materiais mais leves, como compósitos e ligas de alumínio. Tão importante quanto dispor desses novos materiais é dominar novos processos, que permitam aplicações eficientes nos veículos”, aponta o engenheiro Mauro Paraíso, chairperson do simpósio.

Esta edição contará com oito painéis, que abordarão novos materiais entre aços, ligas de alumínio e materiais poliméricos; bem como novos processos entre tecnologias de fabricação, blindagem, soldagem e união, com destaque para manufatura aditiva. Haverá também a realização do primeiro Painel de Compósito, encontro nacional focado em tecnologias de materiais compósitos para aplicações automotivas.

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Marco Colosio, o 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade conta com apoio e patrocínio da Aperam, ArcelorMittal, Brasmetal, CBA, CBMM, Dafratec, Docol, ESAB, Feiplar Composites & Feipur, Gerdau, High Bond, IQA, Lincoln Electric, Novelis, OmniTek, Owens Corning, Saint-Gobain, Target Blindagens e Tox.



PROGRAMAÇÃO DO 11º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE NOVOS MATERIAIS E APLICAÇÕES NA MOBILIDADE

5 DE JUNHO

08h – Abertura
com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes Benz do Brasil e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

08h30 – Curso “Soluções Avançadas para Soldagem Automotiva”, com Ronaldo Cardoso Júnior, gerente de Produto – Metais de Enchimento da ESAB South America; e João Guilherme Ferreira, especialista de Segmento – Transporte da ESAB.

PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS DOS AÇOS – PLANOS PARA O SETOR AUTOMOTIVO”

08h30 – Palestra
“Comparativo Tecnológico de Aço Bifásico com Microligado a Respeito da Soldabilidade e Propriedades Mecânicas”, com André Sereno, gerente de Exportação e Assistência Técnica da Brasmetal.

08h55 – Palestra “Segunda Geração de Aços para Estampagem à Quente”, com Marcelo Federici, especialista em Desenvolvimento da ArcelorMittal.

09h20 – Palestra “Aços Avançados de Alta Resistência para Aplicação em Carrocerias e Chassis”, com Thomas Müller, gerente da SSAB.

09h45 – Debate moderado por Ana Keiko, head de Engenharia da Metalpó.

PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS DE ALUMÍNIO PARA O SETOR AUTOMOTIVO”

10h35 – Palestra
“O Presente e o Futuro do Alumínio Extrudado de Alta Resistência em Aplicações Automotivas”, com Giuliano Michel Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA.

11h – Palestra “Nióbio em Componentes de Alumínio Fundido”, com Edmundo Burgos Cruz, coordenador de Processos Metalúrgicos do Centro de Tecnologia da CBMM.

11h25 – Palestra “Aplicações de Laminados de Alumínio para o Segmento Automotivo e de Transportes”, com Alexandre Sartori, ‎engenheiro de Desenvolvimento de Produto Especializado da Novelis.

11h50 – Debate moderado por Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA.

13h30 – Curso “Conceitos de Corrosão nos Aços Inoxidáveis”, com Adolfo Kalergis do Nascimento Viana, pesquisador da APERAM.

PAINEL “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO METÁLICOS”

13h20 – Palestra
“Acelerando com a PA12 para a Mobilidade do Futuro”, com Gustavo Meiwa, coordenador de Suporte Técnico da Evonic.

13h40 – Palestra “Soluções que Eliminam a Geração de Ruídos e Entregam o Conforto Ideal para Aplicações Automotivas”, com Rodrigo Boscolo Costa, engenheiro de Aplicação e Vendas da Saint Gobain.

14h – Palestra “Tecnologias de Películas de Poliéster e Filme de PVB para Vidros Automotivos de Alta Performance”, com Daniel Moliterno, representante de Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicativos, e Rodrigo Andrade, supervisor técnico, ambos da Eastman Chemical Company.

14h30 – Debate moderado por Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do SENAI-SP.

PAINEL “NOVOS PROCESSOS DE MANUFATURA ADITIVA”

15h10 – Palestra
“Manufatura Aditiva – Transformando o Hype em Soluções”, com Fernando Mühlbauer, engenheiro de Processo da EOS/ MAS.

15h35 – Palestra “Produção de Esféricas Metálicas por Plasma Indutivo de Rádio Frequência para Utilização em Manufatura Aditiva”, com Carlos Eduardo Podestá, sócio-proprietário da Highbond.

16h – Palestra “Métodos de Caracterização de Sistemas Particulados Aplicados à Manufatura Aditiva”, com Claudemir Papini, gerente de Produto da Dafratec.

16h35 – Debate moderado por Roberto Garabosky, consultor.

16h40 – Encerramento com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


6 DE JUNHO

08h – Abertura
com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes Benz do Brasil e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

08h – Curso “Compósitos”, com Rodrigo Cesar Berardine, gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios da Owens Corning; e Luiz Boloni, instrutor da Owens Corning.

PAINEL “SOLDAGEM NO SETOR AUTOMOTIVO”

08h30 – Palestra
“Soldagem para a Indústria 4.0”, com Matt Albright, gerente de Produtos – Equipamentos de Soldagem da Lincoln.

08h55 – Palestra “Gases para Mig Brazing”, com Fernando Machado, ‎coordenador de Domínio A&F da Air Liquide.

09h20 – Palestra “Indústria 4.0 na Soldagem – Weldcloud”, com Jader Ferreira de Souza, da ESAB Soldagem e Corte

09h45 – Debate moderado por Zorailde Morais, supervisora do Centro Técnico da Lincoln.

PAINEL “TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE”

10h35 – Palestra
“Tecnologias em Juntas Aparafusadas Aplicadas ao Setor Automotivo”, com Alexandre Primolini, da Metalúrgica Fey.

10h55 – Palestra “Toxear, Uma Questão de Peso”, com Vanderlei Bastos, consultor técnico de Aplicação da TOX Pressotechnik

11h25 – Palestra “Adesivos Acrílicos Dupla-faces Estruturais”, com Silvio Roberti Monteiro, gerente de Mercado da Saint-Gobain.

11h50 – Debate moderado por João Gomes Jr., engenheiro sênior de Qualidade da Mercedes-Benz.

1º PAINEL DE COMPÓSITOS AUTOMOTIVOS NA INDÚSTRIA

13h20 – Palestra
“Relevância de Aplicação de Estruturas em Materiais Compósitos para Segurança Veicular”, com Luciano Burt, ex-piloto de Fórmula 1.

13h55 – Palestra “Novas Resinas para SMC – Sheet Molding Compound”, com Marcia Cardoso, especialista da Área Técnica da Ashland.

14h15 – Palestra “Inovação em Sistemas de Reforços para o Segmento de Compósitos – Ênfase em Fibra de Vidro e Fibra de Carbono”, com Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios da Owens Corning.

14h55 – Palestra “Aplicação de Adesivos Estruturais em Integração de Componentes de Materiais Compósitos em Estruturas de Veículos”, com David Britto, gerente de Negócios da Ashland.

15h15 – Palestra “Os Desafios da Indústria Automobilística e os Novos Materiais”, com Roberto Garabosky, consultor.

15h25 – Interação com o Público: Pesquisa de Tendências de Aplicações de Compósitos nas Montadoras

17h – Encerramento com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.


11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 5 e 6 de junho de 2018, das 8h às 17h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308