Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/04/2018
Conselho Comunitário Consultivo completa um ano de atuação no Polo Petroquímico

Sob a coordenação do COFIP ABC, Conselho estreita diálogo entre empresas e comunidades do entorno

Desenvolver ações voltadas a saúde, segurança e meio ambiente, em prol das comunidades vizinhas ao Polo Petroquímico, em Mauá, Santo André e São Paulo. Este é o foco do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), que completa um ano de atuação sob a coordenação do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

Segundo Laudemir Silva, conselheiro executivo do COFIP ABC, o primeiro ano de atuação do Conselho lançou os fundamentos para uma sólida retomada do diálogo entre as comunidades, representadas pelos conselheiros do CCC, e as empresas do Polo Industrial, associadas ao Comitê. “Neste período, o principal avanço foi no campo do conhecimento mútuo”, avalia.

Em reuniões mensais, realizadas desde março de 2017, representantes das empresas puderam receber o grupo e detalhar processos industriais, áreas de atuação no mercado e sistemas de gestão em saúde, segurança e meio ambiente. Da mesma forma, conselheiros apresentaram aspectos relevantes de atuação e engajamento junto às comunidades que representam.

Silva destaca entre as realizações importantes a participação dos conselheiros no simulado de emergência, ocorrido em dezembro. “Os conselheiros se distribuíram pelas diversas empresas e participaram efetivamente da evasão de funcionários para o ponto de encontro definido, o que lhes permitiu acompanhar e avaliar os diversos procedimentos de segurança”, conta

Para reforçar a comunicação, o CCC também passou a contar neste ano com uma publicação bimestral, que tem distribuição impressa e eletrônica. O informativo Integração é um canal de comunicação que visa ampliar as oportunidades de diálogo sobre os assuntos de interesse da população, discutidos entre conselheiros e representantes das empresas.

Atualmente, o CCC reúne nove conselheiros que representam diferentes bairros (Jd. Silvia Maria, Sônia Maria e Haydee, em Mauá; Capuava, em Santo André; e Pq. São Rafael, em São Paulo) e possui vagas para a candidatura de novos integrantes. “É um trabalho voluntário, que demonstra preocupação com o bem-estar da coletividade”, aponta Laudemir Silva.


SOBRE O POLO INDUSTRIAL
O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br








Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308