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 Release
26/02/2018
Universitários de SP, MG e RN vencem a 24ª Competição Baja SAE BRASIL - PETROBRAS

Competição de estudantes de engenharia foi realizada de 22 a 25 de fevereiro em São José dos Campos, SP, e teve 63 equipes participantes

São Paulo - Com 829,35 pontos, na classificação geral da provas estáticas e dinâmicas, a equipe EESC USP, da Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), foi a campeã da 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, 25 de fevereiro, em São José dos Campos, São Paulo, onde compareceram 63 equipes. A vice-campeã, com 818,91 pontos, foi a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O terceiro lugar no pódio com 802,54 pontos, ficou com a equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto a quarta colocação foi da equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina, que somou 762,73 pontos. A quinta colocada foi a equipe Cactus Baja, com 728,66 pontos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte. Todas as provas somadas valiam 1.000 pontos.

Com o resultado, as três equipes das instituições de ensino EESC-USP, UFMG e UFRN poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Kansas, que será realizada de 17 a 22 de maio, em Pittsburg, Kansas (EUA), onde o Brasil já venceu cinco vezes.

A 24ª Competição Baja SAE BRASIL reconheceu ainda as melhores equipes por provas:

Avaliação projeto dinâmico
1° Equipe Cefast Baja (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
2° Equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)
3° Equipe Baja UFMG (UFMG)

Apresentação de projeto
1° Equipe Baja UFMG (UFMG)
2° Equipe Cefast Baja (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
3° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco).

Aceleração
1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)
2° Equipe Car-Kará Baja SAE (UFRN)
3° Equipe Cefast Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN)

Relatório de projeto
1° Equipe Baja UFMG (UFMG)
2° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco)
3° Equipe FEI BAJA 2 (Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo-SP)

Manobrabilidade
1° Equipe Poli-USP (Escola Politécnica da USP – SP)
2° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)
3° Equipe Baja UFMG (UFMG)

Velocidade Máxima
1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)
2° Equipe Car-Kará Baja (UFRN)
3° Equipe Cefast Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)

Tração
1° Equipe Pato Baja (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Pato Branco)
2° Equipe UFSC Baja SAE (Universidade Federal de Santa Catarina)
3° Equipe Mack Gear (Instituto Presbiteriano Mackenzie-SP)

Suspensão
1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)
2° Equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina
3° Equipe Poli-USP (Escola Politécnica da USP – SP)

Lama
1° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco)
2° Equipe Baja UFMG (UFMG)
3° Equipe Bajagreste (Instituto Federal de Pernambuco)

Enduro
1° Equipe Car-Kará Baja SAE (UFRN)
2° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)
3° Equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)

Volta Mais Rápida
Equipe EESC USP (USP São Carlos-SP) - fez o circuito de 1,5 km em 3,40 minutos.

Equipe Fair Play (espírito esportivo)
Equipe PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Equipe 5S (melhor organização de equipe e box)
Equipe UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Melhor Equipe Região Sul
Equipe UFSC Baja (Universidade Federal de Santa Catarina)

Melhor Equipe Região Sudeste
Equipe EESC USP (USP São Carlos-SP)

Melhor Equipe Região Centro-Oeste
Equipe Predadores (Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia Goiás)

Melhor Equipe Região Nordeste
Equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Melhor Equipe Região Norte
Baja UEA (Universidade Estado do Amazonas)

Os carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja SAE é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.


FOTOS: DANIEL DEÁK






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Grid da 24ª Competição Baja SAE - PETROBRAS
Enduro de resistência, a prova mais esperada
A campeã EESC USP, da Escola de Engenharia São Carlos
A vice-campeã, Baja UFMG
Carro da equipe Car-Kará Baja SAE, da UFRN, terceiro lugar na competição
Equipe EESC USP, da Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo, foi a campeã da 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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