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 Release
23/02/2018
SAE BRASIL premia melhores papers do Congresso 2017

Eficiência energética foi o foco em ambos os trabalhos vencedores nas categorias Nacional e Internacional

São Paulo – Fabio de Castro Radicchi, engenheiro do Centro de Tecnologia e Mobilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (CTM-UFMG), e Karsten Wittek, professor de engenharia mecânica na Heilbronn University, da Alemanha, são os principais autores dos melhores papers do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, nas categorias Nacional e Internacional, respectivamente. O Prêmio SAE BRASIL de Meio Ambiente foi para Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec.

Os vencedores - Melhor Paper Nacional e Internacional, Prêmio SAE BRASIL de Meio Ambiente, e 10 Menções Honrosas, foram homenageados na cerimônia de premiação realizada nesta terça-feira, 20 de fevereiro, em São Paulo. Todos os trabalhos foram selecionados pelo Comitê Técnico da associação, dirigido por Gilberto Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.

As áreas de simulação e powertrain lideraram o ranking em número de inscrições de trabalhos. “Os papers são a força, a marca da SAE BRASIL na engenharia da mobilidade; foi gratificante ver o grau do cunho científico e a praticidade de aplicação que esses papers têm dentro das empresas, o Brasil precisa de mais profissionais como vocês, mostrando o diferencial da engenharia brasileira”, destacou João Carlos Pimentel, presidente do Congresso SAE BRASIL 2017 e diretor de Operações de Caminhões da Ford, durante a cerimônia de premiação.

PAPER NACIONAL – Autores: Fabio de Castro Radicchi, Bruno Vieira Silva , Erwin K. Franieck, Gustavo Santos Lopes, Leonardo Mayer Reis, Paulo Cesar F. Gomes, Ramon Molina Valle. “Study of the effects of flow box utilization on charge motion and mixture formation in an internal combustion engine” (Estudo dos efeitos da utilização de um flow box no movimento da carga e na formação da mistura em um motor de combustão interna) é o título do Melhor Paper Nacional, da área de Testes e Simulações, premiado com o direito à participação, com despesas pagas, no Congresso SAE de Detroit-Michigan, EUA (WCX SAE World Congress Experience), de 10 a 12 de abril de 2018.

O trabalho apresenta análise numérica do uso de um flow box no sistema de admissão de motor de combustão interna com ignição por centelha para a otimização do escoamento de ar, melhoria do desempenho e redução do consumo de combustível.

PAPER INTERNACIONAL - Autores: Karsten Wittek, Mario Eduardo Santos Martins. “Effects of Variable Compression Ratio (VCR) on a small bore boosted SI engine” (Efeitos da relação de Compressão Variável em Motores a explosão por faísca, pequenos e turbinados) é o tema do Melhor Paper Internacional. Karsten Wittek receberá o direito de participar do Congresso SAE BRASIL 2018 (de 3 a 5 de setembro), em São Paulo, com despesas pagas.

O paper de Karsten Wittek aborda a tecnologia da relação de compressão variável, solução procurada pela engenharia para adaptar propulsores para o melhor rendimento em cada tipo de combustível. A partir de um protótipo de 1 litro, de 3 cilindros com injeção direta e sistema de VCR de dois estágios, foram realizados testes para investigar o efeito da VCR na eficiência e nas emissões. Com as melhorias obtidas na eficiência do motor, foram feitas simulações para prever a economia para usuários de diferentes veículos e cenários operacionais variados.

MEIO AMBIENTE – Autores: Luiz Carlos Daemme, Bárbara Pacheco da Rocha, Bernardo dos Santos Piccoli, Marcelo Risso Errera, Paulo Smith Schneider, Renato Penteado, Sérgio M. Corrêa. “Questões sobre emissões veiculares no Brasil” é o título do paper vencedor na área de Meio Ambiente, que compara o desempenho de cinco motocicletas, quatro com motor a combustão interna (ICE) e uma com motor elétrico (EE), submetidas a rotinas padrão de acordo com parâmetros do PROMOT (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Foram avaliados o desempenho energético em relação à fonte de energia e o potencial de emissões de gases de efeito estufa, com diferenças significativas de resultados em eficiência energética e geração de gases para ambas as tecnologias, bem como a influência relacionada ao uso de etanol e suas misturas.

MENÇÕES HONROSAS

Chassis – “Making a Regional Belt Drive Rack Electric Power Steering System Global“, autor principal Marcos Colombini (General Motors);

Combustíveis e Recursos Energéticos – “Influence of suspension parameters, tire-pressure and tire-type on vehicle fuel consumption”, autor principal Gustavo Rocha Sanchez (Instituto Mauá de Tecnologia).

Materiais - “Comparative tribological behavior of SAE XEV-F valve steel with and without nitriding under dry sliding condition”, autor principal Pablo Alejandro Correa Saldarriaga (LFS).

Meio Ambiente –“Questions about real drive emissions in Brazil”, autor principal Andre Luiz Forcetto (Cetesb).

Metodologia de Projeto e Design – “Product Development Process for Suspension Component Aided by Numerical Simulations”, autor principal Rafael Kiemo Pfau Santos (UFCS Joinville).

Peças e Componentes – “Criteria For Complexity Reduction In The Definition Of Connections”, autor principal Bruno Marchiori Grigoletti (Delphi).

Powertrain (Motores e Transmissões) – “High Efficiency Flex-Fuel Engines and the End of the 70% Paradigm”, autor principal Paulo Cesar Gomes (Bosch).

Ruídos e Vibrações - “NVH performance of a Medium Size Truck under the effect of misalignment on the powertrain mounts”, autor principal Lucas Mozelli Padial (General Motors).

Testes e Simulações – “A brief discussion on vehicle coast down comparative analysis”, autor principal Ricardo Fernandes Lopes (General Motors).

Veículos e Desempenho – “Evaluation of the influence of an alternator with mechanical decoupling on energy consumption and CO2 emission in a flex fuel vehicle”, autor principal Luis Carlos Monteiro Sales (FCA – Fiat Chrysler).

Em 2017, o Congresso SAE BRASIL apresentou 101 papers de um total de 440 resumos inscritos. “Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual”, diz Gilberto Souza, engenheiro, chairperson do Comitê Técnico, que convidou os engenheiros a inscreverem novos papers no Congresso 2018. As inscrições com os resumos podem ser enviados até o dia 26 de fevereiro, pelo Portal da SAE BRASIL - http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso/papers




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