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 Release
19/02/2018
Nordeste inscreve 15 equipes na 24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS, em São Paulo

Seis Estados nordestinos inscreveram equipes na competição, que será realizada em São José dos Campos (SP), de 22 a 25 de fevereiro

São Paulo, fevereiro de 2018 – Universitários de 13 instituições de ensino superior de seis Estados nordestinos disputarão esta semana a 24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS (de 22 a 25 de fevereiro), em São José dos Campos-SP. São 15 as equipes inscritas, cinco de Pernambuco, quatro do Rio Grande do Norte, três da Bahia. Paraíba, Maranhão e Sergipe serão representados por uma equipe cada.

De âmbito nacional, a competição tem este ano 84 equipes inscritas, formadas por estudantes de engenharia e professores (orientadores) de todas as regiões do Brasil. Cada equipe trabalhou no desenvolvimento e construção de um veículo off road (Baja SAE), que é submetido a avaliações estáticas e dinâmicas durante a competição.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o País na Baja SAE Kansas, de 17 a 20 de maio, competição mundial promovida pela SAE International, em Pittsburg, nos Estados Unidos, onde o Brasil já venceu cinco vezes.

Pernambuco – Formada por alunos de das engenharias Mecânica, Eletrônica, Elétrica, de Materiais e Produção, a equipe Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participou de dezessete edições da Baja no Brasil. Conseguiu classificação para a competição mundial por seis vezes, a mais recente em 2017, quando obteve o bicampeonato nacional - 1º lugar com o os carros Mangue Baja 1 e 3º lugar com o Mangue Baja 2.

Entre as inovações do projeto para 2018, a equipe destaca a otimização do sistema de freio, que foi redimensionado e ganhou uma nova pinça de modo a reduzir massa, custo e facilitar a manutenção do componente. No sistema elétrico, o modelo do painel eletrônico mudou, com um novo display LCD, mais compacto, de fácil visualização. A caixa de redução de engrenagens do protótipo Mangue Baja 2 foi substituída por um modelo mais compacto e leve. “Focamos em aliar em ambos os carros às tendências mundiais de sustentabilidade, com estudos e análises voltadas para reduzir o consumo de combustível e assim, minimizar a emissão de poluentes” reforça Guilherme Santiago Mendes Cantalice, capitão da Mangue Baja 2.

A também pernambucana Bajagreste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) Campus Caruaru, que estreou na competição nacional ano passado e levou o título da segunda melhor equipe estreante, destaca a reorganização da equipe para apresentar em São José dos Campos um carro mais leve, seguro, confortável e robusto. “Procuramos construir um carro mais resistente à severidade dos obstáculos das provas”, diz Jane Kelly Barbosa de Almeida, capitã da Bajagreste.

A equipe apostou em mudanças na parede do corta fogo para a redução do consumo de combustível; na carenagem removível, para facilitar a montagem e desmontagem e reduzir perda de material. A caixa de transmissão e os cubos de roda tiveram redução de massa em relação ao protótipo anterior.

Rio Grande do Norte – A equipe Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Mossoró, desenvolveu estudos para redução da massa do veículo para obter menor inércia ao movimento e reduzir o consumo de combustível. “A fibra de carbono foi a inovação da vez”, conta o capitão Cauê Coelho Alves. O material foi aplicado na proteção da CVT (transmissão variável), trazendo redução de massa para o veículo de 2 Kg, além de maior resistência a impactos.

Sergipe – A Serbaja, da Universidade Federal de Sergipe, participou da Baja Nacional pela última vez em 2013 e volta este ano com uma nova formação. “Organizamos a equipe em sete subsistemas, suspensão e direção, transmissão, freios, ergonomia, estrutura, elétrica e gestão em que cada líder ficou responsável por entregar seu projeto final”, explica a capitã Jeciane Carvalho da Silva. No projeto a equipe privilegiou materiais de baixa densidade. “Participar da competição é um grande desafio, o que nos move é a vontade de aprender e ultrapassar obstáculos, que para nós são muitos”, destaca a estudante.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“As competições estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na vida profissional que lhes possibilitam aplicar na prática o conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
24ª Competição Baja SAE BRASIL - PETROBRAS - 22 a 25 de fevereiro de 2018
Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da FATEC.

*PROGRAMAÇÃO

Dia 22 (quinta-feira) período da manhã – Briefing da competição. Período da tarde – Inspeções técnicas de segurança do veículo.
Dia 23 (sexta-feira) – dia todo – Inspeções técnicas de segurança do veículo e apresentações de projetos.
Dia 24 (sábado) – dia todo – Apresentações de projetos e provas dinâmicas.
Dia 25 de fevereiro (domingo) período da manhã – Formação do grid de largada e enduro de resistência. Período da tarde – Encerramento.

NORTE (2 Estados /3 equipes/2 instituições)

Amazonas (2 equipes / 1 instituição)
Carro 54 – Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas
Carro 47 – Equipe Badó Baja – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (1 equipe)
Carro 62 – Equipe Jambu Race – Faculdade Estácio de Belém


NORDESTE (6 Estados/ 15 equipes/13 instituições)

Bahia (3 equipes/3 instituições)
Carro 13 – Equipe Mandacaru Baja – Universidade Salvador
Carro 14 – Equipe Baajatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Carro 36 – Equipe Carpoeira Baja SAE – Universidade Federal da Bahia

Pernambuco (5 equipes/ 3 instituições)
Carro 11 - Equipe Mangue Baja 2 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 34 – Equipe Zabumbaja - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Carro 73 – Equipe Mangue Baja 1 - Universidade Federal de Pernambuco
Carro 79 – Equipe Corisco – Universidade de Pernambuco
Carro 81 – Equipe Bajagreste – Instituto Federal de Pernambuco

Rio Grande do Norte (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 19 – Equipe Bajatron – Universidade Potiguar
Carro 43 – Equipe Cactus Baja – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 51 – Equipe Caraubaja SAE - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Carro 75 – Equipe Car-kará Baja SAE – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maranhão (1 equipe)
Carro 01– Equipe Bumba Meu Baja – Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (1 equipe)
Carro 57 – Equipe UFPBaja - Universidade Federal da Paraíba

Sergipe (1 equipe)
Carro 82 – Equipe Serbaja – Universidade Federal de Sergipe


SUDESTE (4 Estados/ 46 equipes/ 45 instituições)

Rio de Janeiro (11 equipes/ 10 instituições)
Carro 09 – Equipe Mud Runner 1 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Carro 16 – Equipe Reptiles Baja PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica
Carro 30 – Equipe UFF Baja – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Carro 32 – Equipe Caledônia Racing Baja SAE – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Carro 38 – Equipe AEDBaja – Associação Educacional Dom Bosco
Carro 40 – Equipe Ali Babaja – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Macaé
Carro 49 - Equipe Bala dos Reis – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Angra dos Reis
Carro 50 - EquipeMudRunner 2 - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Carro 53 – Equipe Víbora – Instituto Militar de Engenharia
Carro 66 – Equipe Tuffão Baja SAE – Universidade Federal Fluminense
Carro 71 – Equipe Minerva Baja UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro


São Paulo (20 equipes/ 19 instituições)
Grande São Paulo (12 equipes/11 instituições)
Carro 22 – Equipe FEI Baja 1 – Centro Universitário da FEI
Carro 31 – Equipe Baja Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia
Carro 35 – Equipe Fatecnólogos – Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Carro 39 – Equipe Fox Baja – Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa
Carro 41 – Equipe PAC Baja – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Carro 58 – Equipe Baja SAE Clarengex – Centro Universitário Claretiano- Santo André
Carro 61 – Equipe FHOBaja – Fundação Hermínio Ometto
Carro 67 – Equipe Poli-USP Baja – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Carro 70 – Equipe USTJ Baja – Universidade são Judas Tadeu
Carro 77 – Equipe Mac Gear – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Carro 80 – Equipe Baja UFABC – Universidade Federal do ABC
Carro 84 - Equipe FEI Baja 2 - Centro Universitário da FEI

Interior (8 equipes/ 8 instituições)
Carro 07 – Equipe EESC USP – Escola de Engenharia São Carlos
Carro 10 – Equipe Unifeb Baja SAE – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Carro 12 – Equipe Turuna Baja – FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo– SJC
Carro 18 – Equipe EEP Baja – Escola de Engenharia de Piracicaba
Carro 24 – Equipe ITA Baja – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carro 25 – Equipe Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual e Campinas
Carro 48 – Equipe Baja Mud Racing – Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Carro 78 – EquipeTec Ilha Baja – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira


Minas Gerais (13 equipes/ 13 instituições)
Carro 04 – Equipe UFV Baja Pererecas – Universidade Federal de Viçosa
Carro 15 – Equipe Baja Espinhaço – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Carro 20 – Equipe Inconfidentes Baja – Universidade Federal de Ouro Preto
Carro 28 – Equipe Komiketo Baja – Universidade Federal de São João del Rei
Carro 29 – Equipe Montain Baja – Universidade Federal de Itajubá – Itabira
Carro 33 – Equipe Camaleão – Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira
Carro 37 – Equipe Cefast Baja SAE – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Carro 42 – Equipe Zebu Baja UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Carro 44 – Equipe Cerrado – Universidade Federal de Uberlândia
Carro 52 – Equipe Rampage Baja UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Carro 55 – Equipe Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Carro 59 – Equipe Engemech – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Carro 63 – Equipe Saci - Universidade Federal de Itajubá – Itajubá

Espírito Santo (2 equipes/ 2 instituições)

Carro 5 – Equipe Vitória Baja – Universidade Federal do Espírito Santo
Carro 46 – Equipe Poca Baja – Sociedade Educacional do Espírito Santo


SUL (3 Estados/ 14 equipes/14 instituições)

Rio Grande do Sul (6 equipes/ 6 instituições)
Carro 2 – Equipe Sinuelo Fahor – Faculdade Horizontina
Carro 3 – Equipe Mas Baja Tchê – Universidade de Passo Fundo
Carro 21 – Equipe Bajaridade Tchê – IFRS Erechim – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Erechim
Carro 68 – Equipe Baja de Galpão-Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul
Carro 69 – Equipe Unijui – Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Carro 83 –Equipe Uri Baja- Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões.

Paraná (5 equipes/ 5 instituições)
Carro 6 – Equipe Imperador UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba
Carro 17 – Equipe UFPR Baja SAE – Universidade Federal do Paraná
Carro 27 – Equipe Gralha Azul – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa
Carro 56 – Londribaja - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
Carro 65 – Equipe Pato Baja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Santa Catarina(3 equipes/ 3 instituições)
Carro 26 – Equipe Baja SATC – Faculdade SATC
Carro 72 – Equipe UFSC Baja SAE – Universidade Federal de Santa Catarina
Carro 76 – Equipe UdescVelociraptor Baja – Universidade do Estado de Santa Catarina



CENTRO-OESTE (3 Estados + DF/ 6 equipes/6 instituições)

Distrito Federal (1 equipe)
Carro 54 – Equipe Piratas do Cerrado - Universidade de Brasília

Goiás (1 equipe)
Carro 45 – Equipe Predadores Baja – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mato Grosso do Sul (3equipes/ 3 instituições)
Carro 23 – Equipe Javalis UCDB – Universidade Católica Dom Bosco
Carro 60 - Equipe BaGD – Universidade Federal da Grande Dourados
Carro 64 – Equipe Guaicurus – Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

Mato Grosso(1 equipe)
Carro 8 – Equipe Bajacaré – Universidade Federal de Mato Grosso










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Equipe Bajagreste, do Instituto Federal de Pernambuco, estreou na competição em 2017
Protótipos Mangue Baja 1 e 2, da UFPE, aliam tendências mundiais de sustentabilidade, com foco na redução de consumo e emissões
A Cactus Baja, da UF Rural do Semi-Árido (RN) trabalhou este ano na redução de massa do veículo
A Serbaja volta com uma nova equipe e nova organização
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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