Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/12/2017
PUC e Unicamp vencem o Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI

Cerimônia de premiação ocorreu durante o Congresso SAE BRASIL, em São Paulo

São Paulo – Os estudantes Renata Panseri (Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP) e Rafael Gonsalves Cruvinel (Engenharia Elétrica Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) são autores principais dos trabalhos vencedores do Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI, organizado pelo Comitê Tecnologia da Informação do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, realizado de 7 a 9 de novembro, em São Paulo.

“Transferência de dados através de faróis de veículos automotivos” é o título do trabalho classificado em 1º lugar, que analisou o fenômeno de transferência de dados via luz (LEDs) para transmitir informações em alta velocidade. O objetivo é a aplicação da tecnologia em faróis de veículos. Autor principal: Renata Panseri; co-autores: Lorenzo Campos Coiado (Engenharia Civil Unicamp), e Olacir Cypriano Tomasini (Engenharia Elétrica PUCCAMP).

O 2º lugar ficou com o trabalho “Aplicativo para otimização do abastecimento de veículos automotivos com motores flex”, que desenvolveu aplicativo multiplataforma para celular (IOS e Android), proposta de melhor combinação de etanol e gasolina dos veículos flex. O projeto utilizou adaptador On Board Diagnostics (OBD) para aquisição de dados de veículos em teste em duas condições - somente gasolina e depois de gasolina e etanol no reservatório, com variações de dosagem em cada um. Autor principal: Rafael Gonsalves Cruvinel; co-autor: Lorenzo Campos Coiado (Engenharia Civil Unicamp) .

Os vencedores receberam como prêmio treinamento on line e licença de utilização por um ano do software Compose, da empresa Altair; e curso de Linux, da empresa 4Linux, com carga horária de 132 horas.

Prêmio estudantil - Desenvolvido para estudantes do ensino técnico e superior de várias modalidades de Engenharia, e Tecnologia da Informação, o Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI teve em sua 5ª edição o apoio das empresas Altair e 4Linux. Foram elegíveis trabalhos relacionados às diversas áreas da mobilidade nos segmentos automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval, bem como de infraestrutura para o ambiente de transportes e intermodalidade.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 e 94984-9581

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Lorenzo Coiado (Unicamp), Renata Panseri e Olacir Tomasini (PUCCAMP) conquistaram o 1º lugar no Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI
Rafael Cruvinel e Lorenzo Coiado (Unicamp) foram 2º lugar no Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308