Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/11/2017
Richard Schwarzwald presidirá o Congresso SAE BRASIL 2018

Nome foi anunciado nesta quinta-feira (9) na cerimônia de encerramento do 26º Congresso SAE BRASIL, em São Paulo

São Paulo – Richard Christian Schwarzwald, diretor de Qualidade da FCA Fiat Chrysler Automobile para a América Latina, será o próximo presidente do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade em 2018.

O anúncio foi feito por João Carlos Pimentel, presidente do Congresso 2017 e diretor de Operações de Caminhões da Ford, durante a cerimônia de encerramento do evento, na qual estiveram os presidentes Mauro Correia, da SAE BRASIL e do Grupo CAOA, Doug Patton, da SAE International, Marcos Silva, da Nissan, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford, e David Schutt, CEO da SAE International, que participaram do Painel dos Presidentes, o último a ser apresentado no Congresso.

No Painel dos Presidentes os executivos apesentaram a visão de futuro para a mobilidade, em que as palavras conectividade, automação, compartilhamento e eletrificação foram as mais citadas. A certeza de grandes e mudanças em produtos e negócios foi unanimidade.

Doug Patton, presidente da SAE International e Chief Technology Officer da Denso International America, destacou como principais tendências da mobilidade a conectividade, a automação, o compartilhamento e a eletrificação, e disse que há desafios a serem vencidos, entre eles a definição sobre quais seriam os melhores modelos para cada mercado. Entre os desafios Patton ressaltou ainda a segurança em todos os seus aspectos, que, ele defendeu, deve ser priorizada.

Rogélio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais e Estratégias de Negócios da Ford América do Sul, disse que o maior desafio da indústria é criar modelos de negócio que atendam às novas demandas dos consumidores e garantam retorno aos investimentos. “Vamos continuar a produzir veículos, mas eles serão diferentes daqueles que conhecemos hoje, bem mais conectados e ligados a um sistema operacional de transporte que inclui serviços para que as cidades tenham mais espaços para lazer e todos os tipos de transporte”, afirmou. Golfarb apontou inteligência artificial aplicada aos negócios, “bike sharing”, “smart shuttles” para otimização dos deslocamentos e “digital services” como foco de investimentos da Ford para novos negócios.

Marcos Silva, presidente da Nissan, disse que a visão de futuro da empresa para a mobilidade é um mundo conectado, sem congestionamentos, em que o cidadão pode ir a qualquer parte em qualquer momento, veículos adaptados às necessidades do usuário, além de acidentes e emissões zero. Com esse objetivo a empresa lançou no Japão veículos semiautônomos de propulsão inteligente, tecnologias que a Nissan pretende trazer para o Brasil.

Mauro Correia, presidente do Grupo Caoa, elencou entre as novas tendências globais as fontes renováveis de energia, a Internet como principal acelerador da produtividade e do crescimento das economias, a robótica substituindo a mão de obra humana e a IoT. “O deslocamento do futuro será totalmente diferente do de hoje; o carro será o terceiro espaço de convivência das pessoas, depois da casa e do trabalho”, sentenciou. Na visão da Caoa, no futuro o processo de comercialização será mais virtual e menos presencial, os serviços serão fator de competitividade e de retenção do consumidor.

BALANÇO – O 26º Congresso SAE BRASILdebateu entre os dias 7 e 9 de novembro o tema “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro“. A programação incluiu 17 painéis: três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos - Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Dos 151 trabalhos técnicos (papers) aprovados, 116 trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros foram apresentados durante os três dias de congresso. O autor do melhor paper na categoria nacional terá a oportunidade de participar do Congresso da SAE Internacional de Detroit, em abril de 2018.

DESTAQUES TECNOLÓGICOS – O Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL elegeu três destaques entre as 35 empresas que apresentaram na Mostra Tecnológica tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: Bosch, Chevrolet e Schaeffler.

PRÊMIO SAE BRASIL - Como é tradição todos os anos a SAE BRASIL elege uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. Em 2017 o homenageado foi o engenheiro João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

HOMENAGENS – A SAE BRASIL homenageou ainda profissionais em 11 áreas de atuação. São eles:

Aeroespacial – Dr.Ozires Silva, ex-presidente e co-fundador da Embraer.

Caminhões e Ônibus - Wagner Fonseca, fundador da NETZ Engenharia Automotiva.

Combustíveis e Emissões - Renato Linke, físico do Setor de Homologação de Veículos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Educação de Engenharia – Christian Streck, gerente geral da Honeywell Transportation Systems.
Ferroviário - Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

Inovação Tecnológica – Luiz Antonio Tozi, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

Manufatura – Prof.Dr. José Roberto Ferro, presidente e fundador do Lean Institute Brasil.

Materiais – Alexandre Martins Barros, diretor do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies em Belo Horizonte.

Projeto do Produto – William Bertagni, presidente da Pan Asia Technical Automotive Center (PATAC) e vice-presidente de Engenharia Automotiva da GM China.

Qualidade – Vicente Falconi, sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da FALCONI Consultores de Resultados.

Segurança Veicular – Airton Evangelista, presidente da TAKATA América do Sul.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308