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 Release
30/10/2017
Equipes da EESC-USP, PUC-Rio e UFSJ vencem a SAE BRASIL AeroDesign

Competição de engenharia encerrada neste domingo (29), em São José dos Campos (SP), reuniu 87 equipes do Brasil, México e Venezuela

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, sagrou-se campeã pela Classe Regular na Competição SAE BRASIL AeroDesign, encerrada neste domingo, 29 de outubro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP). O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 498,6 pontos na classificação geral. Na Classe Advanced, a vencedora foi a equipe AeroRio, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, ao obter 372,9 pontos. A equipe mineira Trem Ki Voa Micro, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foi a melhor na Classe Micro, com 619.74 pontos.

Na 19ª edição, a Competição SAE BRASIL AeroDesign apontou como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe Aerofeg, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Guaratinguetá. Na Classe Advanced, a segunda colocada foi a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A equipe Antonov, da Universidade Paulista (UNIP), campus Distrito Federal, foi a vice-campeã na Classe Micro.

Com o resultado, as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares na Classe Regular – EESC-USP Alpha e Aerofeg – e em primeiro lugar nas Classes Advanced e Micro – AeroRio e Trem Ki Voa Micro – ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. Essa competição, que reúne equipes de diversos países, será realizada pela SAE International, de 9 a 11 de março de 2018, no Estado da Flórida, EUA, onde as equipes brasileiras já conquistaram oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

TROFÉU EMBRAER – Instituído com objetivo de premiar projetos reconhecidos como de excelência por características, como inovação, simplicidade, boas práticas e documentação, o Troféu Embraer Excelência em Projeto foi para a equipe Uai, Sô Fly!!!, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O troféu é de posse itinerante e deverá, após um ano e por ocasião da realização da 20ª edição da competição, ser devolvido e transferido à nova equipe premiada.

DESAFIO ALTAIR – SAE BRASIL – Duas equipes da Classe Regular foram premiadas pela Altair: Uai, Sô Fly!!!, da UFMG; e UTFalcon, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A premiação é fruto de parceria entre a SAE BRASIL e a empresa de ferramentas computacionais, e visa estimular a busca de soluções avançadas de simulação computacional e otimização estrutural.

MENÇÕES HONROSAS – O Comitê Técnico da Competição ainda conferiu menções honrosas às equipes que se destacaram em 15 quesitos:

Melhor Projeto – Classe Regular – equipe Uai Sô Fly!!!, da UFMG; Classe Advanced – equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e Classe Micro – equipe Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Melhor Apresentação Oral – Classe Regular – equipe Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Classe Advanced – equipe EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP; e Classe Micro – equipe Uai, Sô Fly!!! Micro, da UFMG.

Maior Acuracidade Carga Paga (previsão de carga a ser transportada) – Classe Regular – equipe Icaro, da Universidade Nove de Julho (Uninove); Classe Advanced – equipe AeroRio Advanced, da PUC-Rio.

Maior Acuracidade de Velocidade – Classe Advanced – equipe AeroRio Advanced, da PUC-Rio.

Maior Acuracidade Peso Vazio Classe Micro – equipe FEI Micro, do Centro Universitário da FEI (SP).

Maior Peso Carregado – Classe Regular – equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com 15.6 kg.

Maior Carga Classe Micro – equipe Antonov, da UNIP-DF, com 5.1 kg.

Maior Quantidade de Movimento – Classe Advanced – equipe AeroRio, da PUC-Rio.

Menor Tempo de Retirada de Carga – Classe Regular – equipe AeroBeetle, da Faculdade Pitágoras (2,0 segundos); Classe Advanced – equipe AeroRio Advanced, da PUC-Rio (4,2 segundos).

Menor Tempo de Desmontagem – Classe Micro – equipe Antonov, da UNIP-DF (1,24 minuto).

Melhor Sistema Embarcado – Classe Advanced – equipe AeroRio Advanced, da PUC-Rio.

Melhor Equipe Internacional – Classe Regular – equipe SAE Aerodesign LUZ, da Universidad del Luzia (Venezuela).

Menor Caixa de Transporte – equipe Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora (0.020m³)

Torcida Mais Animada – Classe Regular – equipe Albatroz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).


INOVAÇÕES – No âmbito tecnológico, os aviões projetados e construídos pelas equipes novamente apresentaram o intenso uso de materiais avançados e sua aplicação de forma eficiente e otimizada na estrutura do avião, uma demonstração da forte utilização das atuais ferramentas computacionais da engenharia aeronáutica durante as fases de desenvolvimento e testes do projeto. Exemplo foi que mais de 80% das aeronaves realizaram voos com sucesso durante a Prova de Voo, a mais esperada pelas equipes.

Entre as soluções, a motorização híbrida (motores a combustão e elétricos) foi uma das principais inovações na Categoria Advanced. Essa configuração foi inédita na competição, que registrou o comparecimento de oito equipes com grandes aviões. Outro destaque foi a presença de uma asa voadora, impulsionada por oito motores elétricos, projeto que exige bastante conhecimento e análise por parte da equipe.

O desenvolvimento de hélices pelas próprias equipes foi um dos destaques entre os aviões da Classe Regular, a mais numerosa da competição, com 59 equipes presentes. A desafiadora configuração de duas asas (uma na frente e outra atrás e chamada tandem) também foi outro ponto positivo dos aviões da categoria. Outra tendência foi a otimização da área e da forma em planta das asas e superfícies de cauda, como maximização dentro da complexa limitação geométrica proposta pelo regulamento, que é de inserir completamente a aeronave em um cone de 75cm de altura e 2,9m de diâmetro.

Na Classe Micro, a eficiência dos pequenos aviões no alijamento de carga com uso de paraquedas, uma simulação das reais operações militares na entrega de carga, também chamou atenção da Comissão Técnica. Vinte e uma equipes apresentaram aviões nesta categoria.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia os programas estudantis da SAE BRASIL, criados para estimular os universitários à inovação e para ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

A 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início no dia 26 e registrou a presença de 87 equipes, que representaram 72 instituições de ensino, de 16 Estados do País, além do Distrito Federal, Venezuela e México. Ao todo compareceram mais 900 participantes, de um total de aproximadamente 1,3 mil inscritos.

As atividades começaram com a Competição de Projeto, em que as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes, engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. De sexta-feira a domingo foi a vez da Competição de Voo, que alcançou sete baterias sucessivas de voos, com aeronaves transportando cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A competição é realizada anualmente desde 1999.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição teve patrocínio do Grupo Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também contou com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau, além de parcerias da Emercor Pronto Vida, Hotel Nacional Inn e Novotel.

Fotos: Sérgio Fujiki



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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