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 Release
08/11/2017
Universitários paulistas se preparam para a 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL-Petrobras

Com 50 veículos a combustão e 15 elétricos, competição de estudantes de engenharia será realizada de 30 de novembro a 3 de dezembro, no ECPA, em Piracicaba, SP

Enfrentar desafios reais da indústria automobilística é rotina para cerca de 400 universitários paulistas, que fazem os últimos ajustes em 21 carros de alto desempenho. Os estudantes irão disputar a 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL-Petrobras, de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Ao todo, serão 65 veículos de alto desempenho (50 a combustão e 15 elétricos), projetados e construídos por mais de mil universitários do Brasil (13 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Argentina, Colômbia e Egito), sob a orientação de professores dentro das instituições de ensino.

Com recorde histórico de equipes, a competição contará com 21 de São Paulo, 11 de Minas Gerais, seis do Rio de Janeiro e cinco de Santa Catarina. Bahia, Distrito Federal, Paraíba e Paraná serão representados por três equipes cada. Rio Grande do Sul contará com duas. Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe terão uma equipe cada. Do Exterior, Argentina, Colômbia e Egito levarão uma equipe cada.

Interior Paulista – Composta por 18 estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a equipe Fórmula Route UFSCar apostou em novo carro a combustão, com chassi tubular em aço SAE 1020 e motor de 600 cilindradas, que tem como principal novidade uma sobrealimentação com turbocompressor. “O objetivo foi construir um veículo com dirigibilidade esportiva e alto desempenho de motor, buscando especialmente torque em baixas rotações”, explica Gabriel Salomão, 21, estudante do 8º semestre de Engenharia Mecânica e capitão da equipe. Assim, a Fórmula Route UFSCar espera atingir 100cv de potência na roda e mais de 8kgf.m de torque. “Além disso, o carro possui entre eixos curto e suspensão independente e bem travada para que possa se sair bem no traçado truncado da competição”, aponta Salomão. Outra inovação tecnológica da equipe é o uso de uma rede CAN, que permite leituras em tempo real de temperatura e pressão de diferentes conjuntos, além de aceleração e velocidade do veículo.

O Interior de São Paulo conta com mais 14 equipes: Fórmula E-Route UFSCar, também da UFSCar; Saleracing, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO); ELL Racing, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP); EESC-USP e EESC-USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); V8 Racing Facens e B'Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens); FSAE-Unicamp e Unicamp E-racing, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); FEB Racing, do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Fênix Racing, do campus de Ilha Solteira da Unesp; Unesp Racing, do campus de Guarantinguetá da Unesp; Scuderia FSU, do campus de Campinas da Universidade Paulista (UNIP); e San Francisco Racing, da Universidade São Francisco (USF).

Grande São Paulo – Veterana, a equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, retorna à competição depois de alcançar a oitava colocação em 2016. Redução de peso do carro foi o foco da equipe, que trabalhou com simulações para a otimização das peças e optou por materiais com baixa densidade e alta resistência. “Nós utilizamos amplamente o aço por conta de versatilidade, baixo custo e facilidade de trabalho. Também fizemos uso de materiais como fibra de carbono e kevlar”, conta Willian Kurilov, 32, mestrando em Tecnologia de Materiais Compósitos e capitão da equipe. Para este ano, a expectativa da Mauá Racing é melhorar a classificação. “Todos os problemas encontrados na última edição foram contornados e os projetos foram reavaliados para maior robustez em sistemas críticos”, aponta Kurilov. Da Grande São Paulo estão inscritas mais cinco equipes: Fórmula FEI e Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI; Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Fórmula UNIP e Fórmula UNIP Elétrico, da Universidade Paulista (UNIP).

Provas – Em Piracicaba, os projetos serão avaliados – desde a concepção técnica até a viabilidade comercial – por juízes, que são engenheiros da indústria da mobilidade. No dia 30, os projetos passarão por inspeções técnicas de segurança. No dia 1º, haverá provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios). No dia 2, os estudantes farão as apresentações orais dos projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (aceleração em reta de 75 metros; contorno em círculo à direita seguido de círculo à esquerda no menor tempo possível; e volta em pista montada por cones, prova que define o grid de largada do dia seguinte). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição: o enduro de resistência com 22 km, realizado numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, que está disponível no portal da SAE BRASIL (portal.saebrasil.org.br), que exige das equipes, com até 20 integrantes, especialização nos variados sistemas que compõem um veículo do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão e chassis.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. As competições de veículos a combustão são realizadas em diversos países, além de Brasil e Estados Unidos, como Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

Já as competições de veículos elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



14ª Competição Fórmula SAE BRASIL-Petrobras
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro de 2017.
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP.
Dia 30 (quinta-feira), das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança.
Dia 1º (sexta-feira), das 9h às 16h – Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios).
Dia 2 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 3 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.




14ª COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE BRASIL-PETROBRAS
De 30 de novembro a 3 de dezembro de 2017 – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – Piracicaba/ SP

Total de equipes inscritas: 65 – sendo 50 na categoria Combustão e 15 na categoria Elétrico
Total de instituições de ensino representadas: 49
13 Estados + DF + Argentina + Colômbia + Egito

(Em 2016, foram 50 equipes – 40 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico)


EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO


REGIÃO NORTE


Pará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Pará (UFPA ) – Equipe Vector


REGIÃO NORDESTE

Bahia (3 equipes / 3 instituições)
Centro Universitário SENAI CIMATEC – Equipe Tec Racing
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe KRT UFBA
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Equipe Speedcet

Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Equipe Scuderia UFCG
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Equipe Vórtex-UEMA

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Sergipe (UFS) – Equipe Escuderia UFSAE


REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (2 equipes / 2 instituições)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing
Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Equipe Alpha Crucis Scuderia

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Equipe Fórmula UFMT

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Equipe Jacarés do Asfalto


REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais (9 equipes / 9 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Equipe Escuderia UFJF
Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Equipe Zeus Fórmula SAE
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá –Equipe Cheetah Racing UNIFEI
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers Fórmula SAE
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula SAE UFMG
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE-UFSJ
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Equipe UFU Racing Formula Team
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Equipe Fórmula UFV Majorados

Rio de Janeiro (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Buffalo de Fórmula SAE
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Volta Redonda – Equipe Ufformula
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Icarus UFRJ de Formula SAE

São Paulo (15 equipes / 15 instituições)

Grande São Paulo (4 equipes / 4 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – Equipe Poli Racing
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP

Interior Paulista (11 equipes / 11 instituições)
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) – Equipe Saleracing
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) – Equipe ELL Racing
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe V8 Racing Facens
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru – Equipe FEB Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar
Universidade Paulista (UNIP) – Campus Campinas – Equipe Scuderia FSU
Universidade São Francisco (USF) – Equipe San Francisco Racing


REGIÃO SUL

Paraná (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Equipe Cataratas Racing Team FSAE
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Equipe UFPR Fórmula

Rio Grande do Sul (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Equipe RS Racing UFRGS

Santa Catarina (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Fórmula UFSC e Fórmula CEM


EXTERIOR

Argentina (1 equipe / 1 instituição)
Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) – Equipe ITBA Competición

Colômbia (1 equipe / 1 instituição)
Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) – Equipe Colombia Racing Team

Egito (1 equipe / 1 instituição)
Higher Technological Institute (HTI) – Equipe HTI Racing Team



EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO


REGIÃO NORDESTE


Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula-E UFPB


REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe FGR


REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá – Equipe Cheetah E-Racing
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula Tesla UFMG

Rio de Janeiro (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Faraday Racing
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Minerva E-Racing

São Paulo (6 equipes / 6 instituições)

Grande São Paulo (2 equipes / 2 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico

Interior (4 equipes / 4 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP Tupã
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B'Energy Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula E-Route UFSCar


REGIÃO SUL

Paraná (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Equipe UTForce e-Racing

Santa Catarina (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Fórmula CEM-EV e Ampera Racing





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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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