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 Release
27/10/2017
Termina domingo a Competição SAE BRASIL AeroDesign

Aviões construídos por universitários passam por baterias de voos no DCTA, em São José dos Campos, SP

Pelo 19º ano consecutivo, mais de 1,1 mil universitários de Norte a Sul do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Venezuela e México) estão em São José dos Campos (SP) para disputar a Competição SAE BRASIL AeroDesign, que segue até domingo (29), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Os estudantes põem à prova aeronaves radiocontroladas, que foram projetadas e construídas em suas instituições de ensino, sob a supervisão de professores orientadores.

Estão inscritas 94 equipes, oriundas de 76 instituições de ensino, sendo 89 brasileiras, representando 16 Estados e o Distrito Federal. O Estado líder em participação é São Paulo, com 25 equipes, seguido de Minas Gerais, com 15, e Rio Grande do Sul, oito. Rio de Janeiro e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco equipes. Bahia e Distrito Federal comparecem com três cada. Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Piauí são representados por duas equipes cada uma, enquanto que Amazonas, Ceará e Espírito Santo por uma equipe cada. Do Exterior, três equipes são da Venezuela e duas do México.

Aeronaves – As 94 equipes projetaram e construíram aviões radiocontrolados, conforme o Regulamento da Competição, que traz novos desafios aos estudantes, com mudanças nas três categorias de aeronaves:

Na Classe Micro concorrem 25 equipes. Nesta categoria, as aeronaves podem transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A novidade é a possibilidade de alijar a carga durante os voos, fazendo uso de paraquedas para aumentar a pontuação da equipe, em adição ao simples alijamento da carga, como em 2016. Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos –, porém as equipes devem ser capazes de desmontar o avião depois dos voos e transportar a aeronave desmontada em caixa de volume de 0,1 m³.

Na Classe Regular, que registra 61 equipes inscritas, os aviões devem ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone. Para 2017, o cone tem diâmetro de 2,9 metros e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a aeronaves monomotores.

Na Classe Advanced, com oito equipes inscritas, permanece o desafio de avançar no conteúdo de eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo devem computar a velocidade, que é usada na soma da pontuação de voo. Quando carregadas, as aeronaves não devem exceder 30 kg. Permanece opcional a escolha do tipo de propulsão (combustão ou elétrica). A única restrição relativa à motorização é a somatória de área total das hélices multiplicada pelo número de pás, que não pode ultrapassar 0,206 m². A exemplo da Classe Regular, as aeronaves podem transportar como carga útil materiais de quaisquer tipos e dimensões, exceto chumbo.

Provas – Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Na Competição de Projeto, as equipes realizam apresentações orais acerca de seus projetos para a Comissão Técnica da Competição, integrada por engenheiros da indústria aeronáutica, que trabalham como voluntários durante o evento. Na Competição de Voo, os aviões passam por baterias de voos e devem ser capazes de decolar e transportar cargas sempre crescentes, até as condições limite do projeto.

Ao final da Competição, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, de 9 a 11 de março de 2018, na Flórida, EUA, onde equipes brasileiras já acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Torneio de Acesso – A Competição realiza novamente o Torneio de Acesso, iniciativa que envolve a participação à distância de equipes, que enviam plantas técnicas e vídeos de voo. O Torneio é uma fase classificatória para o ingresso de novas equipes ou equipes que não se desempenharam bem na Competição SAE BRASIL AeroDesign. As três primeiras colocadas recebem troféus ao final do Torneio de Acesso.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, o Projeto SAE BRASIL AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A Competição é realizada anualmente desde 1999.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

A competição é patrocinada pelas empresas Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos, São José dos Campos Convention & Visitors Bureau e ADC Embraer. Mantém parcerias com os hotéis Novotel, Nacional Inn, Carlton Plaza e Maruá.




19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 26 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 27, 28 e 29 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.



19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
26 a 29 de outubro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP

Total de equipes inscritas = 94
№ estrangeiras = 5 (México e Venezuela)
№ de equipes brasileiras: 89 (DF + 16 Estados)
№ de instituições de ensino: 76
№ médio de inscritos: cerca de 1.300 participantes
№ equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 61 / Classe Advanced: 8


SUL

Paraná (5 equipes / 5 instituições)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – equipe Aerocária
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe Burning Goose
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Curitiba) – equipe AeroDesign UTFPR Curitiba
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Londrina) – equipe Grifo AeroDesign
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Ponta Grossa) – equipe UTFalcon Aerodesign

Rio Grande do Sul (8 equipes / 6 instituições)
Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Aerocócus UPF
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipes Carancho AeroDesign e Carancho Micro
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipes Kamikase e Kamikase Micro
Universidade de Caxias do Sul (UCS) – equipe Aerosul
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – equipe Aeropampa Micro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe UFRGS Pampa Aerodesign

Santa Catarina (6 equipes / 4 instituições)
Faculdade SATC (FASATC) – equipe AeroSATC
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Aerodesign Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Florianópolis) – equipes Céu Azul Regular e Céu Azul Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Joinville) – equipe Nisus

SUDESTE

Espírito Santo (1 equipe / 1 instituição)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Aero Vitória Espírito Santo

Minas Gerais (15 equipes / 11 instituições)
Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) – equipe Cefast Aerodesign
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – equipes Uirá e Uirá Micro
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – equipe Microraptor
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipes Uai, Sô! Fly!!! e Uai, Sô! Fly!!! Micro
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe 12 Bis
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Ouro Branco) – equipe Noizavua AeroDesign
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Santo Antonio) – equipes Trem Ki Voa e Trem Ki Voa Micro
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Triângulo Aéreo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipes Tucano e Tucano Micro
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Florestal) – equipe Acauãzim
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Viçosa) – equipe Skywards AeroDesign

Rio de Janeiro (6 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) – equipe Venturi AeroDesign
Instituto Militar de Engenharia (IME) – equipe Zéfiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – equipe AeroRio Advanced
Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói) – equipe Blackbird
Universidade Federal Fluminense (UFF – Volta Redonda) – equipe UFForce
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva AeroDesign

São Paulo (25 equipes / 19 instituições)

Grande São Paulo (5 equipes / 4 instituições)

Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular e FEI Micro
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP) – equipe Keep Flying
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Harpia AeroDesign UFABC
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – equipe Ícaro

Interior de São Paulo (20 equipes / 15 instituições)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipes Leviatã e Montenegro
Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) – equipe Iuna AeroDesign
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – equipe AeroUnisal
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP) – equipe AeroEEL
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP) – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Charlie
ETEP Faculdades – equipe ETEP Flying Regular
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) – equipe Falcons AeroDesign
Faculdade de Tecnologia (FATEC – campus São José dos Campos) – equipe Megazord Aerodesign
Instituto Federal de São Paulo (IFSP – campus Salto) – equipe Taperá Baby
Universidade de Taubaté (UNITAU) – equipe AeroTau
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Bauru) – equipes Canarinho Advanced e Canarinho Micro
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Guaratinguetá) – equipe Aerofeg
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Ilha Solteira) – equipe Zebra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – equipes Urubus AeroDesign e Urubus Micro
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – equipe UFSCar Dragão Branco

CENTRO-OESTE

Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)

Universidade de Brasília (UnB) – equipes Draco Volans e Mamutes do Cerrado
Universidade Paulista do Distrito Federal (UNIP-DF) – equipe Antonov

Mato Grosso (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – equipes AeroDesign UFMT Regular e AeroDesign UFMT Micro

NORDESTE

Bahia (3 equipes / 3 instituições)

Universidade Federal da Bahia (UFB) – equipe Axé Fly
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – equipe Aerodesign do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – equipe F-Carranca

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Aeromec Aerodesign

Maranhão (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade Pitágoras – equipe AeroBeetle
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Zeus

Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – equipes Parahyasas e Parahyasas Micro

Pernambuco (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipe Mandacaru Regular
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Tenpest Aerodesign UPE

Piauí (2 equipes / 2 instituições)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – equipe Sol do Equador
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – equipe Delta do Piauí

Rio Grande do Norte (5 equipes / 5 instituições)
Faculdade Maurício de Nassau – equipe MNAF AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Angicos) – equipe Calango Voador Aerodesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Caraúbas) – equipe Acceptor AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Mossoró) – equipe PegAzuls Aerodesign
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará Advanced

NORTE

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Urutau Aerodesign

EXTERIOR

México (2 equipes / 2 instituições)

ESIME UP Ticomán – equipe Kukulcán
Universidad Aeronautica en Queretaro – equipe U-Fly AeroDesign

Venezuela (3 equipes / 2 instituições)
Universidad Simón Bolívar (USB) – equipes AeroDesign SAE USB e AeroDesign SAE USB Micro
Universidad del Zulia (LUZ) – equipe SAE AeroDesign LUZ





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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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