Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/10/2017
Amanhã (18), em SP, Simpósio SAE BRASIL debate tendências em mobilidade elétrica

Encontro receberá lideranças do mercado e da academia no Club Transatlântico, em São Paulo, nesta quarta-feira (18)

Em meio a anúncios de vários países, que passam a privilegiar veículos elétricos e híbridos ao definirem prazos para a comercialização de carros convencionais, o Brasil precisa de um posicionamento local, principalmente no atual momento em que define o novo regime industrial para o setor automotivo. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, nesta quarta-feira (18), no Club Transatlântico, em São Paulo.

Sob a direção do engenheiro Ricardo Takahira, o simpósio receberá lideranças de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, provedores de eletropostos e órgãos do poder público para palestras e sessões de debates. Além disso, haverá mostra tecnológica com modelos híbridos e elétricos, como Bolt (GM), Cayenne (Porsche), Fusion (Ford), i3 (BMW) e i8 (BMW), e eletropostos das marcas Bosch e Siemens.

No encontro, especialistas discutirão rotas para a estruturação do Brasil para a fase dos veículos híbridos plug-in e puro elétricos. “Necessariamente nós passaremos por uma fase dependente de mais projetos de abrangência nacional de uso intenso destas tecnologias, com modelos de negócios e produtos inovadores integrados à nova visão da infraestrutura de mobilidade urbana”, avalia Takahira.

O simpósio contará com cinco painéis, que abordarão os temas: “Infraestrutura e Seus Impactos na Mobilidade Elétrica”, “Conectividade na Mobilidade de VH&E”, “Infraestrutura Inteligente e Eficiente”, “Aspectos Tecnológicos da Mobilidade Elétrica” e “Políticas e Cenários para Infraestrutura da Mobilidade Elétrica”. (Ver abaixo a programação do encontro)

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Plínio Cabral Junior, o 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores: ABVE, BMW, BorgWarner, Bosch, CBMM, Editora Onze, FGV, Ford Caminhões, General Motors, Horiba, Instituto Brasileiro do Cobre, IQA, Schaeffler e Siemens.



PROGRAMAÇÃO DO 6º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

09h – Abertura
com Ricardo Takahira, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos; e Otacilio Gomes Junior, diretor geral da SAE BRASIL.

PAINEL “INFRAESTRUTURA E SEUS IMPACTOS NA MOBILIDADE ELÉTRICA”

09h15 – Palestra
“Mobilidade Elétrica – E-Niobum Bike”, com Fábio Guillaumon, CEO da Electric Dreams Engenharia da Mobilidade.

PAINEL “CONECTIVIDADE NA MOBILIDADE DE VH&E”

09h45 – Palestra
“Conectividade M2S – Mobility to Society”, com Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

10h05 – Palestra “Avanços Tecnológicos que Aceleram a Mobilidade”, com José Eduardo Azarite, vice-presidente comercial e de Desenvolvimento de Negócios do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

10h25 – Palestra "Serviços de Conectividade na Infraestrutura de VE&H", com Bruno Monteiro, gerente do Segmento Solar da ABB no Brasil.

10h45 – Debate moderado por José Sidnei Martini, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

PAINEL “INFRAESTRUTURA INTELIGENTE E EFICIENTE”

11h35 – Palestra
“Smart Grid em Metrópoles e Integração da Infra para VE&H”, com Sérgio Jacobsen, diretor de Digital Grid da Siemens no Brasil.

11h55 – Palestra "Living Lab Emotive – Projeto de Mobilidade Urbana em Campinas", com Vitor Torquato Arioli, pesquisador da Área de Sistemas de Energia do CPqD.

12h15 – Palestra “BMW Digital Charging Service”, com Henrique Miranda, gerente de Projetos de Marketing e Mobilidade da BMW.

12h35 – Debate moderado por Ailton Jussani, pesquisador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

PAINEL “ASPECTOS TECNOLÓGICOS DA MOBILIDADE ELÉTRICA”

14h25 – Palestra
“Hibridização e Eletrificação em Veículos Esportivos”, com Leandro Rodrigues Sabes, gerente de Produto e Preço da Porsche do Brasil.

14h45 – Palestra “Atuação do Sistemista na Era dos Elétricos”, com Dídimo Garcia Neto, engenheiro eletrônico da Delphi.

15h05 – Palestra “Infraestrutura Completa para o VE&H – Do Painel Fotovoltaico à Roda", com Alexandre Travi, engenheiro elétrico da BYD.

15h25 – Debate moderado por Ricardo Kenzo, diretor de Negócios para Cidades da Siemens.

PAINEL “POLÍTICAS E CENÁRIOS PARA INFRAESTRUTURA DA MOBILIDADE ELÉTRICA”

16h15 – Palestra
“Cenários Mundiais e a Importância das Políticas de Promoção da Mobilidade Elétrica”, com Flávia Consoni, professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências, da Universidade de Campinas (DPCT/ IG/ Unicamp).

16h35 – Palestra “Ações do BNDES para Mobilidade Elétrica”, com Ana Cristina da Costa, chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

16h55 – Debate moderado por Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors.

17h15 – Encerramento com Ricardo Takahira, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos.



6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos
Data: 18 de outubro de 2017, das 9h às 17h30
Local: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308