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 Release
20/10/2017
Estudantes do Interior paulista levam 20 aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign

Competição de engenharia reunirá mais de 1.100 universitários do Brasil (16 Estados e DF) e do Exterior (México e Venezuela), entre 26 e 29 de outubro, em São José Campos/ SP

Equacionar competitividade e confiabilidade é o desafio de aproximadamente 300 universitários do Interior paulista, que fazem os últimos ajustes em 20 aviões, projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. Os estudantes de engenharia irão participar da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.

As 20 equipes do Interior Paulista integram as 94 equipes inscritas nesta edição, sendo 89 brasileiras e cinco estrangeiras. No total, mais de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 76 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México e Venezuela).

Salto – Com uma formação completamente nova, a equipe Tapera Baby, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), inovou ao utilizar uma garrafa PET de dois litros para construir o compartimento de carga da pequena aeronave, capaz de transportar 1,1 kg de areia ou cimento e atingir a velocidade de 12 m/s. “Optamos pela garrafa em razão do formato, que propicia excelente aerodinâmica para o protótipo e uma grande facilidade construtiva. Outra vantagem é a facilidade para extração de carga via paraquedas”, aponta Natasha Vitória Brandão, 18, estudante do segundo semestre de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e capitã da equipe. Inscrito na Classe Micro, o avião possui asa retangular bipartida, empenagem também retangular e motor elétrico.

Bauru – Eficiência estrutural foi a prioridade da equipe Canarinho Micro, composta por sete estudantes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), para o desenvolvimento da micro aeronave, que possui asa alta com diedro positivo, empenagem em H, trem de pouso convencional e motor elétrico com hélice de duas pás. “Buscou-se uma aeronave extremamente leve, capaz de levar grande quantidade de carga”, conta Felipe Reyes Barbosa, 20, aluno do terceiro ano de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, que empregou materiais como madeira balsa, madeira compensada e fibra de carbono. O projeto que tem capacidade para alcançar velocidade de 20 m/s e transportar 4,5 kg de areia de fundição.

Do Interior paulista ainda participarão as equipes Leviatã e Montenegro, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Iuna AeroDesign, do Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS); AeroUnisal, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL); AeroEEL, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP); EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP); ETEP Flying Regular, da ETEP Faculdades; Falcons AeroDesign, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS); Megazord Aerodesign, da Faculdade de Tecnologia (FATEC) em São José dos Campos; AeroTau, da Universidade de Taubaté (UNITAU); Canarinho Advanced, da UNESP em Bauru; Aerofeg, da UNESP em Guaratinguetá; Zebra, da UNESP em Ilha Solteira; Urubus AeroDesign e Urubus Micro, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e UFSCar Dragão Branco, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Ao todo a competição terá 25 equipes de São Paulo, 15 de Minas Gerais e oito do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Santa Catarina serão representados por seis equipes cada. Paraná e Rio Grande do Norte contam com cinco equipes. Bahia e Distrito Federal aparecem com três cada. Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Piauí possuem duas equipes cada uma. Amazonas, Ceará e Espírito Santo têm uma equipe cada. Do Exterior, três equipes são da Venezuela e duas do México.

Aeronaves – Com mudanças no Regulamento da Competição, as 94 equipes enfrentarão novos desafios, conforme as categorias Micro, Regular e Advanced.

Na Classe Micro concorrem 25 equipes. Nesta categoria, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A novidade é a possibilidade de lançar a carga durante os voos com o uso de paraquedas para aumentar a pontuação da equipe, em adição ao simples alijamento da carga como em 2016. Na categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos –, porém as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois dos voos e transportar a aeronave desmontada em caixa de volume de 0,1 m³.

Na Classe Regular, que tem 61 equipes inscritas, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com o espaço definido por um cone. Para 2017, o cone tem diâmetro de 2,9 metros e altura de 75 centímetros. Além disso, as aeronaves estão liberadas para transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. A categoria segue restrita a avião monomotor.

Na Classe Advanced, com oito equipes, os aviões seguem com o desafio de avançar na eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar a velocidade, que será usada na soma da pontuação de voo. Quando carregadas, as aeronaves não deverão exceder 30 kg. Permanece opcional a escolha do tipo de propulsão (combustão ou elétrica). A única restrição relativa à motorização é a somatória de área total das hélices multiplicada pelo número de pás, que não poderá ultrapassar 0,206 m². A exemplo da Classe Regular, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões, exceto chumbo.

Provas – Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Na Competição de Projeto, as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica da Competição, formada por engenheiros da indústria aeronáutica. Na Competição de Voo, os aviões passam por baterias de voos e devem ser capazes de decolar e transportar cargas sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2018, nos EUA, onde equipes brasileiras já acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A Competição é realizada anualmente desde 1999.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição é patrocinada pelas empresas Grupo Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau. Tem parcerias com Emercor Pronto Vida, Hotel Nacional Inn e Novotel.





19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Dia 26 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 27, 28 e 29 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.




19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
26 a 29 de outubro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP

Total de equipes inscritas = 94
№ estrangeiras = 5 (México e Venezuela)
№ de equipes brasileiras: 89 (DF + 16 Estados)
№ de instituições de ensino: 76
№ médio de inscritos: cerca de 1.300 participantes
№ equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 61 / Classe Advanced: 8


SUL

Paraná (5 equipes / 5 instituições)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – equipe Aerocária
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe Burning Goose
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Curitiba) – equipe AeroDesign UTFPR Curitiba
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Londrina) – equipe Grifo AeroDesign
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Ponta Grossa) – equipe UTFalcon Aerodesign

Rio Grande do Sul (8 equipes / 6 instituições)
Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF) – equipe Aerocócus UPF
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – equipes Carancho AeroDesign e Carancho Micro
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipes Kamikase e Kamikase Micro
Universidade de Caxias do Sul (UCS) – equipe Aerosul
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – equipe Aeropampa Micro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe UFRGS Pampa Aerodesign

Santa Catarina (6 equipes / 4 instituições)
Faculdade SATC (FASATC) – equipe AeroSATC
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Aerodesign Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Florianópolis) – equipes Céu Azul Regular e Céu Azul Micro
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – campus Joinville) – equipe Nisus

SUDESTE

Espírito Santo (1 equipe / 1 instituição)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – equipe Aero Vitória Espírito Santo

Minas Gerais (15 equipes / 11 instituições)
Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG) – equipe Cefast Aerodesign
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – equipes Uirá e Uirá Micro
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – equipe Microraptor
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipes Uai, Sô! Fly!!! e Uai, Sô! Fly!!! Micro
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – equipe 12 Bis
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Ouro Branco) – equipe Noizavua AeroDesign
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – campus Santo Antonio) – equipes Trem Ki Voa e Trem Ki Voa Micro
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Triângulo Aéreo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipes Tucano e Tucano Micro
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Florestal) – equipe Acauãzim
Universidade Federal de Viçosa (UFV – campus Viçosa) – equipe Skywards AeroDesign

Rio de Janeiro (6 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) – equipe Venturi AeroDesign
Instituto Militar de Engenharia (IME) – equipe Zéfiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – equipe AeroRio Advanced
Universidade Federal Fluminense (UFF – Niterói) – equipe Blackbird
Universidade Federal Fluminense (UFF – Volta Redonda) – equipe UFForce
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Minerva AeroDesign

São Paulo (25 equipes / 19 instituições)

Grande São Paulo (5 equipes / 4 instituições)

Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular e FEI Micro
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP) – equipe Keep Flying
Universidade Federal do ABC (UFABC) – equipe Harpia AeroDesign UFABC
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – equipe Ícaro

Interior de São Paulo (20 equipes / 15 instituições)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipes Leviatã e Montenegro
Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS) – equipe Iuna AeroDesign
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – equipe AeroUnisal
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP) – equipe AeroEEL
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP) – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Charlie
ETEP Faculdades – equipe ETEP Flying Regular
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) – equipe Falcons AeroDesign
Faculdade de Tecnologia (FATEC – campus São José dos Campos) – equipe Megazord Aerodesign
Instituto Federal de São Paulo (IFSP – campus Salto) – equipe Taperá Baby
Universidade de Taubaté (UNITAU) – equipe AeroTau
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Bauru) – equipes Canarinho Advanced e Canarinho Micro
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Guaratinguetá) – equipe Aerofeg
Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Ilha Solteira) – equipe Zebra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – equipes Urubus AeroDesign e Urubus Micro
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – equipe UFSCar Dragão Branco

CENTRO-OESTE

Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)

Universidade de Brasília (UnB) – equipes Draco Volans e Mamutes do Cerrado
Universidade Paulista do Distrito Federal (UNIP-DF) – equipe Antonov

Mato Grosso (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – equipes AeroDesign UFMT Regular e AeroDesign UFMT Micro

NORDESTE

Bahia (3 equipes / 3 instituições)

Universidade Federal da Bahia (UFB) – equipe Axé Fly
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – equipe Aerodesign do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – equipe F-Carranca

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – Aeromec Aerodesign

Maranhão (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade Pitágoras – equipe AeroBeetle
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – equipe Zeus

Paraíba (2 equipes / 1 instituição)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – equipes Parahyasas e Parahyasas Micro

Pernambuco (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipe Mandacaru Regular
Universidade de Pernambuco (UPE) – equipe Tenpest Aerodesign UPE

Piauí (2 equipes / 2 instituições)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – equipe Sol do Equador
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – equipe Delta do Piauí

Rio Grande do Norte (5 equipes / 5 instituições)
Faculdade Maurício de Nassau – equipe MNAF AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Angicos) – equipe Calango Voador Aerodesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Caraúbas) – equipe Acceptor AeroDesign
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – campus Mossoró) – equipe PegAzuls Aerodesign
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – equipe Car-Kará Advanced

NORTE

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Urutau Aerodesign

EXTERIOR

México (2 equipes / 2 instituições)

ESIME UP Ticomán – equipe Kukulcán
Universidad Aeronautica en Queretaro – equipe U-Fly AeroDesign

Venezuela (3 equipes / 2 instituições)
Universidad Simón Bolívar (USB) – equipes AeroDesign SAE USB e AeroDesign SAE USB Micro
Universidad del Zulia (LUZ) – equipe SAE AeroDesign LUZ




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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