Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/09/2017
Amanhã (13), Caxias do Sul receberá o 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura

Lideranças de indústrias, consultorias e entidades setoriais participarão do encontro, nesta quarta-feira (13), no Hotel Intercity Premium

“Manufatura Rentável: Inovação, Conectividade e Flexibilidade”. Este é o tema do 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, que discutirá rotas para atendar as demandas de um mercado dinâmico. Sob a direção de Max Zatta, gerente executivo de Operações da Randon Autopeças, o encontro será realizado no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (13).

O simpósio receberá lideranças de montadoras, fabricantes, consultorias e entidades setoriais em painéis com palestras, apresentações de cases e sessões de debate. Em paralelo, haverá exposição tecnológica para apresentação das últimas soluções desenvolvidas na área. Para o dia seguinte ainda estão programados minicursos e visitas técnicas a empresas da região.

Segundo Zatta, as tendências em manufatura passam por inovação, flexibilidade e alto grau de conectividade nos processos. “Se por um lado os times de engenharia lidam com o desafio de reinventar e reconectar os processos produtivos, a fim de torná-los cada vez mais enxutos, eficientes e flexíveis; por outro lado, existem parques fabris instalados, que possuem histórias de sucesso, mas precisam de um caminho para mudanças”, avalia o chairperson do simpósio.

PROGRAMAÇÃO – Destinado a CEOs, diretores, gestores, analistas e universitários, o encontro terá início com palestra de Dan Ioschpe, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que falará sobre integração competitiva.

O primeiro painel, sobre inovação, receberá Alberto Pezeiro, CEO e sócio-fundador da Seta Desenvolvimento Gerencial, que fará apresentação sobre Lean Design, ou Desenvolvimento Enxuto. Em seguida, Adio Garda, CEO da Spark, discutirá eficiência e inovação em intralogística.

Focado em conectividade, o segundo painel receberá Luiz Francisco Gerbase, presidente da Altus Sistemas de Automação, que falará sobre Internet das Coisas na Indústria (IIoT). Em seguida, Guilherme Pinto, diretor de Manufatura da AGCO América do Sul, ministrará a palestra “Caminhando para Indústria 4.0 | Fábrica da AGCO em Canoas”.

Luiz Bronca Junior, engenheiro de Aplicação da Trumpf, fará a abertura do último painel, sobre flexibilidade, com palestra sobre Indústria 4.0. Na sequência, Daniel de Faria Diniz, gerente de Vendas da ABB Robotics, apresentará tendências em automação flexível e robótica colaborativa.

Organizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Sandro Trentin, o 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura conta com os seguintes patrocinadores, apoiadores e expositores: APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Automatus, BRDE, CIC, Ciriex, Dassault Systemes/ SKA, Grapho Software, Lesi Seco, LVD, Marcopolo, Okuma, PGQP, Powermig, Salvagnini, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego/ Prefeitura de Caxias do Sul, Seta, Siemens, Simecs, Sindipeças/ Abipeças, Spaccio Rar, Staufen Táktica, Tiesse Sul Robótica, Trumpf, UCS, Uniftec e VE3.

“Os simpósios da SAE BRASIL são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e velocidade dos mercados”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.



PROGRAMAÇÃO DO 9º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE MANUFATURA

13 DE SETEMBRO

08h45 – Solenidade de abertura.

09h20 – Palestra
“O Setor de Autopeças Rumo à Integração Competitiva”, com Dan Ioschpe, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

PAINEL “INOVAÇÃO”

10h40 – Palestra
“Lean Design – Utilizando o Conceito de Design Thinking Combinado com o Lean para Desenvolver Projetos de Inovação mais Rápidos e com Menores Custos para o Mercado Automotivo”, com Alberto Pezeiro, CEO e sócio-fundador da Seta Desenvolvimento Gerencial.

11h15 – Palestra “Eficiência e Inovação em Intralogística”, com Adio Garda, CEO da Spark.

11h50 – Debate mediado por Renato Bernardi, especialista em Serviços Tecnológicos e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

PAINEL “CONECTIVIDADE”

13h30 – Palestra
“IIoT – A Internet das Coisas na Indústria”, com Luiz Francisco Gerbase, presidente da Altus Sistemas de Automação.

14h05 – Palestra “Caminhando para Indústria 4.0 | Fábrica da AGCO em Canoas”, com Guilherme Pinto, diretor de Manufatura da AGCO América do Sul.

14h40 – Debate mediado por Gyorgy Henyei Junior, consultor sênior da Staufen Taktica.

PAINEL “FLEXIBILIDADE”

15h50 – Palestra
“Indústria 4.0 na Indústria Metalmecânica”, com Luiz Carlos Bronca Junior, engenheiro de Aplicação da Trumpf.

16h25 – Palestra “Automação Flexível e Robótica Colaborativa: Conceitos e Tendências”, com Daniel de Faria Diniz, gerente de Vendas da ABB Robotics.

17h – Debate mediado por Alex Etevaldo da Silva, diretor de Qualidade e Confiabilidade do Produto da Marcopolo.

17h35 – Sessão de encerramento.


14 DE SETEMBRO

9h – Minicurso
“Lean Design Master”, com Alberto Pezeiro, CEO e sócio-fundador da Seta Desenvolvimento Gerencial.

9h – Minicurso “Gestão e Liderança Lean Através do Shop Floor Management”, com Adilson Ahvener, senior expert da Staufen Táktica.

9h – Minicurso “Gestão de Demanda, S&OP e Forecast”, com Carlos Panitz, diretor da VE3 – Serviços e Tecnologia em Supply Chain.

9h – Minicurso “Inteligência Industrial e a Digitalização – Conectando Marketing, Vendas, Engenharia e Operações”, com Guilherme Kastner, engenheiro de Aplicações da SKA.

9h – Minicurso “O Uso da Ferramenta Plant Simulation no Contexto da Indústria 4.0”, com Jocemar Maciel, especialista técnico da PLMPro – Representante Siemens PLM Software.

9h – Minicurso “Soluções Salvagnini para uma Manufatura Facilitada e Inteligente na Indústria 4.0”, com José Real, gerente administrativo da Salvagnini Brasil, e Alexandre Peruzzo, consultor de Vendas Técnica RS – Representante Salvagnini Brasil.

13h30 – Visita Técnica à Frasle – “Torre de Controle: Modelo de Gerenciamento de Operações Logísticas, que Otimiza e Controla os Fluxos de Transportes das Empresas Randon”.

13h30 – Visita Técnica à Suspensys WE – “Linha Robotizada de Cubos, Alinhada aos Conceitos de Conectividade e Inovação”.



9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura
Data: 13 de setembro, das 8h45 às 17h35.
Local: Hotel Intercity Premium Caxias – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul – RS
Minicursos
Data: 14 de setembro, das 9h às 11h30.
Local: UniFTEC – Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Cinquentenário, Caxias do Sul – RS
Visitas Técnicas
Data: 14 de setembro, a partir das 13h30.
Empresas: Fras-le e Suspensys WE





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308